Arendt

Arendt Ann Heberlein

Resenhas - Arendt

Maria.Paula 13/06/2024

Conhecer um pouco mais de Arendt foi uma experiência incrível!
Saber um pouco sobre o pensamento dela e da mulher forte e inteligente que ela representa é até bem simples, mas conhecer as outras nuances da vida humana, tipo amores e amizades ao longo da vida.
Li o livro em uma matéria de biografia e foi importantíssimo pra mim entender como se produz uma biografia e como a maneira de escrever influencia, etc....

Silvana.Freitas 30/08/2023

"Arendt. Entre o amor e o mal: uma biografia.", é, como o título diz, a história da vida se uma pessoa. Li minha primeira biografia no ano passado. Por quê? Nunca me interessou. Sempre gostei de ficção e não acreditava que uma história real pudesse me acrescentar algo. Hoje, ao terminar de ler a biografia de Hannah Arendt, estou muito feliz em perceber como estava enganada.

Hannah foi uma pensadora Alemã, de origem judaica, que desenvolveu seu pensamento e reflexões ao longo de uma vida marcada pela situação do exílio e sendo testemunha de momentos históricos decisivos como a ascensão do Nazismo, o Holocausto dos judeus e a Guerra Fria. Tendo uma formação intelectual baseada primeiramente na filosofia, contribuíram muito pro seu pensamento Immanuel Kant e Martin Heidegger (com quem teve um relacionamento amoroso por muitos anos, e uma relação da vida inteira, praticamente). Foi no exílio na França que teve uma formação política, ampliando seu pensamento e visão de mundo.

Já havia lido citações de Hannah em obras de outros autores, mas conhecer sua história em conjunto com suas principais ideias, foi fascinante! Somos o resultado da nossa história, mas também da maneira como reagimos a ela e Arendt extraiu com maestria o ensinamento que cada situação tinha a oferecer. Ela não foi apenas alguém que formulou ideias brilhantes acerca da vida e da humanidade, mas alguém que viveu de acordo com o que professava, bem como utilizou seu pensamento pra mapear e entender a vida. Uma mulher admirável, cujas obras, com certeza, eu quero conhecer!

Myriane.Gomes 11/08/2023

Uma biografia que além de analisar a vida da Hanna Arendt e sua obra, nos faz conhecer mais sobre os anos pré segunda guerra e dos judeus refugiados.

Laura 10/08/2023

Um backstage talvez?
Não esperava que seria uma leitura tão fluída. fiquei curiosa pra saber mais sobre a vida da Hannah e ler as obras dela. a autora trata a filósofa com muita intimidade e fala sobre algumas áreas da vida dela que influenciam sua escrita e algumas decisões de sua vida, como não ter filhos. ameeeeei a autora ter abordado sobre os romances da Hannah e o quão sensível ela era, sobre os seus amigos e sua família, juntamente com o caos externo em que vivia, como a Primeira e principalmente Segunda Guerra Mundial. recomendo a leitura!

Biblioteca Álvaro Guerra 26/01/2023

Com uma abordagem totalmente inovadora, este perfil biográfico explora a vida e a obra de Hannah Arendt a partir de dois temas fundamental para a sua história: o amor e o mal.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559210565

Paola 27/08/2023

Adorei conhecer a história de Hannah Arendt. Uma mulher justa, ao mesmo tempo que contraditória em seus romances, que viveu e lutou muito num mundo de guerras e holocausto.

Renato 27/08/2023

Que história de vida!!
Hannah Arendt vivenciou o pior momento da realidade humana, mas conseguiu se sobressair e avançar ao longo do século XX. E este livro conta de maneira brilhante como foi a pegada de Hannah no mundo.

Bruna.Bandeira 27/08/2023

Muito bom!
Ótima biografia pra quem se interessa pela obra da Arendt mas não é versado nela.
Gostei demais... Saio dessa leitura com vontade de engatar em um livro da biografada.

antonieti 12/12/2023

Um livro difícil
Dificil pelo tema, pela história em si e por saber o background da figura histórica. Foi legal ver de perto o que ela passou, mas foi um livro arrastado

Decassiarita_sc 30/01/2024

É muito impressionante pensar que a história dela foi real. Passou por tanta coisa que parece fictício, você vai lendo e mergulhando nos acontecimentos até você se dar conta, num momento de respiro, que ela ficou marcada na história.

Ana.Serva 02/05/2022

Hannah está viva
Fiquei instigada a ter Hannah como minha amiga. Foi uma mulher brilhante, inteligente, socialmente responsável. Enfrentou dificuldades, como o Holocausto, com muita sabedoria.
Suas obras e pensamentos vão além de seu tempo, são assustadoramente atuais, por isso Hannah vive. Para nos ensinar, nos responsabilizar a refletir, a buscar por conhecimento e defender a liberdade.
Hannah, com toda sua habilidade para promover e manter a amizade, nos dá um tapa na cara.

Wilson 14/03/2022

Biografia fantástica de Hannah Arendt
Ter a oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida intelectual de uma das maiores pensadores do século XX. Quando finalizei a leitura desse ótimo livro, a minha pergunta à mim mesmo foi: como assim eu demorei tanto para conhecê-la.
Indicadíssimo a leitura. Aproveitem

Rebeca 31/05/2024

Hannan Arendt foi uma mulher incrível inteligente, racional e sentimental. Tem um imenso apreso pela apreço pela verdade mesmo que seja dolorosa ela prefere viver o real. Foi surpreendente ler sobre a paixão que Hannan sentiu e ver que a paixão corrompe as mentes mais racionais. Seu amor pelos seus amigos, seu bom-senso nas suas escolhas e a sua ética para com a vida é belo.

Christiane 23/07/2021

Um pouco sobre a vida de Arendt
Talvez por eu haver lido a biografia de Laure Adler sobre Arendt esta foi uma rememoração da vida desta grande filósofa, que nunca gostou de ser chamada assim, mas preferia estudiosa das ciências políticas. No meu caso o que trouxe de novo foram alguns trechos que falam de sua entrevista com Günter Gaus onde ele a interroga sobre Eichamann em Jerusalém que tanta polêmica causou e ainda causa, e ela responde que a verdade precisa ser dita.
O que sempre admirei em Arendt é sua postura diante da verdade, dos fatos, sem ter uma posição ideológica, ela se atém ao que vê ou estuda. Ela consegue ser imparcial, mesmo tendo vivido muito do que ela estuda. É extremamente perspicaz e tem uma capacidade de análise incrível.
No final do livro ainda temos um posfácio escrito por Heloísa Starling sobre distopias e as Origens do Totalitarismo que é muito bom.
Este livro tem o mérito de trazer em um numero menor de páginas o essencial de Arendt, de sua vida, estudos, as relações com Jaspers e Heidegger, sua situação de judia na Segunda Guerra, sua vida pessoal, e sua vida nos EUA, portanto vale a pena ler e recomendo.