Obax André Neves

Resenhas - Obax

Annie de Jesus 11/11/2023

Obax
Gostei bastante dessa história, mostra que a criatividade nos levas a vários mundo diferentes, que as vezes temos uma jornada solitária, que as pessoas aas vezes não vão acreditar em nós, e que podemos ter poucos amigos, e que podemos nos divertir junto com outras pessoas ou sozinho.

iam.jss 09/08/2023

Obax
Uma linda história infantil, que aborda a importância de olhar para a rica imaginação das crianças de uma forma mais atenciosa. A menina Obax é uma personagem cativante. Todo adulto deveria ler esse livro para uma criança.

fransedrez0 01/05/2023

Mais um livro infantil incrível tanto pra crianças quanto pra adultos. aqui falamos sobre histórias e sua importância, um amor!

mari 22/04/2023

Obax
Livro muito gostoso, com uma escrita linda, ilustrações de tirar o fôlego (a página com a chuva de flores!!!) e uma mensagem mto bonita sobre sonhos.

Prof Edivânia 25/01/2023

Eu li Obax ?
Continuando a saga de desbravamento da minha estante, chegamos a "Obax", escrito e ilustrado por André Neves, é um livro curto, cheio de ilustrações, muito lindas... por sinal, que trazem o colorido das savanas e nos apresenta um contexto voltado às culturas de tribos africanas, que de acordo com o próprio autor, foi a maior inspiração para tal livro.

O que falar sobre Obax?! Uma garotinha muito curiosa e vivida, apesar da pouca idade, muitas aventuras interessantes contadas e imaginadas pela personagem, mas um único problema, quase ninguém acredita nelas e, em alguns casos, nem mesmo as outras crianças. É uma história que aborda, com uma sensibilidade surpreendente, caso reflitamos sobre, a importância da valorização da imaginação e... focando no público destinado, deveria nos mostrar que precisamos ter um olhar mais atencioso com nossas crianças, nos atentar mais a essa criatividade encantadora que elas têm e não repudiá-las como o pessoal da aldeia faz com Obax.

Sobre o escritor, André Neves é recifense, muito bem premiado por suas obras, com prêmios na estante como Jabuti, Açorianos e Prêmio Speciali. É muito interessante ver que assuntos tão emblemáticos e complexos, como cultura, como pluralidade cultural mesmo, aceitação, podem ser abordados e/ou inseridos no mundo infantil, André Neves foi ótimo nessa criação, agora, cabe a nós fazer bom uso delas, entendendo que, como adultos, não devemos repreender ou demonstrar que não acreditamos nas criações imaginativas de nossas crianças (e no meu caso, dos meus alunos) e, como professores, devemos sempre conhecer os pormenores do que levamos pra sala de aula para irmos além de uma breve leitura e desde muito cedo, inserirmos nossos pequenos nesse mundo multicultural que nos cerca e, por que não, nessas tantas criações imaginárias que existem por aí? Ensinando que maior que as diferenças de vivências deve ser o nosso respeito sobre elas.

Fernanda.Dorne 30/03/2021

Quantos de nós, já tivemos nossas memórias marcadas por lembranças floreadas, marginalizadas ou até duvidosas? Quantos de nós acreditam em uma chuva de flores, onde mesmo não chove nada?
Lindo demais!
Obax- significa flor
Nafisa- pedra preciosa

Ana Pereira 13/01/2021

Chuva de flores?
Quando o sol acorda no céu das Savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira.
Este livro conta a história de uma menina que mora nas Savanas. Ela é muito sonhadora e conta várias histórias como se fossem reais, exemplo, ela falou que vivenciou uma chuva de flores e que deu a volta ao mundo montada em um elefante.
Gostei bastante desse livrinho. É um livro infantil com ensinamentos sobre, fé, esperança e desejos.

Mais Literatura 13/10/2012

A Obax e show!
Projeto: Mais Educação
Oficina de Letramento
Aluno: Pablo Rodrigues Diniz
Data: 04/07/12

Autor: André Neves.

Eu adorei este livro. E um livro ilustrado que fala sobre a história de uma menina,da tribo Obax, que vivia na savana africana sempre mergulhando em várias aventuras. Em uma de suas aventuras ela deu a volta ao mundo.
Esse livro e para todas as idades. Eu recomendo!

Anica 08/09/2011

Obax (André Neves)
Vencedor de diversos prêmios literários (entre eles o Jabuti e o Açorianos) André Neves já publicou mais de 30 livros, escrevendo e ilustrando histórias infantis. Com Obax, lançado pela Brinque-Book, fica evidente o cuidado do trabalho de Neves, que neste caso incluiu uma boa pesquisa sobre o oeste africano, para trazer para as páginas do livro o lirismo e cores da cultura desta região.

O livro conta a história da menininha Obax (que significa “flor” na África ocidental), que jura ter visto uma chuva de flores. Como o lugar em que vive é conhecidamente árido, é evidente que seus amigos e familiares acreditam ser só uma invenção da garota, que viaja o mundo para ver novamente uma chuva de flores e provar que o que vira era de verdade.

O enredo é delicado, poético até – e assim também é a arte de Neves. A técnica que envolve colagem (ou pelo menos aparenta envolver) em alguns momentos lembra o tom onírico do inglês Dave McKean (famoso por suas parcerias com Neil Gaiman em livros como Cabelo Doido). Porém, é menos sombrio, bebendo de fato das cores da cultura africana, presente constantemente, mas que explodem de fato nas páginas da chuva de flores. É realmente lindo.

E justamente por um apelo visual tão forte que este livro pode agradar não só a faixa etária para a qual ele é indicado (entre cinco a doze anos de idade), mas também aos mais pequenos. Fiz um teste com o Arthur (que vai completar um livro esta semana), lendo a história com ele, que ficou animadíssimo com as ilustrações (e também com o capricho do título em letras em papel brilhante), querendo brincar com o livro, virando as páginas e tocando nas personagens da história.

É realmente um livro muito gostoso, talvez até pela leveza e o jeito de sonho que ele tem. É agradável e flui bem, como uma daquelas centenas de histórias da África que acabaram sendo trazidas para o Brasil. Para quem gosta de contadores de história (e lógico, boas histórias) e tem crianças em casa, vale a pena dar uma conferida emObax.
E para quem ficou curioso sobre o trabalho do André Neves, fica a dica do blog Confabulando Imagens (http://confabulandoimagens.blogspot.com/), onde o próprio autor fala de suas obras, incluindo aí a notícia de que Obax foi selecionado pela Biblioteca Internacional da Infância e da Juventude, de Munique, na Alemanha, para o importante catálogo The White Ravens 2010.

Maggie 02/06/2011

Uma pérola para ser compartilhada
Texto e ilustrações de André Neves são divinos neste livro. Uma menina encantadora que nos encanta com o canto de André. Muito lindo! Vale ler! E, para os contadores de histórias é um banquete a servir.

Eduardo 31/01/2011

Pelo mote, o livro lembra histórias como "Pedro e o boi voador", no qual a palavra da criança, a princípio, não é levada em conta pelos demais e que depois, ao fim, fica clara a verdade por trás daquelas ideias fantasiosas. Mas o contexto é outro, a linguagem escolhida é outra, mais poética. E as ilustrações do André são um caso à parte: lindíssimas.