Ygrain e o solstício de inverno

Ygrain e o solstício de inverno Humberto Barino

Resenhas - Ygrain e o solstício de inverno

Lêticia Lopes 08/03/2021

Profundo
“Um dia o avanço da ganância humana terá fim. E se há tanta iniquidade, ao mesmo tempo há amor.”

Em Ygrain e o Solstício de Inverno, uma trama com um tema bastante profundo surge como missão para o nobre herói Ygrain, descendente de Mider e neto de Evenwa, a deusa que venceu a morte.

Neste novo episódio sobre uma das missões de Ygrain, ele precisa de nada mais, nada menos que salvar o mundo. Como ele fará isso? Com a ajuda do rei dos Bardos, de sua avó Evenwa, de seu irmão Angus e do príncipe cervo Diahart. Não preciso dizer o quanto de magia permeia esta história, já que discuti bastante sobre a fantasia maravilhosa que está presente em todas as histórias sobre Ygrain.

Neste conto, em especial, notei a grande profundidade do ponto central que conduziu a história: a humanidade e sua maldade, a qual está acabando com o mundo. Cernunnos aparenta o quão cansado está de manter a vida - “até mesmo os deuses possuem limites e precisam descansar”. Fez-me refletir sobre o que nós, neste mundo sem fantasia, estamos fazendo com a Terra. Ela está sendo ferida por nós constantemente e não temos feito muita coisa para mudar essa situação.

“Quero lembrá-los que tudo anda em equilíbrio e possui um limite”.

A minha opinião é a de que esse conto, em específico, pode ser considerado o mais sombrio dos três que já estão disponíveis na Amazon. Sombrio, profundo e impactante. Não é, entretanto, um marasmo fazer sua leitura. Pelo contrário, ansiamos mais e mais por saber como irá suceder a tão perigosa missão de Ygrain.