Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

2099 encontrados | exibindo 1 a 16

elis 18/04/2024

Um dos livros mais difíceis e fáceis ao mesmo tempo
Esse livro foi um dos quais eu fiquei com dúvida se lia ou não porque eu pensava que seria complicado, mas quando vc começa, não dá pra parar. o filme com certeza me ajudou a entender melhor, mas ainda acho que o filme de Kubrick em questão de cronologia é bem mais interessante e legal de se ler

GregArio6 16/04/2024

Uma ótima história de distopia porém...
A ideia do futuro distópico de laranja mecânica é muito interessante e dialoga muito com alguns aspectos de nossa realidade, porém, o uso repetitivo de muitos neologismos acabou me incomodando, a leitura empacava muito, mas tirando isso é um livro muito interessante e causa várias reflexões.

Erika 16/04/2024

Minha guliver, meu amigos... Bog sabe que está para explodir.

"Quando o homem não pode escolher, ele deixa de ser homem."

Essa distopia é ótima, ultraviolência, de fato. Mas muito horrorshow!

Dennis19 14/04/2024

Necessário
"O homem que deixa de escolher cessa de ser humano."
Simplesmente uma das melhores distopias já feitas. Praticamente uma monografia sobre o livre-arbítrio.

Cris 13/04/2024

Um dos livros mais desconfortáveis que já li, sem dúvidas. Pelo costume de, mesmo em cenários mais distópicos, ler livros narrados pelo ponto de vista de um personagem "bom" ou inclinado a bondade ou mesmo apenas com possibilidade de redenção, essa experiência já se difere bastante das outras que já tive. E falando em distopia, me surpreendeu bastante a proximidade da nossa própria realidade, se tornando ainda mais fácil de se enojar com as coisas descritas.

Sobre a linguagem usada nele, de início foi um pouco difícil me acostumar, mas aos poucos já decorei o significado das palavras (ou via no dicionário, no fim do livro), e se tornou mais fácil a leitura.

Jeandela 13/04/2024

O que que vai ser hein?
Demorei muito para me acostumar com a leitura dessa obra. o Nadsat é bem mais presente aqui do que no filme, mas depois que me acostumei, consegui curtir a obra de uma forma mais agradável.
agradável entre aspas, pq não é uma palavra que define bem o que esse livro traz para o leitor. é desconfortável, é nojento, é triste e perturbador, e essa é a magia e a principal característica que define a personalidade de Laranja Mecânica. Não é um livro fácil de ler, mas vale a pena.

Nathália 08/04/2024

Muito incômodo
É um livro deliciosamente desconfortável. A linguagem causa bastante incômodo e coroa o quanto o personagem é imaturo e egoísta. Embora seja um clássico, mostra uma pegada muito atual.

