Fora do Meio

Fora do Meio Jards Nobre

Resenhas - Fora do Meio

Jordan 04/09/2021

Resenha feita pelo @clube_dagente (Instagram)
Você já se sentiu “por fora” de alguma situação, sem conseguir se encontrar, sem conseguir se reconhecer dentro do seu espaço interior e exterior?
O livro "Fora do Meio", do escritor cearense Jards Nobre, faz-nos pensar sobre como é estar com tudo muito organizado e, a partir de um fato, somente um fato, tudo mudar e não ter controle das situações que acontecem.
Com muito suspense e uma linguagem superatual, "Fora do Meio" nos permite experimentar sensações de anseio, medo, taquicardia e surpresa a cada fato novo que acontece.
O enredo começa com a procura de Ernesto por seu irmão, Dalton, que sai de sua cidade, Curral de Pedras (isso mesmo, aquela cidade do primeiro livro) para Fortaleza em busca do sonho de ser modelo. Dalton desaparece misteriosamente, e Ernesto, preocupado, decide procurar seu irmão na cidade grande.
Começa então uma viagem pelos lugares mais belos de Fortaleza e sua Beira-Mar. Jards descreve a cidade de tal forma que parece que andamos naquelas ruas, sentimos a brisa das ondas, o vento nos cabelos e o cheiro que exala do mar que nos permite ser inebriados por esse misto de sensação.
O fato da história se passar na atualidade nos conecta às situações e aos recursos tecnológicos tão característicos que usamos hoje, tais como: os aparelhos celulares, os aplicativos de conversa, de busca de namoro, de comida, de transporte etc.
A todo momento parece que estamos assistindo a uma série ou a um filme, pois as cenas são deliciosamente impactantes e surpreendentes. O que nos deixa altamente intrigados e nos permite confabular sobre o desenrolar da história, construindo várias explicações para o que aconteceu e querendo até predizer o que vai acontecer.
No final da história, tudo é esclarecido e, muitas de suas teorias, não podem se concretizar, porque o autor escreve o seu final de modo surpreendente e encantador.
Eu, que nunca gostei de histórias de suspense, aprovo e desejo ler mais a partir do que aconteceu em "Fora do Meio".
É uma leitura que vale muito a pena. Leiam! Jards Nobre nunca decepciona! Ao contrário disso, aprimora-se cada vez mais na arte de encantar o leitor.

site: @clube_dagente

entrecapasepaginas 28/10/2021

Perfeito!!!
Olá leitores! ?
Provavelmente você já esteve ou se sentiu por fora de alguma situação, ou já se sentiu não fazendo parte daquele"meio" . Meio de pessoas diferentes de você. Se sua resposta for sim (e sei que será) , você precisa ler esse livro. ?
?Jards Nobre, é um escritor cearense. Sua obra é muito reflexiva, nos faz refletir na vida, nas coisas que vivenciamos no nosso dia dia, como é viver com tudo certinho no seu devido lugar, e quando algo acontece, tudo muda e você não ter mais controle de nada. Ja viveu isso? (Se a resposta for sim e sei que será, leia esse livro). ?
?A narrativa é super moderna, atual e carregada de suspense. Por muitas vezes beirando o thriller, pois são sentimentos de medo, angústia, e muitas surpresas ao decorrer da história.?
?Ernersto está a procura de Dalton, seu irmão que decidiu sair da sua cidade e ir para Fortaleza em busca de seu sonho : ser modelo. Porém, ele desaparece sem deixar rastros, e Ernesto decide procurar seu irmão. ?
?O leitor passeia pelos lugares mais bonitos de Fortaleza (algo proposital do autor) . O autor descreve cada detalhe de uma forma ímpar, com gosto e com brilho nos olhos (mesmo nós leitores, não vendo) . ?
?Em muitos momentos parece que estamos assistindo a um documentário sobre a região, de tão bonito que é a descrição do autor. ?
O leitor busca diversas teorias sobre tudo que aconteceu, e no final da história tudo é esclarecido. Oh sim, temos um final esclarecedor aqui, não se preocupem! ?
O livro vale muito a pena, Jards nos mostra a "cara" de Fortaleza. O livro está disponível em formato físico e vocês podem adquirir direto com o autor. A diagramação está perfeita, a capa é bem bonita. ?
Aquele suspense a lá Harlan Coben. ?
Faça parte dessa leitura!! Não fique fora do meio....bom, nesse caso não seria ruim né? ?

Jef 21/01/2024

UM ROMANCE POLICIAL NO CEARÁ
?Fora do meio? é um romance policial que se passa na cidade de Fortaleza. Ernesto, uma personagem central do livro, mora em uma cidade no interior do Ceará. Dalton, irmão de Ernesto, também morava nesta mesma cidade, porém decide se mudar para a capital cearense, visto que buscava sucesso profissional na carreira de modelo. No entanto, ninguém consegue contato com Dalton após sua partida. O que teria acontecido com Dalton? É o que Ernesto decide descobrir. ?Fora do meio? é uma narrativa envolvente, que nos deixa tão apreensivos para encontrar o paradeiro de Dalton quanto seu irmão está. Quem já conhece a cidade de Fortaleza irá relembrar diversas ruas por onde a narrativa se passa, quem ainda não teve a oportunidade de visitá-la irá conhecer um pedacinho da cidade, mesmo que não estava caminhando por ela.

Tony 24/02/2024

É um bom livro...
No começo do livro tudo acontece muito rápido (e isso não é um elogio). O autor poderia ter se furtado de detalhar coisas que não necessitavam de taaaanta explicação, tais como:"fulano ativou os dados móveis do celular para...", "sicrano foi na Playstore, clicou pra baixar, inseriu email, bla bla bla", "beltrano pediu a senha do wi fi", chegou a parecer que o público-alvo é o infantil. Também notei que o livro é muuuuuito segmentado para quase só, somente e exclusivamente a população de Fortaleza/Ceará, visto os demorados (de novo) detalhamentos de nome de rua, de localidades conhecidas principalmente por Fortalezenses. O meio do livro fica bem interessante e desperta curiosidade, só que me parece que o autor preferiu uma solução fácil pra resolver o mistério. Alguns questionamentos que o livro propõe no começo/metade são respondidos de forma fácil e pueril. Não ficou exatamente claro pq a uma moça la foi morta depois de atender uma ligação. Em suma, acho que é um livro bom, e talvez seja uma boa indicação para quem não tem muito hábito de leitura, pois o texto flui facilmente, não tem muitos rodeios. A revelação final pode decepcionar, mas ainda assim acredito que valha a leitura como passatempo.