Insólito! Assombroso! Inimaginável! nº 4

Insólito! Assombroso! Inimaginável! nº 4 Sheridan Le Fanu...

Resenhas - Insólito! Assombroso! Inimaginável! nº 4

Henggo 26/02/2024

UMA AUTÊNTICA NARRATIVA DE CASA MAL-ASSOMBRADA: um clássico que não chega a assustar, mas cria as bases para muito do que lemos desse gênero. A ambientação é fantástica e a narrativa convence;

A PROVA FINAL: intenso, instigante, prazeroso. Adoro histórias que deixam outras boas tramas nas entrelinhas;

ENTÃO, ABDUZIRAM-ME: excelente. Mesmo que em determinado ponto eu tenha imaginado o desfecho, a condução do autor foi magistral em conservar o plot twist. Ficção científica de alta qualidade;

TRANQUILIDADE: incrível. Simplesmente incrível. A premissa baseada na vida de um mercador já é algo que rende bastante. Aqui, apesar de uma narrativa tão curta, esse rendimento ganha novos ares;

O CONTO DOS IRMÃOS FLOOD: o objetivo foi interessante, mas para mim faltou um arremate ao final. Isso sem contar que, como os versos são meio corridos, achei certas partes confusas;

A MENINA QUE GRITOU LOBO: a falta de esmero nos diálogos e o que chamo de "transcrição de onomatopeias" (Aaaaaah... Hummmm....) prejudicaram o conto na minha percepção. Falta visceralidade, imersão nessa realidade precária e mais apuro no modo como as pessoas falam;

NO RÁDIO: sinceramente, o adendo final (meio que um epílogo) estragou minha imersão. Estava ótimo até chega nele, daí, se tornou mais uma história qualquer, daquelas que se deterioram diante da mania de explicar as coisas;

AMARELOS NA ESCURIDÃO: esse é um daqueles que deixa aquela vontade de "quero saber mais". Incrível exercício de futurologia, uma distopia tupiniquim que mostra a percepção social do seu autor;

CAVALO DO DIABO: uau! Um fechamento com chave de ouro. Fiquei tão imerso neste conto que nem me dei conta do tempo. E,. diferente de "No Rádio", pelo fato do autor não ter forçado um final explicativo, preservou a essência da história. Maravilhoso! Deu até uma energizada aqui.

Jaime de Andruart 21/07/2021

Imperdível
A quarta edição da Insólito! Assombroso! Inimaginável! está uma maravilha, tanto em relação à tradução trazida quanto em relação aos contos autorais. Certamente é uma revista que vale a pena acompanhar!

Nayonara 24/10/2022

Assim como nas outras edições, poucos contos realmente são bons, um deles achei tão chato que nem consegui ler inteiro.