O elogio do ócio e outros ensaios

O elogio do ócio e outros ensaios Robert Louis Stevenson

Resenhas - O elogio do ócio e outros ensaios

Francisco240 27/05/2022

Ensaio sobre a caminhada...
Neste livro Stevenson discorre a respeito de assuntos de em pausa na sua época, porém o autor se destaca e é bem menos prolixo em seus romances.

Georgeton.Leal 05/09/2022

Nem sempre o que parece supérfluo o é na verdade
Por questão de gosto pessoal, raramente leio obras de não-ficção, mas essa daqui foi uma ótima exceção e também uma agradável surpresa. Sempre gosto de ler ensaios de forma bem mais lenta, a fim de digerir melhor as ideias durante uma pausa entre os parágrafos, mas desta vez, a atraente escrita de Stevenson me trouxe uma leveza maravilhosa à leitura. A sensação que tive era como se o autor estivesse falando comigo num tranquilo diálogo entre amigos.
Nessa pequena coletânea de ensaios, Stevenson fala com propriedade de coisas que muitas vezes cheguei a refletir mas nunca consegui elucidar através de palavras, por isso me identifiquei tanto com esses textos. São assuntos que tratam do ideal aproveitamento do ócio, do valor de uma boa conversa, do prazer de um passeio a pé e até mesmo sobre como aproveitar lugares desagradáveis.
Consegui extrair desse pequeno livro muitas lições importantes que irão me acompanhar no meu dia a dia e aprimorar meu senso crítico. Obrigado, R.L.S, por me proporcionar tantos momentos frutíferos de reflexão e aprendizado.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/12/nem-sempre-o-que-parece-superfluo-o-e.html

luiza 08/03/2024

Confesso que esta nota está sendo atribuída principalmente à ? O elogio do ócio? pois simplesmente amei (Cinco estrelas) já o restante dos ensaios são bons mais nada comparado ao primeiro. Stevenson escreve muito bem, era exatamente como se estivesse tendo uma ?conversa cabeça? com uns amigos.

FláRocha 26/01/2023

Irregular
O ensaio que dá nome ao livro é, sem dúvida, o melhor. O último também é bem gostoso de ler. Alguns achei longos e prolixos demais. Mas acho que isso também tem relação com meu apreço pelos temas tratados. De qualquer jeito, vale a leitura. O autor é o mesmo do clássico ?A ilha do tesouro?.

Rafaela.Cruz 16/05/2023

Temas interessantes.
Adorei as escolhas temáticas na organização. O autor é genial. Ainda encontrei uma alma gêmea literária: Purcel.

Mari 23/07/2023

Incrível
Parecem ser os primeiros escritos dele e, mesmo ele dizendo durante os ensaios que não escrevia bem e estava longe do gosto do público não dá pra acreditar ahahah Em cada frase ele traz uma reflexão profunda a partir do simples.

Felipe | @fe.ituras 29/02/2024

Gosto de ler ensaios e crônicas de autores conhecidos por obras fictícias pelo fato de poder conhecer melhor a pessoa do autor e seus pensamentos. A partir do olhar de Stevenson no início da sua carreira, vamos refletir sobre o cotidiano e as coisas que rotineiramente não nos atentamos.

No ensaio que dá título ao livro e nos demais que o compõem, somos levados a refletir sobre o prazer das coisas simples, como os momentos de ócio, as paisagens de um passeio a pé, conversas despretensiosas e lugares desagradáveis.

A escrita do autor é simples, mas um tanto prolixa e, em certos textos, acaba sendo sem objetivo e com muitos rodeios. Vale a leitura para quem gosta do autor e quer conhecê-lo mais, mas, em geral, não chega a ser uma experiência muito enriquecedora.