Indomada

Indomada Carina Rissi

Resenhas - Indomada

bia martins 27/11/2021

sentirei saudades?
o último livro da série ?Perdida? deixa um gostinho de saudade. foi nele que conhecemos Marina e Analu, e nos despedimos de Sofia.

em geral, gostei do livro, mas em muitos momentos a leitura não me prendeu. a narrativa é arrastada, e um pouco superficial, por ser dividido entre os pontos de vista das três mulheres.

assim como nos outros livros da série, os problemas de comunicação estão presentes, sendo eles a principal fonte de conflito nos relacionamentos de Ian e Sofia, e de Marina e Samuel.

gosto de Sam e Nina, mas com certeza Analu e Alexander foram os salvadores do livro. sem eles, a história não teria graça, nem propósito.

acho importante a Carina ter abordado questões sociais em um livro ?de época?, tais como feminismo, violência domestica, transgeneridade, abuso físico, psicológico e de poder. a narrativa permitiu isso, apesar de, em determinados momentos, trazer tais assuntos à alguns diálogos pareceu meio artificial.

a nota da autora tem meu coração, e Analu também, com toda certeza ??

Julia3023 13/05/2022minha estante
Terminei destinado e li sua resenha, que ficou muito boa e a fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a Marina?

LuluHina 14/05/2022minha estante
Amiga da Sofia ou a filha dela?

Julia3023 14/05/2022minha estante
A filha

LuluHina 14/05/2022minha estante
Bom,ela casou com Samuel,filho adotivo da Elisa.Juntos fundaram um abrigo,para pessoas que passam por maus tratos e adora cuidar dos cavalos assim como o Ian

Anninha 27/12/2021

Gostei muito do livro ter contato a história das duas filhas do casal mais lindo do Brasil ♥️

Kari 17/01/2022

O fim de uma era inesquecível
È muito doido pensar que já faz 2 anos que eu comecei a ler os livros da autora graças a uma indicação de uma amiga, que me fazia gargalhar com algumas cenas que ela contava pra mim. 2 anos que conheci personagens tão cabeça duras e encantadores. Quando comecei perdida, eu me via destinada a devorar a série o mais breve possível. Em menos de 5 meses, li todos e só sabia querer mais. E desde então fiquei ansiando pelo último livro e quando finalmente foi lançado eu me senti travada. "Será que adianto a despedida ou enrolo?". Decide deixar pra ler no começo do ano e quando enfim comecei veio os momentos mais marcantes da série, a aflição de saber que o fim tava cada vez mais próximo.

Com esse livro, eu passei raiva com uns machos, me emocionei muito com a história do Sr. Marques, ri horrores com as piadas em torno da pistola de Ian e outras confusões que só essa família garante com muita qualidade. Me senti assistindo os últimos episódios de uma novela memorável, mesmo que um livro ai da série não precisava existir(cof cof desencantada). Mesmo assim, sou grata por cada página, por cada assunto abordado na série, esse livro em especial conseguiu superar minhas expectativas.

Vou sentir falta de Ian conhecendo o banheiro do século 21, Mari e Rafael conhecendo Ian, a relação tão bem trabalhada entre Mari e Ana, o início da infinito, as cartas, a fada madrinha, até mesmo das falhas de comunicação.

Adeus Clarkes

Tau 24/06/2022

Um maravilhoso encerramento para uma série maravilhosa
?Para haver mudança alguém tem que pagar o preço. Não vejo ninguém se voluntariando.?

Posso começar dizendo que Carina Rissi conseguiu, me fez virar cadelinha de mais um macho dela. Se você que estiver lendo não quiser spoiler sobre o casal da Ana Laura, sugiro que pare esta resenha por aqui, pois eu vou babar muito o ovo de um certo alguém e não me responsabilizo por surpresas arruinadas. Pois bem. Agora?

MDS, ALEXANDER EU TE AMO. Sério. Quando eu me dei conta de que seria ele o par da Analu, eu comecei a rir de nervoso. A possibilidade já tinha passado pela minha cabeça, mas parecia tão absurda que eu deixei de lado, pensando que era doideira. Mas não é que a mulher fez isso mesmo? E meus amores? que homem! A história dele como personagem é incrível demais e conhecer ele desde Destinado deixou tudo ainda melhor. Ele ser protagonista aqui superou todas as minhas expectativas. Simplesmente perfeito esse casal. A revolução que os dois fizeram tanto juntos quanto separados foi absurdamente linda. A Ana é maravilhosa, a sintonia dela com o Alex não é desse mundo (literalmente) e a cena final deles? perdi até o fôlego lendo. Disparado o núcleo deles foi o meu favorito de todo o livro.

