Nova

Nova Samuel R. Delany

Resenhas -

Clarissa 24/03/2024

Achei o início um pouco confuso, por isso demorei pra me conectar. Mas do meio para o final comecei a me envolver muito com a história, tanto que as últimas 130 páginas li em uma pegada só. Que space opera raiz essa, deu pra perceber por que o autor foi incluído no hall da fama da ficção científica! O defeito pra mim foi que eu queria que houvesse mais páginas expandindo e explicando melhor os cenários e a criação de mundo como um todo, pois fiquei sem conseguir imaginar com clareza algumas situações. Mesmo assim, o saldo final foi muito positivo.

Maisa @porqueleio 13/08/2023

Resenha / Nova /@porqueleio
Nova é uma opera espacial, com um universo dividido entre três lados, sendo duas delas compostas por famílias poderosas, que controlam a mineração e a distribuição de Illyrion. Esse minério é uma fonte de energia importante e, portanto, envolve muito poder e jogos políticos.
Lorq Von Ray quer pilotar uma nave através do centro de uma nova, a explosão nuclear de uma estrela. Tudo por conta do antagonismo entre ele e Prince e sua irmã Ruby, que remonta a um acidente na infância. Para tanto, Von Ray reúne um grupo improvável para tripular sua nave e partir em busca de seu objetivo.
O livro mescla passagens do presente e do passado, que vão explicando os motivos que levaram à desavença entre dois homens, juntando divagações sobre o minério, a economia desses mundos, e a situação política. De um lado, temos um inconformado com o status quo, que acredita que a estabilidade econômica levou à um comodismo generalizado. De outro, temos aqueles que preferem manter as coisas como estão – afinal, nasceram com poder, e não querem renunciar a isso.
Ainda que Lorq seja o personagem central, os outros personagens são interessantes e peculiares. Há Katin, um jovem intelectual, que sonha em escrever um livro quando estes se tornaram obsoletos; Rato, o mais jovem, que tem um instrumento musical com notas sensoriais; Sebastian, com animais de estimação estranhos, e Tyy, que gosta muito de cartas de Tarô.
Apesar de um início confuso, vamos nos ambientando aos poucos, talvez porque é um livro com muitos diálogos, e são conversas que me deixaram pensando por muito tempo. Os conflitos de classe, sentimento de inadequação, uso de alucinógenos – afinal, é um livro da década de 1960 – e um vislumbre de cyberpunk, já que as pessoas estão literalmente conectadas à tecnologia através de soquetes. Uma história fluida, que dá a impressão de terminar rápido demais, mas que transcende.

Renan9 17/04/2024

Chato
O livro em si não é tão ruim, porém é extremamente chato. não dá gancho pra continuar a ler, só terminei porque já tinha começado, a única parte que gostei e quando ele é pequeno, tirando isso o livro é muito chato ou talvez eu que seja burro...

livrosepixels 02/08/2023

Quem controla o futuro?
Há muito esperado, Nova não foi bem a leitura que eu esperava que fosse. Mas vamos por partes. Primeiramente, é muito bom saber que o autor está ganhando mais visibilidade em terras brasileiras. E merece viu, porque a escrita dele é diferente, foge do modelo Asimov/Clarke e afins. Samuel é tipo o PKD, o cara que escreve com perspectivas diferentes, mundos diferentes, até estranhos, mas que são um prato cheio para ótimos enredos.

Mas voltando, eu li Babel-17 e gostei bastante, apesar de achar um pouco confuso em algumas partes, e Estrela Imperial, sem dúvida meu favorito do autor. Nova me deixou com bastante expectativa, mas que não foi bem atendida. Resumindo, as partes que, ao meu ver, tiram um pouco do brilho da narrativa, é a enrolação sobre "o poder das cartas de tarô no futuro das ações das pessoas" e também alguns personagens que estavam alí só pra encher página mesmo. Se não fosse isso, e a inimizade de Lorq Von Ray com os Red fosse mais bem contextualizada, acho que traria mais brilho ao livro.

O diferencial do autor é por os opostos em cena. O protagonismo todo da história é nos povos oriundos de outro lugar que não seja Draco, e com isso, ele nos apresenta uma seleta de personagens ricos em culturas e costumes próprios [ainda que alguns estejam alí só pra fazer número mesmo], tirando a narrativa de uma perspectiva elitista e tornando-a mais democrática. Samuel dá voz a uma parcela da população que na maioria das histórias é posta de lado, esquecida.

A trama gira em torno de uma antiga rivalidade das famílias Von Ray e Red. A família Red é a detentora de grande parte das tecnologias de transportes interestelares, enquanto a família Von Ray é uma das principais fornecedoras do mais precioso combustível de viagem espacial: o ilírion. Também são a família mais rica da Federação das Plêiades. Por muito tempo o pai de Lorq Von Ray (o capitão da nave da história) tentou estabelecer a paz entre as famílias Von Ray e Red (do sistema Draco, no caso Terra). Mas a rivalidade econômica e social entre os dois sempre foi crescente, passando para os filhos e se estendendo até a vida adulta.

