Sagatrissuinorana

Sagatrissuinorana João Luiz Guimarães...

Resenhas - Sagatrissuinorana

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/12/2021

Quando O Lobo Do Lobo É O Homem
Eis o vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil de 2021. Se não bastasse, correndo por fora, também foi escolhido o Livro do Ano, desbancando alguns favoritos.

Escrito por João Luiz Guimarães e ilustrado por Nelson Cruz, trata-se de um reconto, à moda Roseana, da história de ?Os Três Porquinhos?. Ao mesmo tempo, ele é dedicado à memória das vítimas das tragédias de Mariana (05/11/2015) e de Brumadinho (25/01/2019).

De posse destas informações, fica fácil destrinchar seu título, um trava-língua bem bolado que de cara roubou meu interesse. Observe: Saga (palavra de origem germânica que significa ?prosa de caráter épico?) + Tri Suino (em latim, três porcos) + Rana (do tupi: à semelhança de). Com certeza, de agora em diante, o que parecia complicado, ficou bem mais fácil de pronunciar.

Resumidamente, a história tem como clímax o rompimento da barragem na região onde moram um lobo esfomeado e três porquinhos na medida para um lauto banquete. O resultado é uma narrativa direcionada ao público infantil, mas capaz de seduzir pessoas de todas as idades, inclusive, ela não é infantiloide, pois não subestima o pequeno leitor. Todavia, uma parte precisará de um adulto para auxiliar na leitura e na compreensão narrativa.

Para encerrar, reproduzo o belo texto que faz parte da quarta capa do livro: ?O recado da terra chega quase sem aviso. E o que era estória viva, urdida no sem-tempo da fábula, vira história morta, soterrada pela notícia. Às vezes, o homem pode ser o lobo do lobo.?

Julinhafox 18/12/2021

incrível.
Leiam! Todos! Se você for pequeno, grande, maior, menor ou do meio, apenas leia este livro! Se for daqui, de lá, acolá, da Terra ou até de fora dela - acho que daria uma ótima leitura para os extraterrenos nos compreenderem.

É demais este livro.

Tatiane 03/12/2021

Como escreveu, ao final, o ilustrador Nelson Cruz, "como escapar da ganância do lobo-homem"?
Com muito lirismo, João Luiz Guimarães nos apresenta as terríveis tragédias de Mariana e Brumadinho. Que este livro provoque nas crianças a urgência de um mundo mais humano, de homens menos lobo e mais gente.

Vilamarc 14/01/2022

Sagarana e 3 porquinhos
Genial esse livro infantil, grande e merecido vencedor do Prêmio Jabuti 2021. A história singela reconta o tradicional conto dos 3 porquinhos, com a ambientação nos vales de Minas e a linguagem de Guimarães Rosa. Inicia com o indefectível "Nonada".
Todo o livro apresenta uma mesma imagem, a pacata vida entre as montanhas de Minas Gerais, e enquanto o Lobo-Mau destrói a casas dos 2 primeiros porquinhos, não tem sucesso na última de alvenaria. Enquanto isso, a imagem do vale mineiro vai sendo tomada pela lama das inundações que remetem ao rompimento das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019) que em seu percurso de morte, arrasta porcos, lobo, galinhas, pássaros, vacas... A lição que fica é que o homem é o lobo do lobo, além de uma grande reflexão.

Lorrayne Freire 03/01/2024

Para criança de todas as idades
Não vou me ater a detalhes da histórias, pois isso estragaria a experiência e vale a pena ler, você pode fazer isso em 5 minutinhos.

Mas basta saber que esta obra é uma critica direta a Vale e os demais responsáveis por tragédias ambientais que destroem a vida de muitas pessoas, devastam terras e extinguem ecossistemas inteiros em prol de uma busca alucinada por lucro.

É um livro infantil, mas cada página, cada frase é extremamente impactante. O autor foi muito precisocem suas palavras e se parar pra pensar um pouquinho a história pode te trazer grande reflexão. As imagens são lindas e com detalhes quem mostram total sensibilidade do artista que a compôs.

É um livro de primeira. Recomendo para crianças, adultos, professores e aquele que apreciam uma boa leitura.

glaucia.paloma 19/03/2022

Que primor!
Sabe aquele livro que te deixa pensativo? Satrissuinorana é um deles, traz uma história conhecida, com toques de Guimarães Rosa e nos alerta para um problema latente e para uma ferida que não deve ser esquecida, o livro traz uma homenagem às vítimas da tragédia em Mariana. Recomendo muito a leitura para pessoas de todas as idades.

