A Todos os Indígens e Aliados

A Todos os Indígens e Aliados Yaguarê Yamã

Resenhas - A Todos os Indígens e Aliados

Lethycia Dias 14/10/2020

Uma verdadeira aula
É difícil resumir esse livro em poucas palavras, mas vou tentar. Talvez você não saiba, mas povos indígenas estão em todo o Brasil e na América do Sul, Central e do Norte, falam diversos idiomas - inclusive os idiomas oficiais dos países em que vivem -, podem viver em reservas especiais e aldeias ou nas cidades, produzem arte e cultura, estudam em escolas e universidades, escrevem livros e participam da política - e há centenas de anos resistem contra o genocídio do qual são vítimas, contra o isolamento geográfico e cultural, o etnocentrismo, os preconceitos e o ódio. E, se você não fazia ideia de nada disso, esse livro pode representar uma mudança de pensamento para você.
Yaguarê Yamã é um escritor e ativista com vários livros já publicados, e nesse livro faz uma análise do movimento indígena hoje em dia, e das relações entre povos indígenas e não-indígenas no passado e no presente. O livro é composto por textos curtos, bastante simples e diretos, que são introduzidos por dois poemas.
Os textos desse livro tratam de diversos assuntos que permeiam as vidas de pessoas indígenas e a forma que são vistas em territórios dos quais seus ancestrais foram desterrados para então serem perseguidos, demonizados e escravizados. É importante lembrar esse contexto histórico, porque essa é a origem da situação em que vivem os povos indígenas hoje.
O autor começa respondendo a vários mitos e estereótipos construídos ao longo do tempo sobre povos indígenas, sempre reafirmando que cada povo é uma nação, com cultura, idioma e particularidades próprios e que não se pode generalizá-los como se fossem uma coisa só. Da mesma forma, ele também corrige termos desrespeitosos que muitas vezes utilizamos para nos referir aos povos indígenas, como a própria palavra índio, assim como a palavra tribo. Em vez disso, deve-se usar indígena e etnia, povo ou nação.
O combate a estereótipos também está ligado a outros temas essenciais no livro: a busca pela ancestralidade e a reafirmação da etnicidade. São duas coisas que o autor considera importantes para todo indígena, em resposta ao apagamento histórico de suas culturas e à hegemonia cultural do "homem branco".
Outro assunto muito importante diz respeito às políticas de Estado anti-indigenistas (seja de isolamento, tutela, discriminação ou genocídio escancarado) que fizeram parte da nossa História e ainda são praticadas, inclusive pelo atual governo brasileiro. A resposta a essas políticas, na visão do autor, é a luta dos povos indígenas por autonomia política e representação em partidos políticos e cargos eletivos, para a construção de leis e políticas públicas que tenham os indígenas como protagonistas ou que respeitem suas opiniões e necessidades.
Finalizo essa resenha afirmando que "A todos os indígenas e aliados" é um livro importantíssimo - uma verdadeira aula sobre sociedade, democracia, cultura, política e sobre convivência entre grupos humanos diferentes. Por isso, recomendo a leitura para qualquer pessoa, mas especialmente para quem deseja se informar mais e para quem sonha com um mundo mais justo.

site: https://amzn.to/3nOcx9L