Viagem ao centro da terra (eBook)

Viagem ao centro da terra (eBook) Júlio Verne

Resenhas -

Ivan 30/06/2021

Um livro leve e divertido!
Viagem ao Centro da Terra é um livro clássico da literatura universal, lançado no ano de 1864 pelo autor francês Julio Verne. É precursor do gênero ficção científica no século XIX. Acredita-se que a história tenha sido inspirada em uma viagem que o próprio Verne teria feito para a Noruega e para outros países escandinavos.

Trata-se de uma aventura protagonizada pelo professor Otto Lidenbrock, pelo sobrinho Axel e pelo guia Hans Bjelke. A aventura começa na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em um domingo, dia 24 de maio de 1863. O professor Lidenbrock descobre um manuscrito do século XII que, basicamente, afirma ser possível chegar ao centro da terra. Seguem então para a Islândia em busca de uma passagem para um mundo subterrâneo que provavelmente se estende até o centro do planeta.

O livro é narrado em primeira pessoa por Axel, em forma de diário de viagem. Isso adiciona uma dose de humor curiosa, pois o narrador tem uma visão peculiar dos acontecimentos que ocorrem ao longo do livro.

O começo é bem calmo, mas à medida que a expedição vai sendo realizada, os perigos aumentam, os desafios crescem e as descobertas surpreendem. Quando chega no ápice, tudo é fantástico e envolvente.

Mesmo com a ciência limitada da época, Julio Verne conseguiu unir muito bem a fantasia com conceitos científicos. Em vários momentos os personagens discutem a probabilidade de tudo aquilo ser real, quais seriam as causas geológicas, físicas e químicas, bem como biológicas. Debatem hipóteses científicas que eram colocadas na época, como a existência – ou ausência – de grande calor interno no planeta.

Como o livro tem muitos termos científicos e faz muitas referências a locais reais, vale a pena realizar algumas pesquisas no Google, especialmente buscar imagens sobre os locais. Assim conseguimos nos situar melhor na história.

Trata-se de uma excelente história, contada de forma inteligente e com narrativa interessante e curiosa. Repleta de surpresas e de momentos imprevisíveis, conseguimos nos sentir como se participássemos da aventura. A dinâmica dos personagens também é muito bem explorada. É pequeno, com leitura rápida e prazerosa. Um livro clássico que merece ser lido por todas as idades, em especial para amantes de ficção científica.

Michele.Ventura 16/08/2021

Esse livro é muitooo bom!!

Só tem um defeito: demoram DEMAIS pra começarem de fato a viagem até o centro da terra.

Passa mais da metade do livro até eles começarem as aventuras. Mas quando começam... INCRÍVEL!! Li rapidinho, não conseguia parar de ler.

Ótimo livro de ficção científica. Entendi agora o porque Verne é tão aclamado no que escreve!

Amanda 20/09/2022

Leitura Viagem ao centro da terra
Incrível!! Muito bom mesmo! Tem cada termo dificil, fico perdida nas divagações do axel sobre pedras e épocas kkkkkk pretendo ler mais livros de julio verne

Stephanie 29/08/2021

Júlio Verne foi um escritor genial, ponto, eu poderia parar por aqui.
Lançado em 1864, esse livro traz uma narrativa muito à frente do seu tempo por discutir assuntos científicos ainda não conhecidos à época. Alguns dizem até que o autor tem um quê de profeta.
A descrição dos cenários e cenas é bastante rica em detalhes, o que te faz visualizar os lugares inéditos visitados pelo Professor Otto Lidenbrock, Axel e Hans. A despeito dessa ótima qualidade, por outro lado, em alguns momentos senti que a leitura ficou um pouco cansativa, principalmente durante a descida ao centro da Terra.
Os personagens são ótimos, com personalidades marcantes que contribuem muito para o desenrolar da história.
Recomendo a leitura!

Adrielli 17/09/2022

É tranquilo , mas no início tem tantos termos que só faltei ficar loucakkkkkk , mas no decorrer da leitura a gente acaba se acostumando.
A história é muito interessante e gostei bastante

Bianca.Garbim 14/01/2023

Me decepcionei
Queria a muito tempo ler esse livro, mas imaginei que seria um livro com muitas aventuras, mas na verdade é só enrolação, muito chato.

Bia 02/01/2023

Cheio de detalhes
Achei a história interessante e em alguns pontos até mesmo clichê, mas como um todo muito boa. Fiquei com a impressão que tudo dava certo demais, eles quase morrem várias vezes mas nunca morrem. E como de costume Júlio Verne não economiza em detalhar, dessa vez veio muita mineralogia e paleontologia, várias partes com descrições desses assuntos que, apesar de as vezes parecer maçante, contribui para a construção da história, afinal Axel(o que conta a história) é um entusiasta da mineralogia.