Guerra Cultural

Guerra Cultural Stephen R. C. Hicks

Resenhas - Guerra Cultural

Alê Guimarães 24/12/2023

Explicando o Pós-modernismo
Stephen R Hicks faz uma abordagem ampla sobre o que é o pós-modernismo dentro de perspectivas filosóficas, políticas e culturais desde seu germe iluminista ao ser parasita pós-moderno. Excelente leitura para entender as convicções ideais do nosso tempo.

Matheus.Toussaint 25/12/2023

Guerra Cultural

Originalmente, o livro refere-se ao conflito entre tradicionalistas, liberais clássicos (ou valores conservadores), e democracia social, progressistas no mundo Ocidental, assim como em outros países.

Mas não só isso, ele também fala da verdade.

De início, as Guerras Culturais vem influenciando o debate sobre história, ciência e a outros programas em todas as sociedades do mundo. Juntando entre eles, pensadores, religiosos e historiadores para tentarem chegar em um consenso, mas no qual não estão chegando nem perto de uma direção universal como um todo com o passar do tempo.

Os debates modernos giravam em torno da verdade e da realidade, da razão e da experimentação, da liberdade e da igualdade, da justiça e da paz, da beleza e do progresso. No contexto pós moderno, esses conceitos sempre aparecem entre aspas. Suas vozes mais veementes nos dizem que a ?verdade? é um mito; a ?razão?, um constructo eurocêntrico do homem branco; e a ?igualdade?, um disfarce de opressão. ?Paz? e ?Progresso? conflitam com demonstrações cínicas e cansadas de poder - ou com ataques explícitos ad hominem.

Resumindo, em quase todo o conteúdo publicado, que a verdade está sendo distorcida, que o que antes era correto e era reconhecido como algo ou até mesmo ?lei universal?, as pessoas estão distorcendo como algo relativo, que um ato que é considerado universalmente errado, não é mais errado, porque devemos olhar aos olhos e o momento/situação que algo está acontecendo.

Um exemplo? Uma agressão ou um roubo. Em um contexto universal, é errado e a pessoa deve ser penalizada. Em uma forma distorcida, as pessoas querem poupar o ser por tentar entender o que o levou a fazer isso, sendo assim, não incriminá-lo por algo.

Essa é uma luta que vem por séculos acontecendo e cada vez mais ganhando poder e espaço em discussão gerando mudanças no que era óbvio, a verdade.