Login

Resenhas
Mais Gostaram

Anica 08/09/2011

Obax (André Neves)
Vencedor de diversos prêmios literários (entre eles o Jabuti e o Açorianos) André Neves já publicou mais de 30 livros, escrevendo e ilustrando histórias infantis. Com Obax, lançado pela Brinque-Book, fica evidente o cuidado do trabalho de Neves, que neste caso incluiu uma boa pesquisa sobre o oeste africano, para trazer para as páginas do livro o lirismo e cores da cultura desta região.

O livro conta a história da menininha Obax (que significa “flor” na África ocidental), que jura ter visto uma chuva de flores. Como o lugar em que vive é conhecidamente árido, é evidente que seus amigos e familiares acreditam ser só uma invenção da garota, que viaja o mundo para ver novamente uma chuva de flores e provar que o que vira era de verdade.

O enredo é delicado, poético até – e assim também é a arte de Neves. A técnica que envolve colagem (ou pelo menos aparenta envolver) em alguns momentos lembra o tom onírico do inglês Dave McKean (famoso por suas parcerias com Neil Gaiman em livros como Cabelo Doido). Porém, é menos sombrio, bebendo de fato das cores da cultura africana, presente constantemente, mas que explodem de fato nas páginas da chuva de flores. É realmente lindo.

E justamente por um apelo visual tão forte que este livro pode agradar não só a faixa etária para a qual ele é indicado (entre cinco a doze anos de idade), mas também aos mais pequenos. Fiz um teste com o Arthur (que vai completar um livro esta semana), lendo a história com ele, que ficou animadíssimo com as ilustrações (e também com o capricho do título em letras em papel brilhante), querendo brincar com o livro, virando as páginas e tocando nas personagens da história.

É realmente um livro muito gostoso, talvez até pela leveza e o jeito de sonho que ele tem. É agradável e flui bem, como uma daquelas centenas de histórias da África que acabaram sendo trazidas para o Brasil. Para quem gosta de contadores de história (e lógico, boas histórias) e tem crianças em casa, vale a pena dar uma conferida emObax.
E para quem ficou curioso sobre o trabalho do André Neves, fica a dica do blog Confabulando Imagens (http://confabulandoimagens.blogspot.com/), onde o próprio autor fala de suas obras, incluindo aí a notícia de que Obax foi selecionado pela Biblioteca Internacional da Infância e da Juventude, de Munique, na Alemanha, para o importante catálogo The White Ravens 2010.

Eduardo 31/01/2011

Pelo mote, o livro lembra histórias como "Pedro e o boi voador", no qual a palavra da criança, a princípio, não é levada em conta pelos demais e que depois, ao fim, fica clara a verdade por trás daquelas ideias fantasiosas. Mas o contexto é outro, a linguagem escolhida é outra, mais poética. E as ilustrações do André são um caso à parte: lindíssimas.

Mais Literatura 13/10/2012

A Obax e show!
Projeto: Mais Educação
Oficina de Letramento
Aluno: Pablo Rodrigues Diniz
Data: 04/07/12

Obax
Autor: André Neves.

Eu adorei este livro. E um livro ilustrado que fala sobre a história de uma menina,da tribo Obax, que vivia na savana africana sempre mergulhando em várias aventuras. Em uma de suas aventuras ela deu a volta ao mundo.
Esse livro e para todas as idades. Eu recomendo!

Maggie 02/06/2011

Uma pérola para ser compartilhada
Texto e ilustrações de André Neves são divinos neste livro. Uma menina encantadora que nos encanta com o canto de André. Muito lindo! Vale ler! E, para os contadores de histórias é um banquete a servir.

Publicidade

logo skoob beta
"Se você não achar um livro lá, você pode cadastrá-lo. Isso é um diferencial, porque o acervo se torna ilimitado"

Gazeta do Povo