O Clube do Crime das Quintas-Feiras

O Clube do Crime das Quintas-Feiras Richard Osman

Resenhas -

Alicia147 17/10/2022

Gostei, mas fiquei confusa
Trata-se de um livro inglês, com personagens idosos.
É um livro com leitura fácil e bem rápido de ler.
Gostei muito dos personagens, eles são muito carismáticos e suas histórias envolventes.
Tudo se passa em um lar de idosos em que um grupo de quatro aposentados de encontra nas Quintas Feiras para discutir sobre crimes não solucionados.
Temos a Joyce que foi enfermeira, Ibraim que foi médico psiquiatra, Ron que era um líder de um sindicato e Elizabeth que não tem profissão, mas é uma senhora muito bem relacionada e futriqueira.
O clube foi formado por Elizabeth e Penny que foi uma inspetora de polícia por muitos anos, que levava as pastas com assassinatos não resolvidos para casa. O grupo assim discuti e pensava em soluções para os casos não resolvidos e que ninguém mais se importa com eles. Em meio a essa reuniões do clube, ocorre na cidade um crime de fato: um empreiteiro local acaba sendo encontrado morto e ele possuía algumas habilidades questionáveis. Como se não bastasse, a história segue e quando menos se espera outro crime acontece.
É esse o cenário e em meio a isso temos algumas histórias paralelas que contextualizam as vivências dos personagens. Achei legal porque temos personagens idosos em perspectiva, algo que não é muito comum nos livros. Eles tem muito a nos dizer e suas histórias eu gostei mais do que a investigação do crime em si.
O que não gostei muito foi o estilo da narrativa, são capítulos e os personagens divagam, isso é bom e ruim. Bom porque a histórias deles é muito interessante e ruim porque me afastou da narrativa central e fiquei confusão em vários momentos.
Diante disso, podemos dizer que a solução dos crimes, que acabaram de acontecer na cidade, não é o foco principal da história porque ao final você tem a descoberta, porém não é isso que realmente importa.
Gostei dos personagens e o crime na cidade é só o pano de fundo.
A leitura vale a pena, mas quase abandonei por me sentir confusão no decorrer da narrativa.

Milena.Oliveira 30/04/2023

Perdi foi tudo
Já na sinopse, eu percebi que essa seria uma história diferente de todas que já li. Pra começar, é o primeiro livro que pego que possui protagonistas idosos, imagine só? Foi uma mistura de comédia com suspense e, apesar da investigação andar lentamente, eu gostei bastante (talvez seja porque eu sou lerda, mas esse não é o ponto).
Os personagens são carismáticos e eu fiquei honestamente surpresa com os desfechos dos diferentes arcos no final. Eu pensei ter descoberto tudo, mas acabou que eu não tinha entendido nada. Em geral, é algo que acontece em todos os romances de investigação que leio, Hercule Poirot, Sherlock Holmes, ou até mesmo um grupo de adolescentes que presenciaram uma morte, eu sempre me surpreendo. É a diversão da coisa, pelo menos pra mim.
Acredito que muita gente talvez não ache tanta graça igual a mim ao ler o livro; às vezes penso que meu senso de humor ainda não amadureceu pra uma fase adulta, mas eu perdi tudo lendo alguns trechos. Afinal, o que é a vida sem uma dose de comédia?
Além de tudo isso, foi bom ler algo que mostrasse que a vida ainda pode ser empolgante quando envelhecemos. De uma forma diferente, e com momentos trágicos, é claro, mas, mesmo assim, empolgante. Bom, depois desse bombardeio de vírgulas que eu não tenho certeza se foram colocadas corretamente, só me resta indicar esse livro. Espero que todos se divirtam como eu ao lê-lo.

abebelota 03/01/2024

Clube do crime (mas não são criminosos)
O livro é bem legal, e tem momentos engraçados e inesperados. A leitura foi fluída, apesar do final ter parecido um pouco corrido para mim. Em alguns momentos estava ficando cansativa a questão de achar ou não o assassino e fiquei me segurando para não pegar um spoiler, porque estava ficando curiosa com a enrolação toda (achei que terminaria o livro e seria um final aberto), e não sei se sou meio boba, porém não estava esperando alguns dos assassinos. É mais cômico do que suspense e tive dificuldade de imaginar os personagens como idosos
É uma boa leitura, mas não sei se leria os outros livros da série.

