O Caos Cósmico

O Caos Cósmico Sâmara Silveira

Resenhas - O Caos Cósmico

1 | 2 | 3 | 4

Nowhere¿ 26/04/2022

?Nos encontraremos entre as estrelas novamente"
Eu ameeei!
De início, o livro não me prendeu muito, mas depois da página 100 eu não conseguia mais largar ele.
A escrita é aconchegante, a narrativa é bastante imersiva e a autora não exagerou nos detalhes, o que tornou a leitura fácil e fluída.
Os capítulos são pequenos e a história não possui cenas desnecessárias, todas as cenas são essenciais para o desenvolvimento da obra e dos personagens.
O livro tem três pontos de vista: O de Tim, Apollo e Camilla (e raramente da Kira e Senyahr), oq enriqueceu muito a leitura.
Os personagens são bem trabalhados e suas evoluções são perfeitas. Me apeguei demais a eles... conhecemos suas histórias, seus traumas e medos, seus sentimentos e como eles lidam com eles (meus favs foram o Zael, Camilla e Apollo).
A história não é tediosa, tem vários acontecimentos e cenas de ação. O plot twist é muitooo bom, eu fiquei chocada demais quando descobri, foi o momento, surtei sim.
Tem enemies to lovers, friends to lovers, found family, brigas, cenas engraçadas, pra chorar, muitaaa representatividade...
Recomendo demais a obra, perfeita apenas, to doida para o segundo e último livro ser lançado, preciso pra ontem da continuação.

Classificação: +14
Gatilhos: violência, morte, menção a violência sexual, sangue, assassinato, tortura...

nathaly107 20/04/2023

Uma leitura arruinada!
?Nunca se deixem levar pelas emoções. Ser imprudente é uma estupidez que pode te levar a morte.? Ele disse a última frase olhando fixamente para Camilla, apontando sua faca na direção dela. ?Ficou claro??

Eu pensei em diversas formas de escrever essa resenha. Deveria debochar? ser sincera? Mas falei que seria justa, então vou ser.

Comecei a ler "O Caos Cósmico" animada porque a própria autora - através de um post que viralizou no booktok - avisou que no livro tinha um moreno sarcástico, pirata, faca no pescoço e plot wist, tudo o que AMO profundamente em um livro e estava animada pela leitura dele, mas minha experiência com o livro foi arruinada e terminei ele triste, em outras condições realmente teria se tornado um dos livros que mais gosto, mesmo com os pontos negativos que irei comentar. Então, apesar dos vários pontos negativos, tem pontos positivos.

Os pontos positivos: o moreno sarcástico, o plot wist e o final.
Eu sou suspeita para falar sobre um personagem moreno sarcástico porque sou facilmente rendida por um rs, mas esse aqui faz parte do plot wist, o que me surpreendeu, e que se encaixou com o final, uma coisa que levou a outra. O que certa forma ajudou a aumentar a classificação dele.

Pontos negativos: a escrita que demorou para fluir, a falta de carisma dos personagens e a falta de profundidade no desenvolvimento deles, a falta de explicação para o contexto dentro da história e alguns erros de escrita.
O livro realmente teve um início difícil, mas é algo esperado, porém não para um livro que tem 500 páginas e com pov dos personagens. Só a partir da página 100 foi que a leitura melhorou. Acredito eu que a falta de carisma dos personagens e a falta de desenvolvimento deles, foi o que deu um peso maior nessa demora, e mesmo com os povs diferentes a leitura não se tornou interessante. Tudo começou raso e quase finalizou do mesmo jeito que começou. E enquanto eu lidava com essa falta importante, precisava me lembrar que o livro se passa no ESPAÇO já que ele tem elementos da terra nele, e esse problema estar presente no livro desde o início. Com relação aos erros de escrita, não é nada muito irritante, mas é importante pontuar. Resumindo: não é um livro ruim, mas tinha potencial para ser bem melhor, mesmo sendo tudo muito previsível.

Amanda 20/09/2021

Incrível
O livro é tudo, os personagens são ótimos e muito bem desenvolvidos, eu amei a narrativa dele, é aquele típico livro que você não consegue soltar ele por que precisar saber o que vai acontecer, enfim o livro é incrível.

Natalie.Padilha 13/02/2023

Gente que livro bom
Esse livro me trouxe um misto de emoções pensei que iria gostar depois pensei que ia odiar e depois amei,eu achava muita misturada num livro só,mas eu acabei sendo convencida pelos plots que eu não esperava,me apeguei com a tripulação e como os personagens são desenvolvidos.

Elizah 22/08/2022

Eu tenho tantas perguntas
Eu comecei esse livro com perguntas e terminei me sentindo uma criança de dois anos que nao para de questionar tudo.