Miguel Freire 08/04/2024

Ultraviolência
Laranja Mecânica é uma verdadeira sinfonia. Espancamentos, drogas, mortes, linguagem, bem e mal, liberdade, Beethoven e “ultraviolência” se unem para formar uma harmonia sonorosa, que abala o leitor com seus acordes devastadores.
Publicado em 1962, Laranja Mecânica é um dos integrantes da “sagrada” tetralogia das distopias, junto com 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451. Porém, por mais que o livro apresente características futuristas, ele não se mostra tão distante da atualidade quanto os seus pares. O futuro retratado em Laranja Mecânica é mais próximo do que se imagina; até porque, venhamos e convenhamos, grupos adolescentes tocando o terror à noite, gírias, violência e degradação nas ruas não é lá muita novidade. Hoje, Laranja Mecânica talvez seja a distopia mais próxima do nosso presente.
Ainda sim, como uma boa obra de ficção-científica, há a sensação de afastamento e de estranheza inerentes ao gênero. Porém o principal causador dessas sensações não é a tecnologia, mas sim a linguagem. Anthony Burgess desenvolveu um dialeto falado pelas gangues de adolescentes misturando palavras inglesas e russas: o nadsat. Essa sensação de estar em um mundo novo foi vivida por Burgess ao voltar para a Inglaterra depois de prestar serviço militar em Bangladesh, além de que os anos 60 foram uma época de profunda mudança nos costumes e normas sociais.
Mas, como toda grande obra, o livro vai além de um simples retrato social: livre-arbítrio, origem do mal e amadurecimento são temas que também têm destaque. Alex é o líder de um grupo de adolescentes vândalos que, assim como vários outros, espalham o medo pelas ruas de uma metrópole decadente com todo tipo de perversidade: roubos, espancamentos, estupros, assassinatos e por aí vai.
Um dia, ele foi preso e submetido a um tratamento de recuperação adotado pelo governo, que tinha como base a lavagem cerebral, fazendo com que o criminoso passasse a ser incapaz de cometer o mal. Já perceberam aonde isso vai chegar? Por mais que o sujeito nunca mais fizesse mal a ninguém, ele seria para sempre incapaz de fazer qualquer escolha moral. Privado de seu livre-arbítrio, ele não se torna nada mais do que um robô, uma laranja mecânica. É justo desumanizar uma pessoa para que ela não cometa mais crimes?
A origem do mal é um ponto interessante aqui: o mal não é causado por má influência da sociedade ou dos pais ou do que quer que seja… o mal vem de dentro do ser humano, é inerente à ele. Alex é mal por vontade própria, ele mesmo diz isso: “E mais: maldade vem de dentro, do eu, de mim ou de você totalmente odinokis[...]”. O homem acima de tudo é mau por natureza e isso reforça ainda mais o dilema do limite do livre-arbítrio.
E no meio disso tudo, Beethoven e sua gloriosa nona sinfonia servem como a trilha sonora desse romance brutal, formando um delicioso contraste entre a violência e a glória, entre bem e mal, um contraste que tanto é humano quanto não é mecânico.
mysteriesflashing 12/04/2024minha estante
caramba, resenha perfeita!
Eu tinha visto outra resenha que não me agradou muito e por isso desanimei de ler, mas agora, depois de ler a tua a vontade dobrou, mto obrigada

beca 08/04/2024

Atentem-se ao retrato social
Desse livro, além da história em si o que chama a atenção é a linguagem inovadora criada pelo autor e as mensagens implícitas, as curtidas sociais. As atitudes e a personalidade do personagem/narrador são chocantes e as consequências delas merecidas, mas, realmente o que se destaca no livro é a mensagem contrária a que o personagem representa.

Coisas como: de que forma o governo lida com a violência? De que forma as pessoas estão sendo tratadas nas prisões? Elas são reeducadas? Ou só pioram, tendo em vista o contato com pessoas piores? A violência existe em todos lugar, em todo patamar e é praticada por qualquer um. Independente dos fins, a violência é sempre o meio utilizado para as coisas acontecerem.

E a linguagem é ainda mais impressionante do que a história toda, para mim. Ela é difícil de entender no começo mas com o decorrer do texto ela fica mais clara, já que o leitor pode ir associando as coisas dentro de um contexto. O autor fez um trabalho incrível na criação da linguagem, e, claro, acho importante também elogiar o trabalho de tradução e adaptação ao português e à realidade brasileira.

Ótima leitura! Recomendo.

Juliana 07/04/2024

Inesperado
Quando iniciei a leitura demorei muito pra conseguir gostar por conta do vocabulário complicado no livro, mas assim que comecei a entender e a história desenrolar (mesmo que demorado) me surpreendeu e a crítica do livro é simplesmente maravilhosa. Mas mesmo assim não favoritei mesmo sendo 5 estrelas.

