A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Andressa 24/09/2016

LIVRO DA INFÂNCIA
É um livro de uma menina que está em conflito consigo mesma e com sua família. Ela esconde suas vontades (que são três) em sua bolsa amarela. São elas: a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e de se tornar escritora.

Ellen Macedo 29/09/2016

Um presente às crianças
Viva a menina Raquel, o galo Afonso e a guarda-chuva, que dão voz as crianças e as angústias de muitos adultos também. Um livro necessário aos pequenos para que aprendam o valor do respeito, da liberdade e dos ideais.

Caroline.Saith 11/10/2016

Página com o gosto do meu passado ?
Esse livro marcou meu passado, minha perfeita lia para nós na escola, e eu nuca entendia nada, era muito pequena, me interessei por livros quando mais jovem, e reencontro esse livro e li. Parecia que cada página que meus olhos folheavam era a sensação de que eu estava sentada na cadeira da escola novamente, ouvindo minha professora ler.
Emocionante!

Sil 27/12/2016

Uma bolsa amarela
Olá pessoas,
a dica de hoje, é de um livro bem curtinho, mas com muito conteúdo.
Raquel é uma menina cheia de querer e de vontades, que mora com sua família tradicional, onde "criança não tem querer". Devido á algumas experiências negativas, a menina passa á reprimir suas três grandes vontades: a de querer ser gente grande, a de querer ter nascido menino e a de ser escritora.
Dado momento, ela ganha uma bolsa amarela, e resolve então "esconder" suas vontades dentro dessa bolsa. Conforme suas vontades vão sendo reprimidas, mais elas crescem e mais elas pesam na bolsa. Para dificultar mais ainda, Raquel abriga um galo fugitivo dentro da bolsa e uma guarda-chuva que não funciona.

Esse livro é uma reflexão sobre as regras impostas em nossa sociedade, onde menino pode, menina não. Onde adulto entende tudo, e criança não entende nada. A família de Raquel, trata ela como um móvel da casa, colocando onde bem entendem. São especialistas em zombar da menina pelos motivos mais ridículos, e são melhores ainda em cortar as azinhas dela, quando esta sonha em voar. Mas não pensem que eles não amam ela, a meu ver, este é simplesmente o retrato de uma família comum do Brasil, da época: pra quê sonhar grande? O que criança entende de querer?

A narrativa é feita através do cotidiano de Raquel e de sua família, misturada ao mundo imaginário criado por ela. Pensei que o galo era um elemento inventado, mas quando a família inteira o vê, fiquei confusa. Daí parei pra relembrar que este é um livro infanto juvenil, e okay ela conversar com um galo: o pequeno príncipe conversava com uma raposa.

Um livro muito fofo, que nos leva á algumas reflexões.

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/category/ressaca-literaria/

Camila 06/01/2017

O livro faz parte da minha juventude. Foi um dos primeiros livros que eu li, e me marcou positivamente.

Ana 02/02/2017

Quando li esse livro em 1999, aos dez anos, estava longe de imaginar que me apaixonaria tanto por ele. A história da menina em conflito consigo mesma, em plena infância, provavelmente fez muitos leitores se identificarem com suas ‘’vontades’’ de crescer logo, ser outra pessoa, etc. A humanização de animais e objetos na trama foi um ponto alto, pois passou a ideia de que os familiares de Raquel eram os únicos que não lhe davam ouvidos, ao passo que o galo e objetos inanimados estavam dispostos a ouvi-la e a conversar com ela. Passados mais de trinta anos, acredito que a história não envelheceu, e as crianças do século XXI não apenas podem como devem ler este livro. Altamente recomendável.

wesley.moreiradeandrade 19/03/2017

Na Estante 71: A bolsa amarela (Lygia Bojunga)
Uma bolsa que cabe tudo, o mundo, dentro dela cabem todas as vontades da protagonista, protagonista que almeja aquilo que é oposto dela ou que é esperado ao gênero o qual ela pertence. Raquel quer ser adulta, ser menino, pois eles têm mais privilégios do que as meninas, ela deseja ser escritora, mas suas histórias não são bem recebidas ou compreendidas pelo grupo familiar.
Ao ganhar de presente uma bolsa amarela, grande demais para o tamanho de Raquel, mas o suficiente para carregar os seus sonhos e suportar o peso de sua imaginação. Ela convive com personagens como um guarda-chuva, um alfinete, um galo oriundo de uma das estórias que ela criou. Ao mesmo tempo convive com a mãe, o pai e os irmãos, de origem pobre, e suporta a caridade de sua tia que tem uma situação financeira melhor e se desfaz das muitas coisas que ela compra e que não usa mais, entregando-as para a família de Raquel.
Em A bolsa amarela, temos uma protagonista criativa, escritora, dona de si e de suas opiniões, com uma imaginação em franco crescimento, que percebe o mundo ao redor e projetando o seu próprio universo para atenuar a sua realidade e sua condição. O livro utiliza-se de uma linguagem coloquial com termos como “Aí”, “tô”, interjeições e outros recursos, etc. e reforça a proximidade com a oralidade das crianças da mesma idade da protagonista.
Passados 40 anos da sua publicação, A bolsa amarela dialoga com temas urgentes da atualidade como a questão de gênero e o feminismo, além de, como é comum em grande parte da produção literária infanto-juvenil, exaltar a importância da leitura e da escrita como formas de libertação e de afirmação no mundo.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2017/03/na-estante-71-bolsa-amarela-lygia.html

Gustavo.Henrique 20/03/2017

a bolsa amarela
eu achei um livro bom,gostei da historia a unica parte que eu não gostei foi o final pois é triste mas no geral é um livro legal recomendo para vocês

mura 23/03/2017

Adorei esse livro
Esse livro fala sobre uma menina curiosa que carregava dois amigos em sua bolsa,eu aprendi que você não precisa ser melhor que os outros

nanda 23/03/2017

A bolsa amarela
Eu achei o livro bom e divertido, gostei muito dos galos e suas brigas, gostei dá bolsa amarela e achei interessante sobre ela guardar suas vontades dentro dá bolsa, e de vez em quando elas aumentavam e deixavam a bolsa pesada, e também diminuíam deixando a bolsa leve.

Mateus F. Campos 24/03/2017

A bolsa amarela
Eu adorei esse livro, muito bom mesmo! Recomendo muito!
O livro conta a historia de uma garota chamada Raquel, que tem uma vida chata e odeia ser menina, até que ela ganha uma bolsa amarela...
Recomendo muito para ler!

Pepes Passos 25/03/2017

A bolsa amarela
Gostei bastante do livro.
Pois conta uma história, que pensando bem,se aproxima da realidade.
É a história de uma menina que tinha muitas vontades,e elas viviam engordando.
A família dela achava isso estranho, então excluía ela de algumas atividades.
Mas um dia ela consegue uma bolsa amarela e vive altas aventuras, e no final aprende que ela já é tudo que queria ser.