Investimento

Investimento Robert Hagstrom

Resenhas - Investimento

Invasor de mentes 09/04/2021

Leia tudo
Todo o meu conceito de interdisciplinaridade mudou com a leitura desse livro. Vale muito a pena a leitura. O modo como irei priorizar minhas leituras tomou um novo rumo.

o.caioalmeida 27/10/2022

Perda de tempo
A proposta era genial, de integrar várias matérias e fazer uma mega interdisciplina. O problema que o livro não entrega tanto.
O autor dá muitas voltas e, ao meu ver, viajou um pouco nas relações abordadas.
Parece que ele quis forçar os conceitos físicos, biológicos e filosóficos no texto. Não é uma associação natural (e nem muito útil) de ser feita.

Esperava mais...

samir.silva.127 29/10/2023

Este é um daqueles livros que irá mudar sua maneira de pensar
Em seu livro "Investimento: A Ultima Arte Liberal", Robert Hagstrom examina e explora princípios básicos de outras áreas do saber como Física, Biologia, Ciências Sociais, Psicologia, Filosofia, Literatura e Matemática, defendendo a ideia de que aprender outros conceitos para além de contabilidade, economia e finanças, pode ajudar pessoas a serem melhores investidores.

Isso, na visão de Hagstrom, ajuda a melhorar a sua "sabedoria mundana", conceito que se remete a algo como: olhar para algo sobre diversas perspectivas e chegar a mesma conclusão. Segundo Robert, caso isso ocorra, trata-se da melhor decisão a ser tomada.

Desse modo, ao longo dos diversos capítulos, o autor recorre aos conceitos das disciplinas mencionadas anteriormente buscando insights e fazendo paralelos com o comportamento do mercado financeiro, notadamente o mercado de ações. Obviamente, isso exige que o leitor tenha um certo conhecimento prévio (tanto de investimentos quanto das outras matérias) para uma melhor apreciação da obra.

Embora tudo que eu tenha dito até então dê a impressão que se trata de um livro complexo e difícil de ser digerido, este não é o caso. O autor não se aprofunda muito nos assuntos e utiliza-se de uma linguagem bastante acessível, tornando a leitura bastante envolvente.

Vale ressaltar que trata-se de um livro de conteúdo educacional ao invés de prático e, embora alguns dos insights apresentados já sejam conhecidos (sobretudo aqueles relacionados a Matemática e Psicologia) outros são bastante surpreendentes e contribuem para aumentar seu conhecimento e massa crítica a respeito do mercado financeiro.