Estruturas da Mente

Estruturas da Mente Howard Gardner

Resenhas - Estruturas da Mente

Nick 18/08/2020

Complexo
Um livro muito interessante pra quem se interessa por psicologia.

Rose 20/11/2010

Gardner caracteriza a Inteligência Intrapessoal: “o conhecimento dos aspectos internos de uma pessoa; o acesso ao sentimento da própria vida, à gama das próprias emoções, à capacidade de discriminar essas emoções e eventualmente rotulá-las e utilizá-las como uma maneira de entender e orientar o próprio comportamento. A pessoa com boa inteligência intrapessoal possui um modelo viável e efetivo de si mesma. Uma vez que esta inteligência é a mais privada, ela requer a evidência a partir da linguagem, da música ou de alguma forma mais expressiva de inteligência para que o observador a perceba funcionando” (1995, p. 28).

Gardner argumenta que a importância de se tratar dos apectos intra e intersocial em conjunto se dá ao fato que essas inteligências são complementares e inseparáveis, visto que as pressões que necessitamos para empregar nossas inteligências pessoais são agudas, isto é, raramente encontramos um indivíduo que ao deparar-se com um problema de esfera social não recorra ao seu entendimento pessoal para resolvê-lo ou melhorá-lo. Entretanto, esse método de resolução não assegura o sucesso da tarefa.
O pesquisador defende que incluiu tais inteligências à sua teoria e as tratou conjuntamente porque elas são de grande importância em todas as sociedades do mundo, entretanto segundo o autor as mesmas foram negligenciadas pela maior parte dos estudiosos da cognição, com exceção de David Wechsler, o qual escreveu há alguns anos sobre a inteligência social.

Desenvolvimento das competências pessoais
O desenvolvimento do conhecimento pessoal ocorre de várias formas simultâneas: naturalmente/estagiária (desde o nascimento); condicionadas pela sociedade por meio da literatura, rituais e instrução formal ou até mesmo da própria busca do indivíduo à procura de terapias a fim de treinar sua capacidade de discriminação pessoal.
A seguir tratarei do desenvolvimento pessoal e natural da criança, complementando com as contribuições de Jean Piaget, o qual separou o aprendizado das crianças por estágios, iniciando-o em seu nascimento.

Vinicius 24/04/2009

Aprendi muito com esse livro observando como não existe apenas a inteligência do calculo e a linguística... Mas que cada uma se interlaça e se intercala .. Utilizei esse livro na minha monografia sobre o Método Suzuki de Violinos com uma observação analítica de oficinas de violino e por aporte de Gardenr e Suzuki observar como a Musicalização acontece naquela hora e naquele momento... foi algo que me fez crescer muito profissionalmente e também acadêmicamente...sob a luz de Gardner e alguns outros que necessitam do cadastro aqui vemos que é importantíssimo levarmos em conta a questão da Criança como alguem que pode ter qualqaue inteligência que queria desenvolver ... Ótima sugestão bibliográfica.. prtinciplamente pra quem quer mexer como "Talento"!!!

Adriano 16/12/2009

Livro muito bom, mas também bastante técnico. Fundamental para educadores e psicólogos. Apresenta a teoria das inteligências múltiplas em comparação com outras noções existentes.
Só achei que poderia ter mais partes práticas. Mas, neste sentido existe outras obras no mercado.

Kennya Haicha Silveira da Silva 12/01/2022

Não leia por diversão.
O conceito é interessante, mas é necessário ter bastante atençao na leitura. Apesar da forma simples que é escrita uma pequena desatenção pode fazer perder o fio da meada.
A maneira como todas as inteligências se coorelacionam pareceu muito interessante, e as explicações detaçhadas dão um panorama interessante, mas quando acabei tive a impressão que não absorvi tudo o que poderia do livro.
Peguei o livro por pegar e terminei me sentindo burra?