E aí que as coisas "pegam fogo". Lorq decide que está na hora da Federação das Plêiades virar o jogo e ser reconhecida como tal, com importância e merecimento, a ser respeitada pelos outros sistemas, principalmente por Drago (Terra e afins). E como ele faria isso? Coletando a maior carga de Ilírion possível. Assim como quem dominasse a produção de especiaria dominava o império em Duna, aqui também, quem tivesse o maior estoque de Ilírion dominaria o sistema econômico vigente.

Tem muitas coisas bacanas na leitura desse livro, e acredito que uma releitura seja válida para absorver ainda mais conteúdo. Entretanto, não foi de primeira que me conquistou. Mesmo assim, minha admiração pelo autor contínua e desejo ler mais histórias dele o/

site: instagram.com/livrosepixels

Lau 31/10/2023

Essa foi uma leitura muito diferente do que eu esperava. Por ser classificado como uma ópera espacial, imaginei que haveria mais ênfase nas viagens estelares, na jornada em si e até mesmo um pouco de ação e aventura... Nós temos tudo isso em "Nova", sim, mas com certeza não definiria como o ponto central dessa história

Passamos quase todo o livro descobrindo o passado do nosso protagonista, suas motivações para fazer o que está fazendo, as dúvidas e angústias da tripulação, e a jornada mesmo fica para as últimas 50 páginas. Não reclamo. Gosto muito da construção do conflito, embora o antagonista seja um tanto tosco. E gosto muito dos personagens, suas reflexões e filosofias de vida

É gostoso ler uma obra dos anos 60 que se preocupa em ser diversa e que seja mais do que uma simples aventura, ainda que essa fosse a minha expectativa inicial. Me lembrou bastante Star Trek (a série original) que amo justamente por esses motivos. A interação entre os personagens, o sentimento de companheirismo imediato e a preocupação de uns pelos outros sem precisarem de intimidade... O interesse que eles têm pelas culturas, por conhecê-las e praticá-las, mesmo vivendo num universo que eles consideram "não ter mais cultura"... é aconchegante, de certa forma

Talvez eu gostaria de ter visto mais da luta física e à distância entre Lorq e Prince. O autor foi bem sucinto na hora de encerrar a briga na base do soco, mas antes disso só tivemos o gostinho de um chilique verbal e ameaças. Tive um pouco de dificuldade para imaginar os cenários. Também fiquei um pouco confusa ("chateada" pode ser também) com o final da tripulação... só não falo mais para evitar spoilers

Mas é uma leitura que totalmente vale a pena se você gosta de ficção científica e quer ler algo diferente. Como o Thiago Guimarães define a "space opera" no material extra, aqui você tem um pouco de melodrama e pode fugir do hard sci-fi que cansa o cérebro, às vezes
blurredlion 31/10/2023minha estante
esse eu li inteiro viu, vai ser o próximo que vou pedir de cortesia

Lau 01/11/2023minha estante
N ignorou minha resenha dessa vez, neh hahsvdhd

Janaina 27/01/2024

Talvez...
... eu não tenha apreendido tudo o que o autor desejou com essa obra. Não sei, mas não achei isso tudo, não. Teve um começo forte e um final "ah, é isso?". Tudo o que o mocinho disse que faria ele fez.
Os pontos positivos foram as reflexões sobre trabalho, deficiência, relações humanas. Tudo o mais, não me abalou tanto qto eu esperava. Gostei mais de Babel-17 e Estrela Imperial.

William 17/03/2024

Diferente.
Nova é o primeiro livro que leio do autor Samuel R Delany e é um livro diferente do que imaginei antes de ler. A história envolve a disputa entre duas poderosas famílias controladoras da mineração e a distribuição de Illyrion, um minério fonte de energia importante. A leitura em si não achei tão tranquila. Possui muitos diálogos e muitas idas ao passado. Por outro lado, tem vários momentos que me levou reflexões sobre capitalismo excessivo, poder, ganância e a perda da cultura entre as pessoas. É um livro escrito no final dos anos 60 e logo incorpora muitas críticas a sociedade daquela época que vale a pena refletir e pensar e comparar com os dias atuais.

Gélo 18/03/2024

Intrigante
Primeiro contato com uma obra do autor Samuel Delany. eu gostei bastante da leitura, apesar de esperar algo diferente da parte final do livro. queria que tivesse mais páginas pra ter mais aprofundamento em todos personagens, que são incríveis. às vezes senti que a motivações da vingança do capitão Lorq eram meio chatas, mas é isso.

talvez seja um livro para voltar daqui a?? um tempo e extrair mais desse universo fantástico que o autor criou.

Rato ??

?Katin diz que tenho medo. Tenho mesmo, capitão. De tudo ao meu redor. Então, o que quer que eu veja, aperto contra meus olhos, enfio os dedos e a língua nele. Eu gosto do hoje; significa que tenho que viver com medo. Porque o hoje é assustador. Pelo menos não tenho medo de ficar assustado. Katin? ele está comprometido com o passado. Claro, o passado é o que faz o agora como o agora faz o amanhã; capitão, há um rio rugindo ao nosso lado. Mas só podemos ir beber em um lugar, e ele se chama ?agora??.