Até porque o que Sofia e Marina mais fizeram foi encher o meu saco. Não me levem a mal, amo a Sofia, mas o drama dela nesse livro foi absurdo. O Ian fez a cagadinha dele lá? Fez. Justifica a reação dela? Não. Quase que os últimos vinte anos do casal foram pro buraco por causa disso. Fiquei nervosa demais lendo. E Marina, apesar de ter adorado o romance dela com o Sam (outro perfeito, 0 defeitos), conseguiu me tirar do sério em diversas vezes ao longo do livro. Tinham coisas simplesmente óbvias demais que nem se estivessem em um banner na fuça dela ela teria visto. É uma personagem legal, mas não consegui me conectar tanto com ela quanto com a Analu, por exemplo. A estrelinha desse livro, que orgulhou demais essa leitora com a trajetória dela. Ian e Analu tinham que ganhar algum prêmio pela paciência de monge que eles tiveram.

Dito isso, foi maravilhoso voltar para essa série. A Carina é minha autora favorita e eu confio nela de olhos fechados para fazer uma boa finalização, digna da série Perdida. Algumas coisas ficaram meio nubladas, coisas que eu vou ser obrigada a colocar numa listinha e perguntar de uma em uma pra Carina quando eu conhecer ela pessoalmente, mas mesmo assim foi uma experiência incrível poder finalmente ver o felizes para sempre de alguns dos meus personagens literários favoritos. Vou sentir muita falta de acompanhar meus bebês no século XIX, mas fico contente em saber que todos encontraram seu caminho e tudo ficou bem. À Sofia e Ian, Elisa e Lucas, Valentina e Leon, Marina e Samuel, Ana Laura e Alexander, Nina e Rafa? simplesmente todo o meu amor. Vocês foram tudo. ??

P.S.: Carina Rissi, é sua obrigação escrever um livrinho extra, sob o ponto de vista da Abigail, respondendo todas as perguntinhas que ficaram em aberto e mostrando um pouco mais sobre ela. Tem criança chorando por isso. Grata!

Lari_escuer 05/07/2022

Não estou pronta...
Finalmente o adeus, a conclusão, senti falta da presença mais firme de alguns personagens mas feliz por o final ter uma ótima amarração

Lidia 07/08/2023

Meio que cansei de ler esse livro. Era uma choradeira, um desespero, desencontros e uma Sofia chata pra caramba.
Estava perdendo a paciência com aquelas cartas pra Nina.
Este último foi muito diferente dos outros, onde sempre tinha uma pitada de humor.
Esse tinha muita sofrência e violência. Por isso dei 3,5 estrelas.

Carolina 31/01/2022

Finalizando a série...gostei muito mas gosteria de ter acompanhado mais a história de analu e Alexander.
Triste de despedir dos personagens...
Ian vai fazer falta!

Duda 30/09/2021

E chegou o fim !
Então eu terminei a minha série favorita da vida em que o primeiro livro me apresentou a carina minha autora favorita !
Foi perdida quem realmente me fez gosta de ler ( livros sem figura kkk) que me apresentou a esse mundo literário q eu tanto amo
Carina obrigada por tudo
E série perdida nunca vou me esquecer de vc !!!

Erika.Victoria 13/10/2021

Chorando muitooooo mas com o coração quentinho
Carina Rissi simplesmente arrasou com esse livro.

A gente já começa a leitura em conflito achando que o Ian cometeu o pior erro de todos, e logo no capítulo um nos envolvemos tanto com a leitura q assim que terminamos nem da pra acreditar.

O livro e cheio de Plots e a cada capítulo vc se vê mais envolvido no século 19. O que mais e surpreendeu foi o romance, a Carina simplesmente arrasou e eu amei cada palavra, cada frase e capítulo, mas eu terminei o livro com lágrimas nos olhos. Chorei tanto que não dá pra descrever o que foi me despedir dessa série. Sofia e Ian sempre estiveram comigo durante longos oito anos e dar tchau pra eles tem um gosto agridoce, mas devo dizer que eu simplesmente amei.

Nathalia.Fabris 24/08/2022

Indomada, de Carina Rissi.

??? Falar dos livros da Carina mexem muito comigo, ela é a minha autora preferida da vida! Uma das responsáveis por me tornar efetivamente uma leitora. A escrita da Carina é leve, flui de uma forma natural, a leitura não é maçante, tá ai alguém que sabe como escrever bem!

??? Eu não fiz resenha dos primeiros livros pois já os li e reli sabe-se lá quantas vezes, mas tenho um carinho enorme pelo Ian e Sofia.

??? Esse último livro foi uma despedida, eu tive dificuldade em lê-lo, confesso, de longe é o que menos gosto na série. Eu estava satisfeita com o final dado até então.

