A sapatilha que mudou meu mundo

A sapatilha que mudou meu mundo Ingrid Silva

Resenhas - A Sapatilha que mudou meu Mundo

Nathalia Almeida 01/12/2021

inspirador
"[...] Decidi ouvir a minha mãe. Mas precisava encontrar , em mim, a mesma confiança que que sua voz me transmitia. Foi assim que me senti mais segura para seguir nessa jornada. Sou grata a essa ligação todos os dias. E engraçado como uma ligação pode mudar a vida de alguém e toda uma trajetória [...]" .

Marilia 24/01/2022

Uma história inspiradora!
Que trajetória incrível e potente a da Ingrid Silva!

Um livro rápido e agradável em que a autora faz um passeio pelos caminhos que a conduziram até o lugar que ocupa hoje: primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem.

É escrito em uma forma que se situa entre um relato e diálogos com o leitor e com as pessoas que foram e são importantes na vida da autora - sem grandes figuras de linguagem ou recursos textuais diversos.

É uma história que merece ser conhecida por muitos, quanto mais, melhor. Ingrid fala com muita propriedade sobre o racismo estrutural e institucional.

Ela tem plena consciência do espaço que ocupa e da relevância que sua história tem e terá para a vida de tantas meninas.

Vale muito!

Jade.Lucheze 20/08/2022

Sapatilha mágica ??
Muitos ao verem o título vão pensar que só bailarinas devem ler, mas não! É importante para todos conhecer a história da Ingrid. É uma narrativa linda contada pela própria protagonista. A Ingrid Silva é uma bailarina negra brasileira que conta no livro um pouco sobre o racismo que ela sofreu e o quanto ela lutou para chegar aonde está hoje (não vou contar muito sobre a história porque quero que você leia também). Durante o livro fiz muitas reflexões sobre o NOSSO MUNDO e tudo o que podemos mudar nele. É um livro de muito valor, um livro que TODOS devem ler! Ingrid muiiiito obrigada por esse presente que você deu a todos os leitores, ler o seu livro é um PRESENTE! Meus parabéns pela linda história de superação e muito sucesso ? Você arrasa!

marishima_ 13/11/2022

Ingrid Silva
Nesse livro ela conta a trajetória da vida dela e de sua carreira, me impactou muito esse livro, me ajudou muito com autoestima e confiança pq ser bailarina realmente não é fácil.

cherryliam 16/11/2023

Obrigado Ingrid
Eu comecei esse livro esperando, apenas um relato da vida de como uma bailarina ascendeu na vida, mas eu encontrei muito mais.
Neste livro eu encontrei um registro do quanto o racismo pode destruir a vida de uma pessoa, do quanto o auto-cuidado é importante, os tabus e os desafios da maternidade e o quanto uma família bem estruturada faz toda a diferença em uma jornada árdua.
Esse é um daqueles livros que eu acho que todos deveriam ler, independente da sua idade, independente da sua jornada ou do que você queira fazer.
A Ingrid, com esse livro, me deu o combustível que eu precisava pra continuar no caminho do meu sonho, mesmo que o meu sonho seja bem diferente do dela.
Ingrid é atemporal e eu agradeço a ela por ser quem ela é.
Leiam!!!

Luciana 23/05/2024

A história da Ingrid em sim é boa, e acredito que seja capaz de fazer diferença para muitas pessoas.
O que não curti foi a escrita, tem momentos que parece texto de instagram.
No mais, acredito que em biografias cada um deva falar até o ponto onde consegue, acha necessário e confortável, se respeitando acima de tudo.

Bibi 08/11/2021

Espera mais
Sou muito fã da Ingrid e tudo o que ela representa. Ela tem uma história linda e acho que esperava algo mais profundo.

O livro apesar de interessante, me doi dizer que não gostei muito. A escrita em si - entendo que é o primeiro livro dela - não me agradou muito. Acho que ela podia ter se aprofundado mais nos temas.

Também sou bailarina e acho que ela teve muitas oportunidades para trazer reflexões e criticas ao meio, mas senti que ficou no superficial.

Mas espero que esse livro alcance outras pessoas que possam se sentir inspiradas com essa história de sucesso que é a Ingrid.
Monteiro.Dora 15/08/2022minha estante
Vi que você leu anatomia da dança. Está na minha lista de desejos, vale a pena? Sou bailarina clássica também :) Indica algum com essa temática?

Bibi 18/08/2022minha estante
Oi. O anatomia da danca eu usava mais no dia dia enquanto montava aulas etc. E um livro de anatomia literalmente pra ser consultado mais de uma vez.

