1984

Resenhas - 1984

1 | 2 | 3 | 4

Filipe 07/08/2022

Assustador
Um clássico escrito por George Orwell. Mostra como é o mundo em que um partido totalitário assumiu o poder. Me assusta ver como o Partido vigia e controla a vida das pessoas nos mínimos detalhes. As pessoas perdem totalmente a liberdade, de agir e até de pensar. E ao observar o cenário político internacional atual, da um medo que esse livro se torne realidade.

Paloma Oscar 12/07/2022minha estante
1984 provocou um "boom" tão grande na minha cabeça que fiquei algum tempo sem iniciar uma nova leitura, pra dar tempo de digerir ?

Jhymmy0 15/07/2023

Liberdade
Um livro que mostra como é bom ter liberdade para pensar, vou ter que ler de novo para entender melhor, mas é um ótimo livro

Daniel1112 18/07/2023

1984 - George Orwell
O livro narra a história de Winston Smith, homem de meia idade e membro do Partido Externo. Trabalhava como funcionário do Ministério da Verdade, onde reescrevia e alterava dados de acordo com os interesses do Partido. Os capítulos do livro podem ser divididos em três partes: a primeira parte relata como era a sociedade criada por George Orwell, uma sociedade inspirada na opressão dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40. O mundo era dividido em três nações distintas: Oceania (onde Winston vivia), Eurásia e Lestásia, territórios que se mantinham em guerra uns contra os outros. Cada nação era governada pelo Partido, que era coordenado pelo Grande Irmão (Big Brother) e pelos membros do Partido Interno. O restante da população era dividido entre os membros do Partido Externo e a prole. Os membros do Partido Interno eram pessoas ricas e com benefícios, já o Partido Externo não possuía benefícios, mas não era totalmente abandonado quanto à prole. O lema do Partido era:

?GUERRA É PAZ, LIBERDADE É ESCRAVIDÃO E IGNORÂNCIA É FORÇA?.

O Partido era representado pelos quatros Ministérios, o da Verdade, responsável por tudo que é escrito seguindo a lógica de que o Partido é infalível e nunca errou. O Ministério da Paz, responsável pela guerra, o Ministério da Fartura, responsável pela economia e o Ministério do Amor, responsável pela espionagem e controle da população. Como ferramenta de espionagem, eram usadas as teletelas que observavam todos os membros do Partido a todo instante. A segunda parte do livro conta a revolução interna de Winston, pois ele não concordava com os ideais do Partido. Winston conhece uma jovem chamada Julia e começa a ter encontros escondidos com ela, pois relacionamentos eram extremamente proibidos pelo Partido. Comprar no mercado comum, usar qualquer tipo de adereço, ficar muito tempo sozinho ou andar nos bairros onde a prole vivia eram, também, proibidos. A terceira parte mostra o desfecho do livro, onde Orwell evidencia que a prática totalitarista é eficiente em manter a ordem, pois as pessoas que eram pegas pelo Ministério da Verdade sumiam e todas as evidências de sua existência eram apagadas ou eram torturadas e reeducadas para voltar à sociedade.

kaique.lv 29/04/2024

Um dos meus livros favoritos desse ano
Entrei em ressaca literária de um ano e meio e voltei a ler por esse livro e ele me lembrou como é bom ler mesmo eu não consegui parar de ler esse livro tudo nele me deixou pensando e com certeza daqui um tempo lerei ele de novo.

Lorena.Souza 28/09/2022

É pra refletir
Esse livro é bem pesado, mostra o quanto uma sociedade pode ser alienada descaradamente, além da aceitação da enorme desigualdade social e econômica. E deturpação da liberdade, justiça e igualdade é feita de forma tão sistemática que é possível notar como as pessoas são enganadas a esse ponto. O que esse livro mais me ensina é que a educação com certeza é chave pra libertar nossa mente de qualquer amarra que tentem nos colocar, é um direito que precisa ser levado mais a sério.

alencgustavo 01/04/2022

Leitura obrigatória para todos os públicos
Sem sombra de dúvidas, dos livros de Orwell, este é o melhor. O livro trás o protagonista Winston Smith vivendo em uma realidade em que as pessoas não têm direito a pensamento próprio e devem ver apenas aquilo que o partido, liderado pelo Grande Irmão, aceita que elas vejam. Há uma forte crítica ao modelo econômico do socialismo de Marx, o que torna o livro bem interessante. O fato de as pessoas estarem sempre sendo vigiadas pelas "teletelas" e a forma como o partido manipula as crianças para delatarem seus pais caso estes cometam algum "pensamentocrime" é bem sugestivo. No geral, recomendo esse livro para todos que ainda não tenham sua ideologia política formada e para aqueles que pretendem tirar um pouco do conteúdo apresentado.