Dalila.Freire 11/05/2024

A história une tudo que eu amo em um livro de suspense criminal, os personagens desse livro são extremamente cativantes, o desenrolar depende de alguns detalhes que podem ser cansativos, mas a emoção que o apego causa faz cada página valer a pena.

Amanda 26/03/2022

Uma leitura muito leve e gostosa com personagens muito queridos e bem desenvolvidos. Além disso, é um ponto de vista de uma geração não muito retratada na maioria das histórias.

Tecio Ricardo 01/08/2022

Que livro fantástico, que história inteligente, agradável, bem bolada, emocionante em alguns momentos e divertida.

Agora é ler as novas investigações desses velhinhos e velhinhas que são os mestres da investigação policial.

Nos livros mais recentes dos novos autores ingleses, estou gostando muito, não tem muito marketing, mas sobra qualidade que é o que importa.

Recomendado para todos os fãs de literatura policial.

Professor Eddie 30/01/2023

Quantas mortes....
Esse livro é apaixonante

Conhecer o clube de crimes das quintas-feiras foi sensacional. Cada personagem é interessante e toda a narrativa corre de uma maneira eletrizante.

Só me deu um pouco de raivinha porque não acertei os assassinos kkkk

Bruna 18/02/2024

Reli o livro para dar segmento na série, me lembrava muito pouco da história.

É uma leitura boa mas que não traz emoção o suficiente para não largar o livro. Levei mais tempo do que eu esperava.

ana bia 17/03/2024

Perfeito
Para quem gosta de um suspense e um mistério a ser resolvido esse livro é perfeito. Tão viciante que li td em em uma noite. Comédia na medida certa e você realmente se esforça para resolver as questões abordadas na história é td muito envolvente e fluído e ainda tem o melhor plotwist que já li.

Alice.Beatriz 22/07/2022

No começo o livro não me pegou muito mas ao decorrer da história fui me aproximando cada vez mais dos personagens e gostando bastante.

Amei a Joyce, fiquei completamente em choque em algumas partes pelas decisões de alguns personagens e a forma com que todos os outros lidavam.

Reviravoltas, segredos e revelações que me deixavam bem animada sem saber o que esperar.

O livro tem um humor bem gostosinho e a narrativa é ótima! Não gostei tanto assim do final, não sei se não entendi direito mas terminei com muitas perguntas.

Em geral, foi uma boa leitura.

Juliana do @jdeoliveiraa 30/11/2022

muito legal!
Eu amo ver histórias onde colocam protagonistas idosos! O Clube do Crime das Quintas-Feiras é um combo de tudo que eu amo: mistério, comédia e uma pitada de romance.
A leitura é fluida, os personagens super legais e o plot do final é muito bom! Recomendo pra quem quer uma leitura para espairecer!

millylindoca 04/01/2023

velhinhos investigadores
li a um tempo atrás e não me recordo bem a história. porém, lembro como foi o desfecho do livro e foi bastante surpreendente e inesperado para mim. recomendo!

Vitória 23/07/2023

Okay
Achei okay. A história é boa, os personagens são carismáticos, mas sei lá, acho que não me pegou não, foi uma leitura meio arrastada. Então nem bom nem ruim, apenas okay.

Brulima 04/09/2023

Eu quero ser vizinha dessa galera
Esse livro é maravilhoso! Quem poderia imaginar que uma história que se passa em uma casa de repouso, protagonizada por velhinhos poderia ser tão intrigante, divertida e cheia de reviravoltas?
Simplesmente amei passar um tempo com esse pessoal, no final do livro senti que eu também era vizinha deles haha
Estou ansiosa para ler as sequências.