??? Mas gostei de conhecer melhor Marina e Ana Laura. Infelizmente o ?problema? que elas passam no livro, os ?desafios? por assim dizer, claramente seriam resolvidos numa roda de conversas com toda a família. A falta de comunicação dos personagens me incomodou um pouco, de Sofia principalmente, que teve um pulo grande no tempo e ela continuou com a mesma imaturidade de antes.

??? Tirando isso, Analu salvou o livro, na minha opinião, vê-la buscar seus sonhos e proteger quem ama é inspirador. A mensagem que a trajetória dela deixa é de se valorizar, é forte.

??? Os últimos capítulos me agradaram muito, quando o diálogo passou a existir entre os personagens? E como é o último, confesso que chorei, acho que foi mais por um sentimento de nostalgia. Em geral a vida de Ian e Sofia é maravilhosa e encantadora, e eu amei conhecê-los.

??? E que venham as próximas histórias dessa autora maravilhosa!

autorakarolt 08/11/2021

TÔ CHORANDO
Nem acredito que já acabou!! Chorando de emoção aqui ao concluir a série que marcou minha adolescência.

Indomada não é um livro perfeito. Tem aqueles típicos problemas que poderiam ser resolvidos com uma boa conversa (e algumas ameaças), mas que tem toda aquela enrolação pq os personagens (vulgo Nina) são cabeças duras. Mas, bom, agora que terminei, posso dizer que cada passo foi necessário para que tudo desse certo.

Nina e Samuel são meu tudo!! Nina sozinha meu deu nos nervos, mas o Samuel roubou me coração(só a metade, pois a outra foi Alexander). Eu amei ver a jornada deles e como terminou, anwww, a cena de amor deles e as declarações me deixaram boiolinha.

E o que dizer de Ana Laura Alonzo Clarke? Dona do livro, com certeza. Que personagem deslumbrante! Em todos os sentidos. Eu pensava que não ia gostar dela e tamanha foi a minha surpresa quando vi o quanto ela é maravilhosa. Minha personagem favorita da série inteira!!

Ah, e sobre Alexander? Estou completamente arrebatada. Ele me surpreendeu muito com a sua história, a amei conhecê-lo mais. Muito obrigada, Carina, por dar um final feliz para ele, e com a minha heroína perfeita. Ai, eu tô tão feliz. Mas eu necessito saber de detalhes do futuro deles, meu Deeeeus.

Sobre Ian e Sofia? Bom, eu quis muito dar na cara da Sofia vária vezes por ser imatura, mas respirei fundo. Foi lindo ver que o amor deles ainda é forte para enfrentar os furacões da vida, Vou sentir muita falta.

O livro também fala sobre outros assuntos necessários. Violência doméstica, contra idosos e pessoas trans. A jornada de mulheres para terem direito a ensino superior e a de pessoas que tinham de tudo para odiar o mundo, mas que resolveram fazer a diferença.

Sobre os demais personagens: foi incrível revê-los, estava com muita saudade. Além de muito curiosa sobre como a vida ficou depois de 22 anos. Os filhos são uma fofura!

Enfim, o livro é maravilhoso, apesar de me fazer perder a paciência kkk. Mesmo assim, foi uma experiência incrível.

Carolina 17/08/2022

Fim da série perdida
Amei a história da Analu com o Alexander, a busca por ser aceita na universidade em uma época em não havia essa possibilidade para as mulheres.
Quanto a Nina e Samu, também gostei muito do desenvolvimento dos dois, mas a impulsividade da Nina me deixou meio irritada kk
No geral foi um desfecho maravilhoso da série e dá um aperto no peito de saber que acabou?

Juliete 20/08/2022

Gostei muito do fechamento dessa série de livros.. mas senti que a história se arrastou demais!! A Carina podia tranquilamente ter diminuído essa história na metade (até menos viu) muito vai e vem... Muito relato de coisa sem tanta importância assim.. acho que talvez a autora quis prolongar até mesmo por ser o último e a despedida de uma história tão importante pra ela e por nós... Gostei muito do livro, o final foi muito bem feito!

Isabela354 17/11/2021

Carta de amor de um fã
Eu tenho um apego emocional muito grande pela Série Perdida, então não é novidade que eu amei cada pedacinho da história.
A forma com que ela trouxe uma representatividade não vista em livros de época foi impressionante pra mim.
Oq foi aquele plot do Manoel gente? Sumiu com meu fôlego.
Ta, eu meio que já sabia tudo que ia acontecer na história, e os plots não foram surpreendentes, não como um todo, mas sabe? Ela conseguiu sim me deixar surpresa com algumas revelações.
Eu não esperava esse sentimento agridoce de terminar uma serie tão querida, mas me sinto completa e com saudade.
Eu adorei cada segundo que passei lendo, rindo, chorando e me surpreendendo com tudo que autora escreve e apesar da serie em si ter acabado, espero ansiosamente pros próximos livros que ela vai escrever.