O Incorreto no Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

O Incorreto no Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Renato Venancio

Resenhas - O Incorreto no Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Laize.Fernandes 10/02/2022

O texto foi escrito com a intenção de fazer uma análise mais profissional das afirmações feitas por Leandro Narloch no "Guia politicamente incorreto da História do Brasil", visto que, os discursos veiculados pelo jornalista no guia podem ser perigosos se absorvidos ao pé da letra pelos leitores.
A discussão feita pelo historiador Renato Venancio é de fato interessante, usando fontes e grandes nomes da historiografia para apontar em que momentos Narloch se equivoca, exagera, ou distorce a pesquisa histórica. A linguagem é de facil acesso, além de ser uma leitura rápida, até porque a própria escrita foi feita de forma rápida, o que faz com que o próprio historiador tenha cometido seus deslizes...
Contudo, a leitura é de fato útil, e a iniciativa de Venancio deve ser seguida pela comunidade acadêmica no geral, para combater o tipo de conteúdo que Narloch e outros negacionostas disseminam, que acabam por atingir o próprio Ensino de História na rede básica, e a sociedade no geral.
Recomendo leitura principalmente para professores, pode ser um bom apoio para estarmos preparados no momento em que algum aluno ou colega cair na mentira de que um livro como o guia pode "desmentir" anos e anos de estudo e pesquisa profissionais.
karou 11/02/2022minha estante
???

karou 11/02/2022minha estante
resenha mt legal

Vitória Kusiak 25/07/2022minha estante
Ótima análise! Me ajudou bastante a entender o cerne do debate

rdrg 16/08/2021

15 dias pra escrever rs
... e é bem boa a crítica, bem curta e direta.
Linguagem fluida e uma caminhada rápida pela história do Brasil.

Vee 05/07/2021

Uma boa análise historiográfica sobre uma obra de qualidade duvidosa, tem muita coisa errada sendo divulgada como verdade absoluta.

Vinícius 16/05/2021

Leitura mais que necessária, embora o autor também cometa seus deslizes. É claro que como historiador, defenda seu ofício. E defende bem.