O Que é a Vida?

O Que é a Vida? Paul Nurse
Paul Nurse

Resenhas -

Joao.Victor 10/07/2022

Uma leitura leve e informativa
Ler de tudo faz bem, é o que me dizem. Por isso acabei escolhendo um livro introdutório de Biologia para ler - e de fato valeu a pena.

O autor aprofunda em alguns pontos técnicos, mas sem o rigor da linguagem científica que um leigo em biologia naturalmente não domina.

A intenção é abrir o pensamento acerca da Vida e suas dimensões biologicas, orgânicas, químicas e informativas. E bom, admito que minha noção sobre a existência com certeza teve mudança depois deste livro.

Recomendo aos curiosos e aos que tem interesse em terem assuntos diversos na ponta da língua. Muito bom!

Marafa 25/06/2022

É um livro muito interessante, que divide a análise sobre a vida em 5 pontos (célula, gene, seleção natural, a química da vida e a vida enquanto informação). Por meio destes pontos, podemos analisar a vida desde sua parte mais pequena até as grandes questões que permeiam a biologia, a filosofia e a reflexão do ser humano atualmente. O autor destaca suas contribuições para a ciência (a descoberta do gene cdc2 e de sua função nas leveduras, que encontra paralelo no gene humano) e busca esclarecer algumas questões genéticas também.

Não é uma leitura tão simples, mas não apresenta muita dificuldade pra qualquer leitor, mesmo que nunca tenha tido contato aprofundado com o assunto. Em geral, serve bem aos propósitos e esclarece pontos muito importantes sobre genética e microbiologia em geral, me proporcionando alguns entendimentos que ainda não havia fixado na faculdade.

Ele ainda destaca a importância da aplicação da ciência e das inovações à sociedade, proporcionando a todos uma melhor qualidade de vida, com o que eu concordo.

Douglas.Pinheiro 25/02/2022

Revelador
Ótima leitura, principalmente para quem não é da área se biologia. Uma linguagem muito simples e clara. Me surpreendi positivamente!!

Aninha 04/02/2022

5 conceitos da biologia
O Que é Vida, por Paul Nurse (ganhador do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia em 2001, Medalha Real, Medalha Copley, Albert Einstein e outros), escrito em 2020 durante a pandemia da Covid-19, tenta esclarecer de maneira fácil e aprofundada como a vida funciona, o que a movimenta, etc.
Mas quem é Paul Nurse? Paul Nurse é um Geneticista que contribuiu bastante para o entendimento do câncer, como um exemplo, descobriu o gene que controla o ciclo celular, o cdc2 e, consequentemente, influencia na ocorrência do câncer.
O autor define a vida a partir de 5 conceitos da biologia e, ao longo do livro, vai explicando cada conceito e aprofundando cada vez mais. Basicamente, ele diz que para algo estar vivo é necessário que ele tenha/faça todos os 5 conceitos: células, genes, seleção natural, estrutura química e transmissão de informações.

Raposinha 19/01/2022

Uma enorme pergunta para ser pesquisada até hoje
Muitos biológicos se perguntam até hoje? oque é a vida? E aí sabe a resposta? Pois é, parece uma pergunta simples? mas é bastante complicada! Então você me pergunta: biólogos sabem a resposta? Não exatamente, não é algo muito definido. Mas talvez estudando você compreenda a biologia com apenas 5 passos! Escrito por Paul Nurse, um grande ganhador de prêmio Nobel da Fisiologia explica de maneira simples com um perfeito guia, que te ajudará a entender a biologia !
Raposinha 19/01/2022minha estante
Me siga, explore meu perfil, comente e curta para mais

Felipe.Camargo 10/10/2021

126°Livro do ano: O que é a vida? Paul Nurse
Ganhador do prêmio Nobel de medicina, Paul Nurse, escreveu esse livrinho para incentivar a ciência em uma era tão sombria.
Na obra se intercruzam diversas teorias a história da biologia relatos autobiográficos, principalmente enfocando a pesquisa do autor com suas leveduras e os genes responsáveis pela sua replicabilidade, estudos que possibilitaram ao autor grande contribuição para entender os mecanismos de multiplicação das células, entendendo melhor como funciona o câncer.
Nos Últimos capítulos, o autor discorre sobre como a ciência está sendo afetada em nosso mundo nos últimos anos e faz uma verdadeira apologia ao pensamento científico.
A complexidade da vida é fascinante!

Incrível meu ecletismo para ler livros! Kkk
JurúMontalvao 11/10/2021minha estante
Simmm c tá de parabéns kkk
poesia, história, filosofia, criminalística, política, economia...kkk é um leitor onívoro!!!

Felipe.Camargo 11/10/2021minha estante
????