Matilde

Matilde Bê Azevedo

Resenhas - Matilde

mara sop 02/08/2021

Parece ficção, mas aconteceu de verdade!
Matilde, de Bê Azevedo conta uma das histórias de amor mais inusitadas e interessantes da Idade Média. William, o Conquistador (em português traduzem pra Guilherme), o Duque normando que se tornou rei da Inglaterra, com a tempestuosa Matilda de Flandres, uma garota da mais alta nobreza, neta do rei da França.

William era o filho bastardo do antigo Duque da Normandia, e por isso tinha seu ducado sempre contestado por outros parentes que não o viam com o verdadeiro herdeiro das terras, o que gerava constantes conflitos e batalhas. Então, ele vai à Flandres para fazer um casamento diplomático e assim ter o apoio das tropas de Flandres (atual Bélgica) em suas guerras, só que não contava ficar encantado com a prometida, uma loirinha de longas tranças com muito fogo nas ventas.

Matilda é uma princesa inteligente, culta e muito, mas muito tempestuosa. Ela sabe que terá que fazer um casamento diplomático em algum momento de sua vida, e apenas espera que seja um marido à sua altura, uma neta de Robert II, rei da Inglaterra. Sua mãe já havia sido Duquesa da Normandia por seu primeiro casamento, então ela sabia que aquela visita dos primos normandos, muito provavelmente, acabaria por lhe arrumar um marido.

O casal acaba se dando bem entre conversas provocativas que acabam gerando sentimentos mais profundos. O problema é que William tem um segredo, e isso, meus amigos, pode mudar tudo!

O conto é bem curtinho, tem apenas 50 páginas, mas a história é bem desenvolvida e super gostosa de ler. Uma ótima para uma tarde preguiçosa.