Contos de Horror

Contos de Horror Machado de Assis

Resenhas - Contos de Horror

Rosana.Oliveira 23/07/2021

Outro lado de Machado de Assis
O livro é uma coletânea de histórias de terror de Machado de Assis, feito com exclusividade para os assinantes do plano Extra da Literatour Possui uma escrita rebuscada, própria do autor, mas o terror é um lado dele que me era desconhecido. Gostei das histórias.
Paulo1376 23/07/2021minha estante
Tem a maioria dele, porém este lado de co toa de horror eu ai da não conheço.

Paulo1376 23/07/2021minha estante
Ops digo tenho. Este lado de contos de horror.

Thiago Ribeiro 22/12/2021

Surpresa bem vinda
Confesso que não sabia que Machado de Assis escreveu contos de terror...

A edição é excelente e para minha surpresa os contos, apesar de leves para o padrão atual de terror, são muito interessantes e levando em conta a época e regionalismo tem um sabor especial.

É uma leitura rápida e bem agradável, O estilo de narrativa encaixou muito bem com o tema, se tiver a chance, leia, não posso dar opinião mais sincera que essa.

Mi 10/09/2021

Perfeito
Recebi esse livro como uma experiência extra do Literatour e a leitura foi maravilhosa. Não conhecia esse lado do Machado de Assis mas fiquei encantada, as histórias são muito boas!

Greg 27/09/2021

Absurdamente gostoso
Estes contos possuem a sua beleza na escrita e narração, e vemos um lado diferente de macho de Assis, de fora sincera é entendível e ao mesmo com uma narrativa focada naquele mistério, terror clássico com os mais diversos detalhes.

Jade 23/01/2022

Contos de horror
Sim! Machado de Assis, um dos maiores escritores da literatura brasileira, além de romances clássicos e atemporais, escreveu histórias arrepiantes!

Sim! Eu também fiquei surpresa quando recebi essa pequena obra de arte em formato de livro! Ahahahahaha! (Obrigada pela experiência, @literatour)

Mas, vamos lá! Qual é a diferença entre histórias de TERROR e histórias de HORROR? Vc sabe? Eu achava que eram apenas sinônimos, mas não.

Segundo ninguém mais, ninguém menos que o rei das histórias macabras, Stephen King, o MEDO pode ser dividido em três níveis:

- TERROR: Apreensão/medo do desconhecido. Sentimento que vem antes de uma experiência assustadora. Ansiedade.

- HORROR: Percepção de que algo está "fisicamente errado". A contemplação de monstruosidades, anormalidades ou de eventos sobrenaturais. Sentimento que vem depois da experiência assustadora.

- REPULSA/GORE: Sensações produzidas pela contemplação de seres ou de cenas perturbadoras, que provocam algum tipo de repugnância ou mal estar.

Enfim! Sanada a curiosidade, quero dizer que curti o livro! Os contos são surpreendentes: chocantes e com pitadas de humor!

Meu conto preferido foi o "A vida eterna"! Tenso!

A escrita é um pouco rebuscada, mas nada que dificulte a leitura.

(Confesso que tive algumas crises de preguiça, o que atrasou um tanto a conclusão de um livro tão pequeno! Amo contos, mas ainda prefiro histórias longas e detalhadas ahahahahaha!)

Por fim, o saldo foi positivo! Recomendo a leitura, a experiência é válida!

Mari 28/07/2021

Surpreendeu
Machado de Assis nunca decepciona! Os contos são muito legais e achei o conceito do livro de unir esses contos é bem legal também. Obrigada, Literatour por esse presente ?

Paula 29/01/2022

Obra curiosa
Machado de Assis é sem dúvida o escritor que fez história na literatura do Brasil.
E com certeza você já teve que ler alguma obra desse autor no tempo da escola não é ahahah
Mas você sabia que Assis também já se aventurou em contos de horror?

Esse livro recebi como brinde em uma das caixinhas de assinatura: a Literatour.
E fiquei bem impressionada com o teor da escrita. Até mesmo desgostosa com algumas linhas de pensamento, porém levei em consideração o contexto sócio-histórico brasileiro da época do início do final do século XIX - o medo do homem branco que vivia no Rio de Janeiro era estar andando por um beco à noite e dar de cara com um capoeirista.

Os contos mantém a linha de escrita do autor rebuscada, com palavras que agora não existem mais em nosso vocabulário habitual.
O teor dos contos transitam de uma reunião de Deus com o Diabo ao cotidiano da classe burguesa do Brasil no final do século XIX.

Mas quais são os contos?

A causa secreta
A igreja do diabo - talvez o mais conhecido.
Sem olhos
A vida eterna
Uma senhora

Para finalizar, com essa obra conseguimos analisar o contexto do horror da época, que agora na contemporaneidade leva um caráter um pouco pitoresco. Talvez os contos tenham sido precursores na nossa terra.
Se você aprecia curiosidades sobre os autores, recomendo a leitura, já que não é todo mundo que conhece esse lado mais sombrio de Machado de Assis.