O espírito militar

O espírito militar Celso Castro

Resenhas - O espírito militar

Jose 03/05/2022

Pioneira e imersiva
Pioneira pode ser um adjetivo à obra. Os relatos dos cadetes aumentaram minha imersão nesse trabalho bem escrito e com um ótimo propósito: desmistificar os militares para os civis (e o contrário). Senti falta apenas de um espaço maior para o diário de campo feito pelo antropólogo enquanto pôde participar de atividades na Aman (há alguns parágrafos que ele escreveu contando o que viveu lá, mas são poucos comparado com o que ele apresenta de forma sucinta em seu texto) - talvez por não saber se a obra seria bem aceita após publicada. Com certeza buscarei os outros trabalhos do autor acerca desse assunto. Ótimo livro.

Dênis 19/02/2023

Uma pesquisa que se fez histórica
Um livro essencial para compreensão de elementos centrais do mundo militar. Um antropólogo que enfrenta os desafios de etnografar uma academia militar em poucos anos após o término da ditadura. Leitura atualíssima.

Johnny2032 03/02/2024

Paisano/Civil e Milico/Millitar, termos comuns.
É um baita livro! Apresenta de maneira espetácullar as experiências dos cadetes na AMAN e toda a história da Academia, além disso, proporciona um entendimento das armas do exército, hierarquia de patentes e a evolução da identidade do militar ao longo dos anos.
Recomendo a todos os interessados em millitarismo ou que querem alargar o repertório com novas vivências, visõss de mundo e experiências.