Elisa 09/02/2022

Forte e sensível
A forma como autor e ilustrador conseguem em poucas páginas e palavras descrever as tragédias/crime que aconteceram em Mariana e Brumadinho são impressionantes.
Um livro infantil que não é só para crianças, uma reflexão fundamental sobre o impacto provocado pelo lobo-ganância, com consequências que ainda não temos a noção de sua profundidade.
Leitura que nos leva às lágrimas ao recordar tamanha devastação de vidas que se foram e na dor das vidas dos
que ficaram.
Uma reflexão importante para fazermos com os pequenos para que tenhamos uma nova geração mais solidária.

melnoliteraverso 11/05/2022

Avaliação: Sagatrissuinorana
Livro curto, mas incrível. Eu li ele para a faculdade e a crítica juntamente com homenagem a acontecimentos recentes é demais!

Lanis 24/08/2022

sagatrissuinorana
com um nome muito mais difícil do que a compreensão de tudo que envolve esta história, este livro consegue mesclar a beleza estética das ilustrações ? que conversam e se transformam, o que eu achei genial ?, a riqueza literária do texto aos moldes de guimarães rosa e a delicadeza artística e social ao retratar um tema que ainda nos é tão doloroso.

um livro belo e essencial.

Biblioteca Álvaro Guerra 28/10/2021

Sagatrissuinorana
O recado da terra chega quase sempre sem aviso. E o que era estória viva, urdida no sem-tempo da fábula, vira história morta, soterrada pela notícia.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786599010743

Julia 12/01/2022

Sagatrissuinorana
Livro infantil que conta a história dos 3 porquinhos tendo as tragédias de Mariana e de Brumadinho como plano de fundo.

Donatti 07/07/2022

Sem palavras...
Um livro de 32 páginas que traz uma história capaz de impactar o leitor.
Apesar de o título ser quase um trava-línguas, é possível relacioná-lo ao livro Sagarana, de Guimarães Rosa, ao conto dos três porquinhos e à tragédia de Brumadinho e de Mariana, sendo possível identificar a mensagem de que o lobo é o lobo do próprio homem, ou seja, somos nossos próprios inimigos.
Apesar de sua rápida leitura, a mensagem reverbera durante muito tempo em nosso subconsciente e não é à toa que esta obra ganhou o prêmio Jabuti. Sua leitura não cessa quando fechamos o livro, mas passa a fazer parte da nossa identidade como leitor. Concluindo: sua leitura não cessa nunca.

Marco 24/03/2023

Quando a criticidade aparece na arte para a infância
Essa obra consegue de forma sintética e roseana (como se propõe), evidenciar a maior causa da tragédia humana, a própria humanidade. Diabo não Há. Existe é ruindade humana.

nerito 19/12/2023

Crônica de uma tragédia anunciada
O clima está ameno. O campo aberto é um convite ao cultivo. Aquele vale verde e fértil é habitado por três simpáticos porquinhos. A princípio, lobo nenhum espreita, mas isso está para mudar.

Assim começa "Sagatrissuinorana", livro de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz. Na verdade, a "Saga" começa com uma inusitada mas famosa palavra: Nonada. Refazendo os passos e estilo roseanos, João Luiz Guimarães nos presenteia com um espetáculo de linguagem que nos remete não apenas aos clássicos dos contos de fadas, mas aos textos de Rosa que dialogam com esses clássicos, como Fita verde no cabelo.

E ao falarmos de espetáculo, o que dizer do traço de Nelson Cruz? O primor nas cores e formas fundam um universo de sentidos e transforma o texto de João Luiz Guimarães em uma experiência sinestésica vívida.

E enquanto o idílico vale se desdobra aos olhos de quem lê, a anunciada tragédia acontece. O lobo arrebenta os limites da tela e invade a imagem, causando destruição e medo. O lobo de Nelson Cruz é espetacular em toda a sua monstruosidade. Os porquinhos, porém, contam com um último refúgio, que é a casa de pedra. Até acontecer a verdadeira e real tragédia.

O trabalho conjunto de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz resulta em uma obra-prima. Uma narrativa múltipla, que dialoga com o nosso tempo, enquanto homenageia os clássicos de ontem e de sempre. Um texto rico e profundo, mesclado a desenhos poderosos. Trata-se de um livro para ler várias vezes, uma obra que valoriza a memória, que nos pede para não esquecermos. E também é um livro que diz que não há lobo feroz o bastante que se equipare à maldade humana. Livro vencedor do Jabuti 2021.

site: https://www.oguardiaodehistorias.com.br/2023/12/sagatrissuinorana-cronica-de-uma.html