O ser ao avesso

O ser ao avesso Fábio Ritter

Resenhas - O ser ao avesso

lasthours 14/08/2021

2 em 1
Esse é um dos melhores de literatura brasileira que li esse ano até agora.

A construção da estória e dos personagens é muito bem feita, mesmo sendo um livro curto.
Aborda assuntos importantes sobre o preconceito contra si mesmo e o recebido da família, principalmente trazendo uma narrativa de como a homossexualidade era vista antes dos anos 2000, e também o pré conceito que as pessoas tem com soro positivo.

Uma das abordagens mais importantes que o autor trouxe foi como não se aceitar e não se amar pode afetar as nossas vidas, trazer isso com um personagem que se recusa a aceitar quem era através de uma narrativa de descuido com si mesmo e contágio de uma IST é muito impactante, principalmente aos do jovens de hoje que não tiveram esse contato do que foi o surto de HIV e não entende como esse vírus funciona.

Eu amo narrativas com gêmeos, e esse sendo brasileiro e trazendo um pouco da cultura que muitas pessoas desconhecem foi fantástico.
Minha única queixa é o autor ter tornado as mulheres rivais quando ele mesmo trouxe potencial para romance (ou me iludo muito fácil) mas acho que filhos sempre podem causa isso.

Recomendo a leitura, queria muito ter a versão física pra guardar comigo a estória. ?
Fabio217 21/01/2022minha estante
Olá, agora tem o físico, porém independente pela Amazon, sem editora

natashass 12/12/2022

"Conforme foi crescendo percebeu que a privação de ser é ainda mais dolorida do que a de ter."
Essa frase que está no título consegue definir bem a história do livro. Dois irmãos, talvez diferentes para as outras pessoas, mas parecidos no aspecto mais doloroso possível. A história de alguém que é e segue sendo, mesmo com o mundo inteiro contra. A história de alguém que é, mas prefere não ser. A privação do ser poder trazer diversas consequências, e eu tenho certeza que muita gente sabe disso, e no livro percebemos que a consequência para um dos irmãos foi o rancor, a inveja e a insuficiência. É um bom livro, é triste por saber que isso ainda acontece em muitas famílias, mas é um bom livro por expor a realidade. Na metade do livro eu fiquei curiosa porque realmente não sabia em quem acreditar, então achei a história interessante porque eu adoro um mistério. Indico a leitura.

Tiarajú 05/01/2022

Irmãos gêmeos
Fiquei surpreso ao ver o nome do autor na biblioteca da Kindle Unlimited, pois conhecia-o como jornalista e não sabia que escrevia ficção. Me surpreendi positivamente com a história, cujo enredo e personagens prendem o leitor até o final. Se trata de uma história de irmãos gêmeos, de aparências, de mentiras e traições, que se passa principalmente entre Capão da Canoa e Porto Alegre. O único porém fica pela falta de revisão no texto, que ficou com alguns errinhos de pontuação e até de grafia. Nada que prejudique muito a leitura.

Maik 01/09/2021

Narrativa apressada demais
A trama do livro é bem rocambolesca e disso eu gostei, podia render uma história de novela. Meu porém aqui é que parece que eu estava lendo uma sinopse. Tudo acontece muito rápido, parece de fato só um resumo apressado de acontecimentos que seriam suficientes para centenas de páginas, até mesmo para uma série de livros, e aqui são espremidos em 120 páginas.