O desafio historiográfico

O desafio historiográfico José Carlos Reis

Resenhas - O desafio historiográfico

Jean Silva 21/04/2021

Rápido, denso e introdutório.
O desafio historiográfico é um livro introdutório acerca dos elementos que constituem uma pesquisa histórica. O autor propõe uma reflexão rápida, porém densa, a respeito do desenvolvimento de conhecimento em história.
É uma obra específica ao nicho historiográfico, a escrita é acadêmica, conforme o esperado em obras desse tipo.
No geral, é um bom livro, o ofício do historiador e os desafios provenientes do mesmo são aqui bem desenvolvidos, da mesma forma, as reflexões a respeito do papel da ciência histórica são pertinentes.

Alan 22/06/2016

Livro introdutório essêncial
O livro de José Carlos Reis se apresenta como um importante material de caráter introdutório, voltado, em grande parte, para aqueles que estão se iniciando aos poucos na pesquisa e nos debates sobre teoria da historia em cursos de graduação e pós-graduação. Em outra medida, o livro se dirige igualmente a colegas – professores e pesquisadores - que há tempos participam dos mesmos debates, no sentido de se oferecer como ferramenta de orientação no trabalho docente ou de retomada de antigas reflexões.
De forma rápida, porém sem abandonar o rigor e a densidade necessários a um texto do tipo, o autor propõe ao leitor uma série de questionamentos acerca do conhecimento histórico e da produção historiográfica; questões que são provocativas, tensas, com o objetivo de provocar “pânico”, mas que, no entanto, são essenciais à nossa reflexão enquanto sujeitos que pretendem construir narrativas, adentrar ao universo da reconstrução ou representação do passado. Entre os questionamentos de Reis, podemos citar alguns básicos: “a história é um conhecimento possível?”, ou então, “qual a relevância intelectual da pesquisa histórica?”.
Alguns autores como Michel de Certeau, Paul Ricoeur, Hayden White, Reinhart Koselleck, são centrais nos diálogos e nas discussões apresentadas nos capítulos, que somam, ao todo, seis, incluindo um último, dedicado a Gilberto Freyre.