Eduzawardo 29/10/2022

Ratos
Em 1984 que curiosamente foi escrito em 1948, temos a grande história de Winston, que não é meu ponto a ser comentado aqui, mas sim recomendo completamente a leitura da obra, se for uma pessoa forte de coração, pois as nuances entre o "partido" e a política de nosso país são no mínimo assustadoras.
Única parte desgostosa desta versão são alguns comentários irrelevantes do tradutor.

Bia 24/11/2022

Péssimo
Entendi foi nada desse livro!! É interessante pra quem gosta desse tipo de gênero, mas eu não gostei, achei péssimo de verdade. Passei 3 meses pra terminar de ler pq é um livro em si muito chato e cansativo, tem algumas partes interessantes, mas é um livro mto confuso, não gostei.

2r2s 17/06/2023

Esse livro é insano e absurdo num sentido bom, essa vibe psicodélica no final ME SENTI MALUCA
george orwell como vc consegui pensar nisso tudo????
todos deveriam ler

Gustavo Rafhael 16/01/2022

1984, uma distopia escrita por George Orwell em 1949 para servir como crítica aos governos totalitários.
O personagem principal é Winston, um homem que trabalha para o governo no Ministério da verdade com a função de alterar fatos do passado ao bel prazer do Partido, que é o controlador de tudo e de todos através da figura do Grande irmão.

O mais louco, e até tenebroso, é ver que mais de 72 anos depois da primeira publicação do livro ainda há lideres e pessoas comuns que flertam de forma descarada com alguns dos fatos citados na história. E o pior é que se pararmos parar refletir pode ser que não estejamos muito distantes da Londres fictícia criada por Orwell.
E é impossível não fazer correlação com o Brasil atual, onde temos gabinetes paralelos que manipulam dados e fatos para empurrar uma falsa narrativa na intenção de manter o seu séquito. Ou até mesmo o fato de a Oceania do livro sempre estar em guerra com algum outro continente, sempre terem um inimigo para assim manter a população com medo, isso não é nada diferente do que o governo faz hoje aqui sempre inventando um inimigo para combater, um inimigo que quer aniquilar a família, os bons costumes, que tem uma conspiração para matar o líder da nação, e por aí vai.

Então, resumindo, o livro é muito bom. o ritmo não cai em nenhum momento, o frenesi vai do início ao fim, e ainda tem dois plots que me deixou bestinha por não estar esperando. É o tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Ah, e o famoso programa ruim de TV Big Brother foi inspirado por esse livro.

João 05/11/2021

"Para o futuro, para os ainda não nascidos"
Com um final incrível e assustador, você termina a leitura imaginando o quão próximo a sociedade pode estar da distopia do livro!
O autor passa a mensagem de como o extremismo político pode dar lugar a regimes totalitários (de qualquer âmbito político).
Além disso, ler um pouco sobre o contexto em que o livro foi escrito também colabora para um maior entendimento!
Leitura muito fácil e fluida, todos deveriam dar uma chance!

Botz 12/02/2023

Uma obra renomada, mas não me agrada
Finalmente acabei, leitura confusa, pesada, densa? eu so queria acabar logo e finalmente foi. Falam muito desse livro, traz muita reflexão sobre a sociedade atual, mas sinceramente? Não recomendo não

Gabryelle2 14/03/2024

Livro interessante mas muito cansativo de ler, acredito que devo ler pela segunda vez pra melhor compreensão. Se você não for acostumado em ler livros com muitas informações, não recomendo.

Jobs 07/09/2021

Posição merecida
1984 não é um clássico a toa. Orwell faz um trabalho excepcional em conduzir uma excursão espiralada para dentro da mentalidade da sociedade da Oceania. De início, a possibilidade de um governo alterar descaradamente fatos históricos, afirmar coisas que vão na direção contrária de tudo que dizia até o dia anterior e a obediência cega e desprovida de qualquer insurgência parecem elementos poucos críveis. Isso muda quando George Orwell destrincha o sentimento que permeia essa sociedade, fundamentando na ideia de que nada existe, tudo é falso e, portanto, tudo é possível. É tão paradoxal quanto verdadeiro.

A dinâmica solitária de Winston e Julia revela as complexidades que são frequentemente anuladas no ambiente autoritario onde vivem. A terceira parte é especialmente crua, cruel e brutal.

1 | 2 | 3 | 4