Tipo, a construção de mundo fantástico é MUITO fraca. Parece que nao houve pesquisa e tudo acontece tão rapido e muitas vezes sem nenhum motivo real.

Não há NENHUMA construção politica, social ou fisica da colonização de marte que te ajude a entender o que esta acontecendo ou onde você esta. Em nenhum momento é explicado como eles vivem lá, tipo, eles sao humanos mas conseguem respirar sem oxigenio??Pq eles nao usam nenhum tipo de equipamento especial. Eles andam normalmente pelo espaço mesmo sem gravidade? Pilotar uma nave é como um carro normal hoje em dia? Como?? Como eles viajam na velocidade da luz? Ha alguma consequencia fisica no corpo dos humanos?? Como ha gravidade dentro das naves?? Como eles apenas saem da nave quando chegam em outro planeta, em outra galaxia, sem nem saber se há oxigenio nessa atmosfera?? Como há uma estufa dentro de uma nave e que sol as plantas estao tomando pela parede de vidro, se eles estao vagando aleatoriamente no espaço? Como armas sao usadas no espaço? Quando voce da um tiro, a bala vai ficar viajando pra sempre em linha reta - digo isso especialmente na cena do asteroide em que o Tim e o Zael saem pra passear -?? Como eles sobrevivem a quantidade exorbitante de radiação do espaço?? Nada é explicado na história e isso é TÃO frustrante!
Sério, a astrofisica e a lógica mandaram abraços!

Pessoalmente eu acho que como livro, a história precisava de muiiita revisão, mas como fanfic seria uma ótima história. No entanto, uma coisa deve ser dita: o suspense é realmente bom. Você fica com muita vontade de saber o que vai acontecer, mesmo nao vendo sentido em quase nada.

E eu JURO que não é minha intenção roast a autora e nem a história. Eu genuinamente acredito que essa é uma história com MUITO potencial - e estou ansiosa pra ler as próximas obras dela -, mas eu também acho que esse potencial foi perdido na falta de revisão e na execusão mal planejada. :/
Elizah 02/09/2022minha estante
Oi Sam, que legal falr com uma autora!!! Nunca tinha falado antes!!

Na moral, desculpa mesmo se a minha resenha te ofendeu de alguma maneira. Essa, definitivamente não foi a minha intensão. Faz pouco tempo que eu comecei a pesquisar sobre a criação de um mundo ficcional e como é preciso estabelecer todo um sistema fisico/politico/social/histórico/temporal para que ele seja bem fundamentado na mente do leitor e bláblábla...
Como a sua história se prende com a nossa realidade - serem seres humanos vindos da Terra, aquecimento global, morte do planeta e tudo mais - eu levantei aqueles questionamentos sobre O Caos Cósmico pq foi algo que realmente me deixou perdida durante a leitura.
Tipo, até que ponto a história vai  utilizar da realidade para os acontecimentos e em que ponto começa a criação de mundo fantástico. Entende o que eu quero dizer? Não que o leitor não seja capaz de identificar a ficção da realidade, mas ajudaria saber coisas tipo: ha qnto tempo esse terraformação de marte aconteceu? O que exatamente foi a terraformação? Quao diferente as naves da historia sao das que a gente conhece atualmente?
E essas questões nem precisam ser muito trabalhadas, algumas podiam ser abordadas em conversas com a Senyahr ou com os demais personagens de outros planetas, de forma meio que casual mesmo, sabe?!
Você disse que as questões fisicas e biologicas são dedutiveis e pode até ser (ainda que eu discorde bastante), mas pessoalmente eu acho que incluir alguns paragrafos que abordassem uma explicação pra essas questões iria deixar a história mais redonda, sabe?!

Kkkkk... e se qndo eu assisto star wars e marvel eu faço os mesmo quesrionamentos?? O TEMPO TODO!!! XD tem tanta coisa ali que nao faz o menor sentido. Kkkkkk...

Enfim, a minha intenção com a resenha não foi, de forma alguma, fazer hate nem nada do genero, mas para apontar algumas coisas que eu acho que poderiam ser melhoradas na construção de próximas histórias.
Eu de verdade acho que a sua prosa é muito boa e tem um bom senso de ritmo. Acho meeeeesmo que você tem um potencial gigante!!

Ps: eu amo a Camilla e exijo justiça para como todo mundo coloca a culpa de tudo nas costas da rainha. Kkkkk...

Ariam 11/03/2022

Um livro super gostosinho de ler, a escrita fluiu demais, confesso que no início não consegui entrar no universo do livro e me incomodei com situações que pareciam só serem jogadas na narrativa, mas depois da metade foi só sucesso, o final foi incrível, o plot me deixou em choque e me senti muito burra por não ter pego antes.

