A ponte de Haven

A ponte de Haven Francine Rivers

Resenhas -

Joy 19/01/2023

Você aí? leia este livro
Se você leu Amor de Redenção e gostou, leia A Ponte de Haven também. Se você não leu AdR, leia para ontem!! Francine Rivers sabe como escrever uma boa ficção.

@fadakukalivros 05/01/2023

Refletir
Meu primeiro contato com a escrita da Francine Rivers é com um romance Cristão.

Gostei bastante da escrita, é inspiradora e edificante.

Nos faz pensar nas coisas no tempo de Deus, dos seus desígnios para nossas vidas.

O livro trás a História de Abra, que nasceu em circunstâncias difíceis, mas Deus colocou em seu caminho pessoas boas como o Pastor Zeke, Joshua, Michelle que a amaram incondicionalmente.

Até seus 5 anos de idade ela foi uma criança feliz, porém com o falecimento de Michelle, Abra teve que ir morar com um casal de amigos de Zeke, e sua vida é sua fé foram abaladas.
Abra nunca mais foi a mesma.

Aos 17 anos ela resolve partir de Haven, e ir pra Califórnia com um amor repentino, achando que iria se dar bem, mas a vida nem sempre é como a gente quer, esse é um dos grandes ensinamentos do livro.

Enfim Abra volta a Haven, depois de dias tortuosos. Tudo isso acontece quando ela resolve se entregar ao amor verdadeiro de Deus.

E tem um Plot bem bom quase no finalzinho do livro.

"Os olhos do Senhor percorrem toda a terra para sustentar aqueles cujo coração é totalmente voltado para ele."
CRÔNICAS 16,9

A autora diz ter se inspirado no livro de Ezequiel 16.

Segue um versículo

Ezequiel 16,44
"Eis que todo o que usa de provérbios usará
Contra ti este provérbio, dizendo: Tal mãe, tal filha."

Ana Claudia 31/12/2022

Abra é uma moça que, ao nascer, foi abandonada em uma ponte na cidade de Haven. Passando frio e chorando muito, foi encontrada pelo pastor Zeke, que recebeu um chamado de Deus de que deveria sair de casa e passar pela ponte.

Zeke é casado com Michelle e tem um filho Joshua. Michelle tem a saúde frágil e tem o forte desejo de ter uma filha, mas sua saúde não permite que engravide novamente. Quando Zeke leva Abra para casa, Michelle se apega a criança e implora para que eles a adotem. Zeke não aceita pq sabe que não conseguirá criá-la na falta da esposa. Quando sua esposa morre, ele fica sem saber o que fazer com Abra e ela se decepciona e se magoa muito com a atitude que ele toma.

Abra cresce se sentindo mal amada e rejeitada pelas pessoas. Em um ato de revolta, ela sai de casa e vai embora para a Califórnia onde assume outra identidade: Lena Scott, uma estrela de Hollywood, mas até que se torne outra pessoa ela passa por poucas e boas, comete erros que julga não poder voltar atrás.

Enquanto Abra está na luta em Hollywood, Joshua e seu pai seguem orando por Abra para que ela dê notícias ou volte para Haven porque, ao contrário do que ela pensa, todos em Haven se preocupam com o sumiço e falta de notícias dela. Até que, cansada da vida que ela está levando ao lado de Xxx, ela foge de casa e vai parar em uma pequena cidade no meio da estrada. E quem ela encontrar lá? Agora ela precisa refletir e colocar os pontos nos is com o seu passado.

Fabi | @almadeanaibaf 30/12/2022

Trouxe boas reflexões
Foi meu primeiro contato com um romance cristão e posso dizer que me surpreendi por ter gostado tanto.
A autora foca em Deus e no seu amor por nós, e não em religião x ou y, o que era meu receio.
Alguns personagens me deram nos nervos com tanta resignação e passividade ? Mas as lições de perdão e amor foram lindas de ver.
Joshua foi meu personagem preferido e o troféu de chernoboy ficou com Dylan.
O final foi um pouco previsível, senti falta de alguma coisa..mais emoção, talvez.

Nessa 23/10/2022

Filho pródigo
Esse livro é um reflexo da parábola do filho pródigo, conta a história de uma garotinha deixada debaixo de uma ponte que por misericórdia de Deus, foi encontrada por um pastor.
Abra cresceu com a sensação de que não era amada, e que não tinha valor para as pessoas que estavam em sua volta. Esse sentimento levou Abra a lugares assustadores lutando para ser alguém quando na verdade, ela já era, para quem deveria ser de fato, para Deus.

