Antifrágil (Nova edição): Coisas que se beneficiam com o caos

Antifrágil (Nova edição): Coisas que se beneficiam com o caos Nassim Nicholas Taleb

Resenhas -

Elaine Messias 02/09/2021

Reflexões sobre fragilidade
Ouvimos falar em estresse pós traumático. Mas poucos falam do crescimento pós traumático. Preservar-se da dor, da pressão, do incômodo, é escolher a fraqueza e a estagnação

jonlenon.duarte 09/05/2022

UpsideDown!!! Excelente
O livro simplesmente vira de ponta cabeça as lógicas mundanas que conhecemos.
Talleb consegue fazer entendermos as circunstâncias sob um viés, um olhar totalmente diferente, faz questionarmos a lógica por trás das situações.
Livro excelente.

Gerson 05/01/2023

Quero viver tranquilamente em um mundo em que não compreendo.
Como fã dos trabalhos anteriores (Iludidos pelo acaso e A lógica do cisne negro) confesso que me decepcionei um pouco com Anti-frágil, principalmente quando o autor aborda questões relativas a medicina e a hábitos saudáveis. Toda essa parte pode ser simplesmente descartada.

Os pontos positivos aparecem quando o autor critica a racionalização inútil, a ideia de que é possível entender a complexidade que nos cerca.

A seguir algumas marcações/anotações que fiz:

"Por causa da racionalização à posteriori, os 'especialistas' julgam-se capazes de compreender a história".
"Teoria da racionalização: ideias que parecem fazer sentido na forma de narrativas, mas que não foram submetidas a testes empíricos rigorosos".
Na modernidade, estamos prestando atenção demais a ruídos, informações aleatórias totalmente inúteis a qualquer objetivo. É preciso descartá-las afim de que se possa prestar atenção no que realmente interessa.
"A mídia instiga a nossa FOMO e nos dá a falsa sensação de que o mundo em que vivemos é compreensível".
"O arrogante intelectual é aquele que tem a ilusão de que compreende eventos raros".

Mayara 11/11/2021

Cansativo
A premissa é muito interessante, mas o livro é desnecessariamente longo e repetitivo. Além disso, em alguns momentos, esbarra na pseudociência.