A parte do enimies ( que não vamos mentir é o motivo de todo mundo que veio do tiktok tá lendo esse livro, inclusive eu) não deixa a desejar.

Deborarr 14/03/2022

prometeu tudo e não entregou nada
Pra resumir, é chato e confuso. A narração em terceira pessoa deixa tudo pior pq tem umas partes que mistura primeira e terceira pessoa e não dá pra entender o que tá acontecendo.
É um livro maçante e repetitivo, os personagens são mal desenvolvidos e tem mtos erros de português.
Tinham falado que tinha romance, e tensão entre o vilão e a mocinha mas não teve nada, é muita enrolação pra um único livro.
Perdi meu tempo lendo só pra poder falar mal com propriedade kkkkkkk

Di3gao 18/12/2022

Decepção cósmica
O Caos Cósmico me ganhou muito pela capa e sinopse, estava muito animado para ler e já tinha uma ideia de como a história iria se desenrolar. Porém, ela tomou rumos inesperados.

O livro ter tomado um rumo diferente do que eu esperava não foi um problema, ao contrário, gosto muito quando acontece isso. O começo foi muito bom e eu estava amando, mas no desenvolvimento as coisas desandaram e surgiram os problemas. A autora não sabia como prosseguir com a história, por isso, ela ficou estagnada em um único ponto na maior parte do livro, andou em círculos mostrando coisas irrelevantes, se tornou arrastada e nada conseguia prender minha atenção. Além disso, a história não tinha uma motivação, isto é, a trama, que é simples e rasa, não teve uma aventura de peso que faz o leitor se importar com o que está acontecendo e os seus personagens não tinham algum propósito. Apenas na conclusão as coisas começaram a avançar, mas ela foi uma grande confusão e a autora enrolou para concluir tudo nesse livro para forçar uma continuação. Em síntese, é história de menos para página demais.

A construção dos personagens foi a maior qualidade. Todos os personagens são carismáticos, possuem uma backstory que explica o psicológico atual deles, o drama pessoal é muito bom e os leitores conseguem se reconhecer neles. Além disso, a relação entre eles foi bem desenvolvida e rendeu momentos muito bons. Ao meu ver, esse foco na construção deles foi o que prejudicou a história, porque a autora não conseguiu conciliar as duas coisas e trabalhava em uma de cada vez. Com isso, ela focou demais em aprofundar nos personagens e acabou esquecendo de avançar com a história, assim, ela ficou arrastada demais e nada aconteceu na maior parte do tempo.

Se você procura um livro de ficção cientifica, devo dizer que esse não é o lugar certo. Embora se passe no espaço, ele não se qualifica como tal porque anula todas as regras da física, tem várias coisas sem lógica e a tecnologia não é explicada, o único compromisso da narrativa é com a diversão. Porém, está no caminho certo se você procura uma fantasia espacial. Eu não aconselharia usar esse livro como uma porta de entrada porque não gostei do universo da obra, além de achar a história fraca. Ele foi muito raso, a política galáctica foi mal trabalhada e não teve algo que o fizesse se destacar dos demais.

Esse foi o primeiro livro da autora e gostei muito da escrita dela. Os capítulos são fluidos, a narração de cada personagem tem uma personalidade, conseguimos visualizar claramente as cenas de luta e achei a forma de escrever dela atrativa, essa foi a única coisa que me fez continuar lendo. Vou ler a continuação para dar uma segunda chance a essa duologia e a autora tem muito potencial.

Portanto, O Caos Cósmico não me agradou muito e pensei em abandona-lo diversas vezes, mas os personagens são ótimos e a escrita da autora é bem atrativa. Recomendo, porque pode ser uma aventura divertida se você conseguir se envolver com a história.

MahElisabete 13/04/2023

Melhor livro do ano!
Camilla, Apollo e Tim são alunos da Academia Estelar. Após o Homem dizimar a vida na Terra, ele migrou para Marte, lugar onde nossos protagonistas moram.
No entanto, os três presenciam a queda de um asteroide e junto a ele o aparecimento de uma princesa espacial. Tal princesa carrega uma pedra muito valiosa e precisa da ajuda dos três amigos para encontrar um pirata espacial que poderá ajudá-la a fugir de sua inimiga.

Desse modo, os quatro roubam uma nave e partem em busca de um planeta inóspito, conhecendo seres diversos e vivenciando os melhores - e piores - momentos de suas vidas.

