Vandrad, o Viking

Resenhas - Vandrad, o Viking

Caroline 29/03/2022

Parece um clássico conto de fadas, mas sobre Vikings! Adorei
Resenha por @carolinetargino

"Essa viagem será como flocos de neve caindo no mar, mas quem pode escapar ao seu destino?"

Estein Hakonstad era filho de um dos governantes independentes que reinava na Noruega. Sendo o único filho vivo, jurou vingar as mortes dos seus irmãos. Restava encontrar os assassinos do seu irmão mais velho, que teve seu lar incendiado com ele dentro. Atitude tal, que Estein considerava covarde para qualquer Viking, mas, não tinha suspeitas do paradeiro dos assassinos.

A história tem início com Estein embarcando rumo ao oeste, em direção ao desconhecido, motivado pelos relatos de homens que haviam regressado repletos de tesouros, advindos de saques a mosteiros e províncias ricas em ouro mas pobres em defesa.
Prestes a embarcar, um velho vidente, o alerta que: muitos que o acompanharão nesta viagem, virarão comida de peixe, e Estein passará por uma grande mudança sendo o seu destino, incerto.

No início da viagem, suas tripulações são acometidas por uma forte tempestade, muitas naufragam e se perdem. Em seguida, são atacados por uma esquadra de ferozes vikings. Estein perde muitos homens, e ferido, é tragado pelo mar e suas correntes.

Ao ser resgatado do mar por um bela donzela cristã, de antepassado viking chamada Osla, ele se apresenta como Vandrad, o Azarado, e se recupera dos ferimentos numa pequena ilha, tendo como anfitriões Osla e seu pai. Pouco a pouco ele se afeiçoa a eles, e percebe estar "enfeitiçado" por Osla. O príncipe Viking se questiona se poderia abandonar quem ele era e viver ali com sua amada. Mas, o espírito e sangue viking corriam pelo seu corpo e o mar o chamava. É quando ele descobre que o último dos assassinos vivos de seu irmão, é ninguém menos que o pai de Osla.

Será que Estein irá partir, sem vingar a morte do seu irmão, ou vai optar pela vingança e pôr em cheque sua paixão? O final nos reserva muitas surpresas.

Sou apaixonada por relatos que envolvem os Vikings, e este clássico me prendeu completamente. A narrativa se desenvolve rapidamente sem parecer apressada, entregando uma história bem desenvolvida em apenas 159 páginas.
Gabriel1994 29/03/2022minha estante
Muito interessante. Já anotei! !!!!

Caroline 29/03/2022minha estante
Ele tá por R$12,90 na Amazon ? depois me diz o que achou.

Neto 03/06/2022

Precisa de Título?
Indico o livro para qualquer um que seja amante da cultura nórdica. Não tenho nada do que reclamar, pois Joseph Storer Clouston, consegue transmitir bem o ambiente norueguês onde se passa a história (desde os mais altos pinheiros em terra, até a mais forte das tempestades em alto mar). Da pra sentir o frio do inverno na pele e a brisa salgada do mar nos lábios. As batalhas gostosas demais (sem a menor piedade em finalizações e desmembramentos) e os momentos onde apenas a intervenção dos deuses é a única escapatória para as personagens, fazem do livro uma espécie de Edda Poética. Vale a pena essas 160 páginas.

Thay262 16/08/2022

Narrativa simplista, mas com um enredo imersivo (praticamente me senti junto com eles em mar aberto, num barco viking, vislumbrando todas as belas paisagens dessa aventura. Ambientação fantástica).
Um livro deveras curto, enredo simplista, leitura fluída e rápida: porém, nada disso deve ser tomado como ponto negativo. Aqui esse tipo de narrativa funcionou muito bem, promovendo imersão no ambiente onde a história se passa.

Em diversos trechos me sentia dentro da história, embalada pela narrativa do autor, a ambientação é um dos pontos fortes do livro: acompanhamos a jornada de um grupo de vikings mar a fora rumo a aventuras sanguinolenta.

O enredo é simples, os personagens são explorados na medida certa: não se aprofunda muito neles, mas também não é raso. E toda a questão do protagonista que acaba reavivando uma antiga contenda familiar, ao mesmo passo em que "cai em um feitiço/ se apaixona" pela pessoa cuja família deveria odiar, faz com que agente fique grudado nas páginas até o desfecho.

Não esperava essa aventura tão gostosa de acompanhar quando me deparei com esse livrinho, mas acabei gostando bastante, me surpreendeu.

Pontos positivos, além de tudo que já apontei:
1) A data em e foi escrito chamou-me a atenção: 1898!!! Nossa!!!

2) A leitura é de fácil entendimento, oque desmente a falácia da que todo "livro antigo possui linguajar difícil". Se eu não soubesse quando foi escrito, poderia jurar que era de um autor atual, jovem. Muito interessante isso!!

3) A capa feita pela editora Principis está super dentro da temática, com um viking na capa (só perde um pouco porque o elmo tem chifres, oras, relevemos), tem machados e um Vegvisir (ou Bússola Viking) na contracapa. Realmente, a editora se preocupou em fazer uma boa capa dentro da temática do livro.

Ponto Negativo:
1) Foi o primeiro livro que comprei da editora Príncipis, entendo que o conceito deles é vender livros por preços acessíveis, e por isso o material utilizado é mais "barato".
Porém fiquei desapontada com o fato das folhas serem PAPEL JORNAL. Fico triste pela durabilidade que isso terá na minha estante.
Enfim, mas pelo preço e enredo até que valeu a pena ter conhecido essa obra.

2) Alguns conceitos da cultura nórdica e termos vikings foram traduzidos muito superficialmente, eu sempre acho mais interessante manter os termos no original e criar uma nota de rodapé pra explicar o significado. Sempre penso que isso garante menos distorções.

