O Diário de Renia

O Diário de Renia Renia Spiegel...

Resenhas - O Diário de Renia

_pam0808 30/12/2022

Algumas partes são um pouco cansativas e repetitivas, mas preciso dizer que o livro é uma preciosidade, vale a pena ser lido!!! Cada sentimento, mesmo exagerado, é o mais cru que conseguimos chegar de quem Renia foi um dia. Ela morreu jovem, mas perpetua a si e suas memórias por meio de cada leitor. Muito além disso, ela é uma oportunidade que temos de conhecer em profundidade uma das milhões de vítimas que fazem parte da colcha de retalhos dos que pereceram no Holocausto.

arin2 11/07/2023

O diário de renia
Curti o livro até, esperei que relatasse um pouco da vida dela quando os judeus precisaram se esconder etc? mas no geral o livro é até bom, não vou implicar com minhas expectativas porém é legal se você curte ali ver um romancezinho adolescente acontecendo e pá.
não fez meu tipo, mas é bom.
camiscaarvalho 07/08/2023minha estante
Concordo com vc. Porém há que se levar em consideração que trata-se de um diário juvenil, escrito por uma adolescente insegura e com medo. O romance claro que toma a maior parte das páginas, mas seus últimos dias, assim como as contribuições de sua irmã e todo o contexto da história na vida real, fazem a leitura valer a pena. Tudo que envolva os horrores do Nazismo precisa ser lido, para que nunca seja esquecido ou minimamente repetido.

camiscaarvalho 07/08/2023

Leitura muito triste e que torna muito palpável o sofrimento, terror, pobreza e destruição que o nazismo empregou na Europa durante a guerra. Uma perseguição que tirou a vida de tantas pessoas inocentes, destruiu famílias e ceifou o futuro de tantas pessoas. Renia era uma jovem promissora, muito inteligente e uma das melhores alunas da sua escola, que sonhava em ter uma profissão, se casar com seu namorado e ter filhos. Ela descreve com detalhes e típico sentimentalismo juvenil a sua trajetória de vida dos anos de 1939 até 1942, quando é assassinada pelos nazistas. Essa história precisa perpetuar e o horror do nazismo não pode ser esquecido nem amenizado jamais!