Bibliodebora0 02/04/2024

Laranja Mecânica
Não acho um livro essencial, mas aqueles que gostam de distopias, e os que falam ou entendem um pouco de russo vão se sentir mais próximos da estória. Descobri que o Burgess é um bom escritor, pois o livro flui muito bem e, apesar do Nadsat causar o estranhamento no começo, depois de acostumar-se com ele as coisas fluem naturalmente e a leitura torna-se rápida. É um livro rápido.

Julieelly 01/04/2024

Realmente um livro para se ler 1 vez na vida. O começo é bem morno, mas com o passar dos capítulos tudo melhora, chegando ao final(minha parte favorita), em que é possível ver o avanço e o amadurecimento do Alex, que no início do livro era apenas um adolescente.
Teve sim momentos em que eu fiquei com um pé atrás por conta da crueldade dele e das outras pessoas também, mas acho q isso só deu um tempero a mais.
Foi um livro em que eu já comecei botando fé por conta das diversas vezes em que eu vi pessoas elogiando tanto o filme como o livro, e achei q realmente não ia gostar, por o começo realmente ter muita violência, mas tudo isso é um misto que vai fazer muito sentindo ao decorrer do livro.
Com certeza é um livro que divide opiniões, por muitas pessoas não entenderem a sua fama e falarem que é um livro chato que tem muita violência, ao contrário de outras que gostam.

Anaju 31/03/2024

De fato, um livro bem "horrorshow"
Primeiro de tudo, queria entender como vcs conseguem simpatizar com o Alex, de verdade, pra mim é impossível!

Enfim, a escrita flui bem de boa e os capítulos são relativamente curtos, o que facilita. Demorei mais tempo do que de costume pois tinha largado ele por um tempinho, apesar disso, o ritmo de leitura não diminuiu, por incrível que pareça.

Acho importante enfatizar esse final também. Claro que as atrocidades dessa pessoa não podem ficar no passado, mas também é importante constar que esse final nos mostra que até os piores seres humanos, as vezes, conseguem mudar.

Estou louca para ver o filme, espero que seja tão bom quanto.

Coringuinha3 31/03/2024

Minha sinopse sobre Laranja Mecânica ?
"Laranja Mecânica" é uma obra icônica que mergulha o leitor em um mundo distópico e perturbador, onde a violência e a liberdade são temas centrais.
A narrativa nos apresenta Alex, um protagonista complexo cujas ações desencadeiam reflexões profundas sobre moralidade, livre-arbítrio e o papel do Estado na sociedade.

A linguagem inventiva e singular de Anthony Burgess cria uma atmosfera única, imersiva e inesquecível.
A exploração da psique humana, juntamente com as questões sobre o controle social, resulta em uma leitura intensa e provocativa.

"Laranja Mecânica" é um livro que desafia as convenções e provoca discussões sobre a natureza humana, a violência e a liberdade individual. Mesmo após décadas de sua publicação, a relevância dessa obra perdura, impactando leitores com sua visão inquietante do futuro.

Eu amo esse livro por sua coragem em abordar temas complexos e por sua capacidade de instigar reflexões profundas. Recomendo essa leitura a todos que buscam uma experiência literária desafiadora e inesquecível.

Greice21 30/03/2024

O que vai ser?
Laranja Mecânica, um clássico distópico, foi uma experiência excepcional . Pontos que se destacaram: as gírias. De início , embora haja a disponibilidade de um glossário, a leitura se tornou deveras penosa. Mas aos poucos, conforme se familiariza com a linguagem, o leitor começa a entender e até mesmo associar as palavras ao seu contexto. Sem dúvidas o mundo de Alex, é conturbado, movido pela violência gratuita e desmedida, causando repulsa e indignação. Uma sociedade sujeita a toda e qualquer eventualidade, em que os direitos são negligenciados , política , segurança e bom senso não funcionam. E o mais estarrecedor, um método que sugere a cura dos indivíduos ditos infratores, onde o próprio tratamento é desumano e fere os direitos humanos.

2099 encontrados | exibindo 1 a 16