Isabela.Barros 20/10/2022

Francine acertou mais uma vez
Eu perdi as contas de quantas vezes eu chorei lendo esse livro. Foi emocionante acompanhar a jornada de Abra, desde as tristes condições do seu nascimento até sua idade adulta.
Apesar de alguns detalhes terem me incomodado, o caminho para a cura (Deus) de feridas profundas da alma da protagonista faz a leitura valer a pena.

Danoninha 14/10/2022

?Aprendera a confiar em Deus em todas as circunstâncias...?
Francine Rivers mais uma vez me fazendo chorar e surtar todas as noites.

?A Ponte de Haven ? conta a história de Abra que foi abandonada por sua mãe ainda recém-nascida debaixo da ponte e o pastor da cidade, Zeke, a adotou como filha depois de sua mulher, Marianne insistir muito, sabendo que teve uma gravidez e criação de filho muito conturbada por uma doença no coração.

Assim como em ?Amor de Redenção?, a protagonista feminina passa por traumas e lições de moral que a fazem confiar em Deus, porém, a diferença é que Abra cresceu na igreja, porém, detestava a Deus porque na única vez que pediu algo a Ele, não se realizou, já a Angel, foi porque sua mãe era muito religiosa e mesmo assim, ela faleceu por uma doença.

O foco na história não é o romance, embora tenha o romance e é lindo, o Joshua, filho do Zeke, a ensinou o que é o amor e como é lindo, por mais que ela tenha passado por inúmeras coisas, o que a fez ?suja?.

Júlia Catarina 01/09/2022

Essa história vai ficar comigo pra sempre, eu leria mais mil páginas e acompanharia mais mil histórias desses personagens! É lindo ver uma história que mostra tanto o poder do Espírito Santo! Eu ainda preciso digerir muito, mas só tenho a dizer que é bom, bom, bom e muito bom! Favorito da vida!

Mica CM7 03/08/2022

Amor /Graça
Que livro????
Perfeito? Não, mas com muito aprendizado.

Amei o nome Abra e amei ver a transformação dela e o quanto ela soube reconhecer sua parte na história de sua vida. Me reconheci nela, fui muito teimosa, mas o amor de Deus me alcançou.

Cris 03/05/2022

Boa leitura
Nunca tinha lido um livro dessa autora, gostei muito da escrita dela, é um livro cristão, então deixei de lado meu olhar crítico para algumas coisas.
Achei q nossa mocinha sofre demais, coitada, não tem paz.

thalita149 26/03/2022

Uma imensidão de sentimentos
Esperava um "romance crente" típico onde o maior drama do casal principal fosse não conseguir ter filhos, mas o que recebi foi algo totalmente diferente, devastador, atípico mas verdadeiro.
É uma história sobre o amor, cuidado e perdão de Deus, mas com um romance de fundo. É uma representação linda de como Ele sempre esteve, está e estará presente em nossas vidas mesmo que não vejamos (ainda).

Vanessa 14/03/2022

A filha pródiga
Abra foi abandonada pela mãe ao nascer, sob a ponte de Haven, uma pequena e pacata cidade. Naquele dia, em mais uma de suas caminhadas matinais, o pastor Zake a encontra chorando e, após levá-la ao hospital acaba aceitando a insistência de sua esposa e ficando com a menina,além do filho que eles já tinham, Joshua. Porém a história de sua vida só está começando e não é uma história feliz. Pelo contrário. Após cinco anos, sua mãe adotiva morre e o pastor Zake se vê não podendo mais ficar com a garotinha e a entrega para uma família amiga criar. A partir daí a vida de Abra que já é marcada por abandonos e a necessidade de se sentir amada só a leva para caminhos sombrios de fuga, péssimas escolhas, abusos, e sofrimento.
Esse é o segundo livro da autora que leio. O primeiro foi Amor de Redenção que eu amei! Nesse, a história também me cativou muito, em todo o momento me fazendo lembrar da parábola do filho Pródigo e sua jornada de entrega a Deus. Mas algumas coisas me incomodaram um pouco, como, um pastor que entrega a criança para outra família por conta de um luto. Algumas coisas são explicadas pela autora no final do livro e consegui entender seu ponto de vista, mas algumas ainda me deixaram com o pezinho atrás. Mas o livro não deixa de ser muito bom!

PCataletra 14/03/2022

Perfeito
Primeiro livro da Francine que eu li e já quero todos,é bem do jeito que eu gosto.CLaro que não concordei com algumas atitudes principalmente do pastor,mas é aquelas coisas de leitora que se não acontecesse nem teria livro,é a pressa de tudo se acertar logo.Mas o livro me fez pensar bastante sobre o tempo de Deus e a nossa pressa para que as coisas aconteçam logo,e claro sem nenhum tipo de sofrimento pra nós. Muito bom o livro,li pelo kindle mas logo vou comprar o físico pra reler daqui um tempo.