Beatriz 25/10/2022

Uma história com lutas e conquistas e, escrita contagiante, leitura fluida e rápida.
Índico para bailarinos e até para pessoas que não dançam essa história é inspiradora...

sarah.bianchin. 21/02/2023

Necessário
Livro muito gostoso e fácil de ler; eu dividi em 4 dias mas teria facilmente lido em um ou 2. Os capítulos são curtinhos e o tom da escrita realmente dialoga com o leitor.
Foi muito bacana conhecer a trajetória da Ingrid - mais uma bailarina brasileira que é sucesso no exterior mas não teve oportunidades em seu próprio país. No caso da Ingrid especificamente ainda tem o fator racismo, que ainda se faz presente todos os dias. Mas é uma leitura inspiradora para bailarinos/as e para aqueles que não dançam mas buscam um incentivo para não desistir

Paloma 21/01/2022

Mais que uma sapatilha!
Sou bailarina , e é claro que sou suspeita para falar deste livro ! Tudo oque envolve dança eu amo e defendo mesmo!

Mas o livro da Ingrid é mais do que o ?testemunho? de como conseguiu um par de sapatilhas ( muito especiais). Mas sim um testemunho de vida ! Uma autobiografia eu diria.

Respeitando todos os limites de sua privacidade, ainda mais nesta fase da vida de Ingrid , a bailarina nos conta um pouco sobre sua vida e trajetória. Nos conta sobre sua carreira do início aos dias de hoje , mas também nos inspira com a sua humanidade e sensibilidade !
Ingrid nos mostra que é possível sim mudar o mundo ! Cada um deve fazer a sua parte ! É possível sim sonhar e realizar.

Ingrid mostra ao leitor que independentemente do seu sonho, você pode conquista-lo, e que todo ser humano tem e deve acreditar no seu potencial .

Ingrid só conseguiu alcançar seus sonhos porque em primeiro lugar ela mesma acreditou que era capaz . E você , está acreditando no seu potencial ?? Você quer ! Você pode !

Uma leitura simples , inspiradora e cheia de representatividade! A autora aborda varios temas de sua vida inclusive sobre a cor de sua pele .

Vale a pena a leitura !

elisa_susu 18/11/2022

Livro incrível?
Esse livro foi escrito pela Ingrid Silva, bailarina brasileira do Dance Theater of Harlem. Ela conta sua história e como ela chegou onde está hoje. Ela conta de suas dificuldades, assim como suas conquistas. Ela me ajudou a ter mais autoestima. Recomendo a todos os bailarinos e as bailarinas do mundo. Leiam ?A Sapatilha que Mudou meu Mundo? esse livro vai te mudar completamente!

laubfontanaa 16/06/2022

Mulher guerreira e de representatividade
Faço ballet há dois anos. E Ingrid sempre foi uma inspiração pra mim. Não sou negra, não passei por preconceitos e nem tenho lugar de fala, mas ver a trajetória dessa mulher e ver como ela representa a população negra no Brasil e fora dele é lindo. Adorei conhecer mais sobre a história dessa bailarina e do seu amor pelo ballet e pela arte. Maravilhoso. Me fez querer lutar todos os dias pelos meus sonhos!

Jennifer.Ernesto 20/07/2022

Avassalador
Eu acompanho tão de perto os projetos, as falas e os avanços da Ingrid, que ao ler o livro, eu me senti aprofundando naquilo que ela já comunicava em suas redes. Em muitos momentos, eu vi passando posts, vídeos e pedaços de suas entrevistas e apresentações.

Meu sonho era ser bailarina, e por muitos motivos, eu nem pude sequer explorar esse desejo. Eu sou apaixonada por dança, e isso ainda me pega em muitos momentos. Mas, construí uma carreira no direito que está em crescimento, mas, as dificuldades são tantas quanto quaisquer outras profissões.

Fora essa identificação, a leitura do livro fez com que eu me sentisse ouvindo a história de uma mais velha, Ingrid é muito sabia, carinhosa e sensível. Gosto muito da firmeza com que ela se apresenta. E, em meios a tantos processos, eu me sinto grata de ter tido acesso às suas palavras!!!

Um livro muito gostoso de ser lido e sentido.

Ana Lu 21/08/2022

Uma mulher de fibra
Ingrid Silva amava a natação, até que o acaso a fez conhecer o ballet. No início, era uma criança tímida, que buscava não chamar a atenção. Porém, com o apoio e incentivo das pessoas certas (em especial, da própria mãe), Ingrid floresceu e se tornou primeira bailarina no Dance Theatre of Harlem, em Nova Iorque.

Sua biografia traça momentos marcantes, não apenas como bailarina, mas, principalmente, como uma bailarina negra.

Ao longo de sua jornada, questões como a falta de representatividade e a construção de novos paradigmas estão totalmente interligadas à sua vida na dança.

Apesar disso, Ingrid não é uma mulher vitimista. Pelo contrário, é uma mulher determinada, que reconhece o próprio valor e luta pelos seus sonhos. Um verdadeiro exemplo.

É uma leitura rápida, atual, profunda e bem-humorada.

Uma biografia para ser lida.
Monteiro.Dora 08/12/2022minha estante
Nossa... soou tão mal uma branca falar "apesar disso, Ingrid não é uma mulher vitimista" depois de citar o racismo.