Almoço de Domingo

Almoço de Domingo José Luis Peixoto

Resenhas - Almoço de Domingo

Carol.Cuofano 10/07/2022

Almoço de domingo
Mais uma leitura concluída! "Almoço de domingo" de José Luís Peixoto.

Nesta narrativa acompanhamos um homem perto de completar 90 anos. Tanto nos dias que antecedem quanto no dia do aniversário, esse senhor vai rememorando cenas marcantes de sua infância, adolescência e idade adulta que se mesclam a acontecimentos importantes de Portugal.

O livro não traz uma sequência narrativa linear e vai deixando, muitas vezes, a cargo do leitor identificar qual momento histórico está sendo tratado. Essa escolha acaba tornando o livro, em diferentes momentos, um tanto confuso e com sensação, para quem lê, de livro arrastado.

Em contrapartida, temos a peculiar maneira de escrever de JLP que nos proporciona momentos muito poéticos.

Sou muito fã do autor, mas esse é o livro que eu menos gostei até o momento. Mesmo assim, recomendo a leitura.

Taly 21/04/2024

Que delícia conhecer essa história!
Um homem prestes a completar 90 anos e ao longo dessa véspera acompanhamos as memórias de vida desse português.

béu 04/01/2022

comprei-o assim que foi lançado, ainda em pré-venda, mas só consegui pegar nele e ler realmente até ao fim algum tempo depois. tem uma história bastante interessante, onde envolve acontecimentos e personagens impotentes da história portuguesa, mas às vezes é um bocado maçante. confundiu-me um pouco por conta das mudanças de ?tempo? ou ?época?, salve seja, que tive de voltar algumas vezes atrás paga perceber o que estava a ler. porém, continua a ser uma leitura agradável, estilo próprio do JLP.

Caroles2 27/12/2023

A história é bastante interessante e gostei também da construção dos personagens e seus devidos enredos. Porém, achei a leitura um pouco maçante... Não sei se é por ser um livro português, ou pela história em si. Enfim, foi uma boa experiência! Lerei outras obras desse autor.