Clara 21/09/2021

O inesperado é o melhor
Descobri a existência desse ebook no tiktok( samrasilveira )e resolvi ler, não sabia muito do enredo apenas a cena que uma da personagem está torturando outra personagem (isso tinha no vídeo do tiktok da autora)

Esse livro explode representatividade,temos personagem negra, personagem acima do peso "ideal", personagens bissexual e uma provavelmente gay E outra lésbica

O Livro é emoção e ação,eu literalmente acabei de ler ele então tô sem palavras mas ele é perfeito

Revelando livros 16/03/2023

PERFEITO
EU SIMPLESMENTE N TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER O QUANTO EU AMO ESSE LIVRO! Ficção científica+fantasia+romance. Melhores gêneros

Mari 13/05/2022

Perdi o fôlego com o final
Eu não tava esperando nada, e estregou MUITO.
É uma história sobre amizade, universo e caos, óbvio.
Eu adorei a forma que a autora escreve, mas principalmente por tornar os personagens muito reais (principalmente a Apollo) e por apreciar acima do amor a amizade, isso me deixou extremamente contente pq foge do clichê da personagem ficar perdidamente apaixonada e negligenciar os amigos, ou seja, eu amei.

Representatividade?? tem, bastante, desde um casal sáfico até os aliens ??

Romance? sim, mass o meu casal favorito não aconteceu (e que química esses dois surtei o tempo inteiro, Spoiler: Camilla e Blackstorm ??)

A história toda é muito boa, e o final tem plot atrás de plot, e eu imaginava já metade dos plots mas mesmo assim foi muito gostosinho, pra mim o "ruim" é que o final é aberto ent eu tô >>surtando
Anne 13/05/2022minha estante
Esse livro é tudo pra mim! Sobre o final "aberto", o segundo livro da duologia deve sair ainda esse ano. Mal posso esperar pra ver o desfecho! ??

Vic 07/01/2022

Fico me perguntando como ninguém está falando desse livro
Uma leitura totalmente mágica.
É a primeira fantasia nacional que eu já li, e não poderia estar mais feliz na minha escolha de lê-lo.
Foi uma total surpresa como esse livro foi totalmente bem construído, eu realmente não esperava que ele fosse tão bom.
Adorei o mundo que a autora criou e os personagens principais que formam um trio perfeito e cheio das singularidades de cada um.
POR FAVOR LEIAM!!!

Mavete07 19/06/2022

MEOOOOOOOO
Nossa Senhora de bicicletinha sem freio. Eu esperava por tudo menos por esse final
Os personagens são maravilhosos, mas acima de todos eles tá a Camilla
Tomara q ela vire uma assassina mt doida, vingativa e fodona no próximo livro, e acho bom o *** estar do lado dela e ficar babando enquanto ela massacra todo mundo !!!

Irisdsiri 19/08/2023

ADOREI
No começo eu demorei um pouco pra pegar no ritmo, mas depois que as coisas começaram a acontecer eu não consegui mais parar de ler.
Sou completamente apaixonada por cada um dos personagens.
Apollo é uma querida, senti vontade de proteger ela do começo ao fim.
Tim teve simplesmente o melhor ponto de vista, divertidíssimo. Me identifico muito com ele quando ele tá nervoso e começa a falar de mais KKKKK.
Zael é incrivelmente carismático pra um pirata vampiro (se bem que eu nem conseguiria imaginar um pirata vampiro antes dele), adoro todas as interações que ele tem com QUALQUER UM.
Kira, adoro ela, tudo bem que ela é uma assassina e não se importa em tirar vidas (na verdade gosta disso), mas ela teve um passado triste, sabe? Acho que dá pra relevar.
E é claro, os maiorais pro final.
Camilla, o que dizer dessa esquentadinho que quer meter bala em todo mundo? Ela tem uma personalidade difícil, não confia facilmente nos outros e em qualquer oportunidade tá ameaçando a vida de alguém, com toda certeza vai entrar no meu top 10 personagens literários favoritos.
Blackstorm, meus amigos, que homem. Moral completamente duvidosa + passado trágico + pequenas boas ações = perfeição.
A química desses dois é insuperável. No começo achei que fosse coisa da minha cabeça, mas aí tem aquela cena>>>
E sobre a história, eu adorei. Começa um negocinho ali básico. O único plano e ajudar a princesa e no final eu consigo entender o porquê do título do livro ser esse. Que loucura.
Devo admitir que tinha uma coisa que eu já desconfiava, mas o jeito que aconteceu me pegou de surpresa.
E quando já estava no final, pensando que não dava pra piorar, piorou. E não parou pra aí. Cada página que passava o negócio ia ficando mais caótico.
Juro, tô MUITO ansiosa pelo próximo.

1 | 2 | 3 | 4