Conclusão Geral: Foi, em sua totalidade, um ótimo livro para passar o tempo. Amei.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com

Rodrigo Fernandes 30/06/2023

Livro bom, curto.
Te leva para terras distantes, você praticamente sente o mar do norte.

Não é um livro profundo que vai mudar sua vida, criamos uma expectativa para um desfecho que se mostra relativamente simples.

juan_rubin 28/06/2022

Mundo fantástico e real.
Comecei o livro sem saber nada sobre ele, e me surpreendi. No quesito de história, pode ser um pouco confuso, principalmente pelo livro ser bem curto. Também pode não ter um enredo profundamente desenvolvido. Porém a maneira que o mundo é descrito me fez imagina-lo tão vividamente. Além do mais me tirou de uma ressaca literária que estava a um tempo. Acredito que o objetivo do livro era mostrar a cultura viking, e a história era apenas um contexto para isso.

Jean.Silva 28/02/2022

Melhor livro que já li... Sério
O meu livro favorito de todos, sem dúvida alguma e vou citar os motivos pelos quais eu amo Vandrad.

O desenvolvimento da história tem um ritmo muito gostoso de acompanhar, o início do livro te prende na narrativa e o leitor fica a espera dos eventos seguintes, o autor te leva ao mundo dos bravos guerreiros Vikings com maestria, sem te encher de informações desnecessária e entregando a dose certa de ação, romance, medo, insegurança e alegria.

Os toques de humor ácido de alguns personagens do livro me fizeram dar risadas sinceras em algumas partes, coisa que nunca aconteceu enquanto eu lia um livro.

A trama inicia bem e finaliza melhor ainda, eu amei tudo e todos, do início ao fim, recomendo a todos!

Joyce518 14/12/2022

Simples e rápida
Leitura muito boa e tranquila, o final achei um surto, por isso dei 4 estrelas kkkkkk
Gostei bastante

Aline 21/12/2022

Batalhas épicas em busca da Glória ...
Lembro que desde que vi  esse livro pela primeira vez fiquei morrendo de vontade de ler...

Apesar de ser um livro curto transborda ação, com batalhas épicas  e vikings  sempre prontos para briga, cheio de  intrigas  e promessas de vingança, na esperança de um dia  se reencontrarem e festejarem com seus antepassados nos grandes salões de Valhalla  e, é claro uma pitada de romance.

As cenas na ilha Orkney são cheias de um misticismo que me lembrou  um pouco  " As brumas de Avalon".

Este foi um ano de poucas, porém muito boas leituras. Tanto que cheguei a sonhar  com partes da história  algumas vezes.

Sparr 11/08/2023

Um clássico viking! Amei isso!
Estein Hakonstad é o único filho vivo de um importante governante da Noruega. Ele jura que se vingará da morte de seus irmãos e parte na busca pelos assassinos, quando toma seu rumo para o oeste, um velho vidente faz uma profecia surgir. Apesar de toda a pragmaticidade e das muita vezes que Estein irá se machucar, ele é um soberano bem divertido. Não é daqueles que soltam piadocas, mas tem certa presença ácida e árida que me divertem bastante. Os homens forjados no ferro, costumam ser dóceis e gentis quando recebem gentileza, firmes e corajosos em guerras, divertidos e irmanados entre si. As Eddas mesmo mostram um pouco dessa relação até entre os deuses do panteão nórdico.

Ele será atacado por uma esquadra vinique e vai se lascar bonito, mas será resgato por uma donzela chamada Osla. Ela é cristã, mas é gente boa com ele. No momento que se conhecem, ele se apresenta como Vandrad, O Azarado - e até aqui era mesmo, tadinho.

Obviamente que o coração é terra sem lei e ele vai se apaixonar por ela. Aí fica dividido entre seguir para vingar o irmão ou ficar. Mas Osla ainda terá papel nessa vingança, pois o pai dela é um dos responsáveis pela morte do irmão de Estein.
O livro tem narrativa simples, leve e bem dinâmica, muito bem construída, você pode se sentar e terminar em uma tarde. A diagramação está bem espaçada e vale o entretenimento do momento.
Sob uma análise mais profunda da relação homem - mitologia, senti um distanciamento incômodo, explicado ao ver que o autor tem a visão dos escoceses sobre o assunto e concebeu o livro com base em pesquisas, mas não se preocupou em deixar mais intrínseca a relação do homem e da fé.
Achei muito legal acompanhar essa perspectiva das expedições marítimas e a vida de herói nem tão sortudo assim!

Carolina1222 01/08/2022

Indicação perfeita para os amantes de mitologia nórdica
Vandrad, O Viking é um livro que entrega aquilo que promete.
Desde o início vemos o desenrolar do que se assemelha a uma profecia, e ao mesmo tempo que é, não é. Algo confuso, mas que deixa o leitor curioso, e é aí que o autor nos conquista.
No decorrer da história, também somos lançados a indescritíveis batalhas épicas e mortais, além de aventuras marítimas e conflitos que marcam a vida do nosso protagonista, Estein. Mais do que apenas as batalhas, algumas surpresas nós aguardam durante a leitura, nos deixando refletir por um bom tempo.
O romance é bom e leve, nos deixando de coração tranquilo enquanto lemos. A escrita também é algo que não se pode mentir, é controlada. Não é tão profunda ao ponto de dar sono, mas também não é rápida de modo que nos deixe confuso. Enfim, é ótimo.
No entanto, aviso logo que caso vc esteja procurando um livro com grande profundidade em seu mundo (assim como eu fiz) afirmo que vc não encontrará isso aqui. Apesar disso, vale MUITO a pena.