O Tempo e o Vento

O Tempo e o Vento Erico Verissimo

Resenhas - O tempo e o vento

Paula 04/02/2021

As vezes foi difícil continuar, pois o personagem de rodrigo cambara é tão desagradável e hipocrita, que dá náuseas. Interessante como o autor explora o lado ruim do personagem com reflexões, podendo ter a oportunidade de mostrar o lado bom e ruim de tudo

Vanessa.Oliveira 18/09/2020

A leitura desse livro é mais uma experiência do que qualquer outra coisa. E que experiência! É como ter feito uma viagem ao Rio Grande do Sul durante 200 anos de sua história pra acompanhar de modo íntimo a saga de uma família e a formação de um povo. E ressalto bem o aspecto do "povo" porque apesar dos fatos históricos, acontecimentos e reviravoltas estarem sempre bem presentes na história (que é interessantíssima, daquelas que não dá vontade de parar de ler!) o que se destaca é a criação dos personagens, com personalidades tão vívidas e o modo como se relacionam com a cultura de sua terra, que funciona aqui como uma versão "micro" do que seria a própria formação do povo brasileiro. Destaque aqui para o sempre presente "choque" entre as "forças" masculinas e femininas na história, que é um dos aspectos que acho mais interessantes na obra, uma relação complexa de sofrimentos, alegrias, romances, "embates", em que não existe uma parte fraca, mas meios diferentes de demonstrar força e de ser parte na construção de um povo e no enfrentamento das dificuldades impostas pelas circunstâncias quase sempre adversas, tensas e conflituosas enfrentadas durante um bom período da história por aquela região do Brasil. Enfim, é uma experiência riquíssima! Para construir a saga o Érico Veríssimo se utilizou de prosa, poesia, narrativas em diários, crônicas, e muito mais; não é uma leitura linear, há várias mudanças de gênero, idas e vindas no tempo, mas em momento nenhum a história fica confusa ou perde o fôlego. É daquelas que realmente permanece com você.

Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
“O tempo e o vento”, de Erico Veríssimo, me acompanhou durante dois anos. Comecei a ler no início de 2018, quando ainda morava em São Paulo, e finalizei a saga no fim de 2019, já morando de volta em São Luís. Ao todo, foram 7 volumes das três partes do livro!

Assim como o livro me acompanhou, eu acompanhei a história da família Terra Cambará durante um século e meio! 😱 Eita mundo velho sem porteira, já diria o Liroca. Acompanhei também, junto a narrativa dos personagens, também as lutas e a história do Brasil, que serve não só de plano de fundo, mas de base para esse romance.

“O tempo e o vento” com certeza é um dos livros mais interessantes e bem escritos que já li, com personagens tão bem descritos e histórias tão bem conectadas. Finalizei o livro com aquele ar de saudade que somente os bons (poucos!) deixam!

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Rosana.Brito 24/03/2020

Noite de vento... Noite de mortes
Épico. Extremamente viciante. Assisti primeiro a série na TV.. qdo lia, parece que ouvia o tema de abertura do Vinicius de Moraes . Bibiana e Capitão Rodrigo, são eternos .

cecilia.mendonca.583 30/12/2018

Um romance épico
Extraordinário, envolvente, espetacular, sensível.

Mel Bee 04/12/2018

Melhor livro
Definitivamente o melhor livro que já li na vida. Riquíssimo em detalhes e em cultura do Sul do Brasil. Enredo perfeiro que cativa o leitor do início ao fim.

Marcos.Leandro 14/04/2015

Um prato cheio de romance e História

O enredo do livro se desenvolve juntamente com a evolução da história do Rio Grande do Sul, desde a chegada dos jesuítas espanhóis, até emancipação do estado, as personagens também são desenvolvidas com características regionais porém riquíssimos em detalhes e em comportamentos, o centro do enrendo gira em torno de duas famílias os Terra e os Cambará, e logo após Ana Terra casar com Rodrigo Cambará torna-se apenas uma família, essa família vive disputas sangrentas com os Amarais, primeiramente por politicas pois cada família decide tomar um lado entre federalista e republicanos, mas isso vem muito antes desde os primeiros livros da trilogia.

vibrei com capitão rodrigo quase terminando de marca o "R" na cara do capitão Amaral, senti raiva quando o capitão estava em jogos quando sua filha morreu, entristeci na morte do fandango, e fiquei tenso com os terra-cambará liderado por Licurgo preso em um casarão pelos amarais, morri de ri com a velha Bibiana com uma cartucheira ameaçando dar tiro em todo mundo que tentasse arrancar sua árvore.

em fim é uma leitura grande são sete livro divido em uma trilogia : o continente, o retrato e o arquipélago, mas como citado acima e uma experiencia única pois este livro te faz sentir uma variedade de emoções, tanto te emociona como comove

no meu ponto de vista essa foi a melhor obra de Érico Veríssimo, (5 estrelas)

Micaela 17/12/2015minha estante
Não é Ana Terra que se casa com Rodrigo Cambará e sim sua neta Bibiana Terra, quando Rodrigo entra na história, Ana Terra já é falecida.

Kimberly30 16/02/2013

O Tempo e o Vento - Uma viagem maravilhosa na História do Brasil
Bom, para não me tornar muito repetitiva, acessem o http://wp.me/p31II8-2y, resenha que está no meu Blog Estante Cultural.

Hester1 24/12/2011

Nao há o que dizer sobre este livro. É Érico Verissimo, ponto final.