Sem filtro

Sem filtro Sarah Frier

Resenhas - Sem filtro

Marília 10/07/2021

Nesse livro acompanhamos como projetos crescem e o que é necessário mudar pra que eles se tornem sustentáveis.

Daniella 19/05/2021

A história #nofilter do Instagram
Conta a história do Instagram da ideia inicial à saída dos fundadores, passando pelo relacionamento com as outras redes sociais, conflitos com o Facebook, decisões de produto, atração das celebridades, criação dos influencers...
A narrativa é bem completa e crítica, escrita por uma jornalista especializada em mídia social. Muito atual e relevante, pois estamos apenas no início da discussão das responsabilidades e da necessidade ou não de regulação das redes sociais em função de seu impacto no comportamento, na política e na economia, em nível global.

Alan (@coracaodeleitor) 07/06/2021

Escolhido como o melhor livro do ano pelas publicações Fortune, The Economist, Inc. Magazine, Newsweek e Financial times (voltadas para o ramo dos negócios), Sem filtro conta a extraordinária história de como o Instagram se tornou o aplicativo mais bem sucedido do mundo.

A empresa hoje avaliada em mais de 100 bilhões de dólares, vem influenciado nossa vida, cultura e comportamento ao longo de apenas 10 anos.

Aqui a jornalista Sarah Frier nos conta como se deu esse crescimento e como o Instagram mudou a forma como se fazem negócios nos mundo de hoje.

Ela também mostra todos os reflexos do aplicativo na nossa sociedade atual e como ele pode também ser perigoso exigindo que fiquemos horas on-line até alterando nossa percepção da realidade.

O Instagram é uma verdadeira revolução. E acho que pra quem consome muito conteúdo por aqui ou quem trabalha com auxílio dele é um livro essencial.

Podemos entender melhor a ferramenta e ter muitas reflexões positivas também.

De fato uma leitura muito enriquecedora. Recomendo demais.

Luiza 27/10/2021

Interessante e perturbador
Eu adoro livros de biografia, seja de pessoas ou de empresas, e com o livro "Sem filtro" não foi diferente. O livro conta a história da criação do Instagram e foi escrito pela repórter especialista em mídias sociais Sarah Frier.

O livro é amplo, aborda começando antes da criação do Instagram, passando pela concepção da ideia, a criação do Burbn, a transformação na primeira versão do Instagram, o surgimento dos primeiros filtros, os storys, a abertura para os anúncios, a venda para o Facebook e o que aconteceu desde então.

(página 51)
"Reportagens refletiram posteriormente sobre a origem do Instagram, creditando ao aplicativo o timing perfeito. Havia nascido no Vale do Silício, em meio a uma revolução mobile, no momento em que milhões de novos consumidores de smartphones não entendiam o que fazer com uma câmera no bolso."

É impressionante também a abordagem da autora sobre os efeitos do Instagram na mente das pessoas, principalmente adolescentes. Esse é um tópico sensível, muitas vezes evitado quando se fala sobre o Instagram.

(página 335)
"A pergunta mais importante agora é: 'Somos bons para as pessoas?'
[...] Essa questão está começando a aparecer mais do que nunca no discurso público. No Reino Unido, o Instagram teve que responder pelo suicídio de Molly Russel, de 14 anos. Ao examinar a conta da filha após sua morte, seu pai culpou o aplicativo ao encontrar material relacionado a modos de se machucar e depressão. Nos Estados Unidos, o Facebook teve que responder a perguntas no Congresso sobre as drogas à venda no Instagram."

Quando eu li esse livro fiquei tão interessada que parei várias vezes para encontrar as fotos que são referenciadas no livro: fotos do criador do Instagram, fotos relevantes de influencers, primeiras fotos de anúncios… Fiz uma imersão completa em tudo que foi apresentado ali.

Senti falta de uma abordagem mais balanceada quando se trata da briga Instagram X Facebook. A impressão que tive é que a autora optou por trazer o Facebook somente como vilão da história. Entretanto, o livro continua sendo uma aula de um milhão de dólares sobre estratégia e criação de novos negócios no Vale do Silício.

Dilaine 17/06/2021

Leitura introdutória
Os capítulos dos livros são divididos nas principais mudanças e ações que aconteceram na história do Instagram até o momento.
Desde a criação do nome e da ideia, até a saída do CEO's e a mudança de diretoria.

O livro é escrito como se fosse realmente contando a história do instagram, com datas, ações e vida das pessoas por traz dessa startup.

Eu gostei que a autora citou o "Beco do Batman em SP" no livro, dizendo que ele se tornou muito atrativo depois da criação do instagram.

E ai que traz a gente para uma palavra que também surgiu com a criação da rede social, que foi o termo "instagramável"

Um livro bom para quem tá começando.

Kamylla.Lemos 14/08/2021

É um livro bem interessante, que conta detalhes da história do Instagram. Vale a leitura para quem quer conhecer mais sobre a empresa

Gabriellhcg 06/09/2021

Sem Filtros
Em 384 páginas podemos ler um fantástico trabalho de Sarah Frier, jornalista que, sem muita enrolação, indo diretamente ao ponto e usando de factos invés de especulações, traz um livro que de certa forma, não supreende, mas que revela muita coisa por detrás dos "bastidores" da empresa como Instagram, Facebook, Twitter, entre outras.
Frier conta desde da ideia da criação dos fundadores da aplicação Instagram, até a potência que hoje temos, que, querendo ou não, influência muito e molda a realidade para alguns.
Livro interessante, uma escrita leve e de fácil entendimento, que não aborrece e nem atrapalha. Pelo contrário, acabando um trecho, já queria ler outro e mais outro.

LariLeitão 05/06/2021

Intrigante
A reunião de fatos reais com várias abordagens torna o livro incrível principalmente quando, concomitantemente, se faz pesquisas com publicações da época. Super recomendo!!!!

deixaq.teconto 28/03/2022

?Existem muitos produtos icônicos. A Coca-Cola é icônica. O Instagram não é só icônico; é um fenômeno.? - Guy Oseary
O livro conta toda história do Instagram desde o seu nascimento até os dias de hoje com a geração dos influencers.

-Lorrainy Delfino

Ju 08/03/2022

Frier narra, de maneira leve e descontraída, a história do Instagram, desde antes da primeira foto até o final de 2019.

A visão de Systrom e Krieger de criarem uma rede artística, onde os usuários poderiam resignificar paisagens comuns da nossa rotina é inovadora. O tanto que eles lutaram para que o Instagram se mantivesse assim é inspirador. Entretanto, quando se está no Vale do Silício, é preciso saber a hora de largar e seguir em frente.

Não é que Sarah tentou representar Mark como o vilão - ela simplesmente escreveu sobre fatos que já sabíamos, mas teimamos em esquecer ou ignorar.

Terminei o livro com mais vontade do que nunca de excluir minhas redes "from Meta".

Nick 14/06/2022

Negócios e mercado
Ao julgar o livro pela capa, talvez não seria um livro que eu escolhesse ler diretamente, mas depois de concluir a leitura, confesso que é um excelente livro de negócios, sobre mercado e também de relacionamento empresarial, porque conta toda a relação da criação do Instagram, sua compra e desenvolvimento como parte do grupo Facebook.
Dá para entender quantas coisas são envolvidas nesses casos e como elas podem mudar no decorrer do tempo. Um exemplo disso, é que os antigos donos do Instagram tinham uma visão totalmente diferente do que o app era, em comparação do que foi se tornando e do que é hoje.
Acredito que valeu a leitura e o aprendizado ??