Quem Mexeu No Meu Queijo?

Quem Mexeu No Meu Queijo? Spencer Johnson

Resenhas - Quem Mexeu no Meu Queijo?

Alexya.Bagattoli 10/04/2024

Quem tem medo de mudanças é um ótimo livro pra quem quer dar o próximo passo
O que você faria se não tivesse medo?

Francisco688 10/04/2024

Um dos melhores livros para quem desistiu, não consegue achar saídas ou que seguem sozinhas no jogo que é a vida, para uma conquista ou sonho.

yass <3 09/04/2024

"quem roubou meu queijo" foi presente de uma pessoa que a admiro extremamente.
não falha em transmitir sua moral e reflexão através da sua metáfora autêntica, compondo um diálogo objetivo e simplificado, o leitor se encontra em uma posição sensível ao fazer um paralelo entre as ações dos personagens icônicos com sua posição abstrata diante das áreas de sua vida, no qual, se torna surpreendente a forma como o livro aborda questões tão banais e complexas e, ao mesmo tempo, ressaltando o MEDO como a origem de nossa estagnação e comodismo perante a escolhas e ações do cotidiano, se tornando questões essencialmente discutíveis.

por fim, recomendo fortemente essa escrita, pelo qual, é excepcionalmente necessária em nossa trajetória, proporcionando clareza para a complexidade do autoconhecimento :)

Raquel1501 07/04/2024

Quem mexeu no meu queijo - MRC
?Quem Mexeu no Meu Queijo?: uma fábula sobre mudanças e adaptação

Quando a minha psicóloga me indicou o livro "Quem Mexeu no Meu Queijo?", confesso que o encarei com descrença. Afinal, como um livro sobre queijo poderia ser relevante para minha vida? No entanto, ao mergulhar na história, descobri que suas metáforas transcendem o laticínio e nos conduzem a reflexões profundas.
A trama se desenrola em um labirinto, onde quatro personagens ? dois ratos (Sniff e Scurry) e dois duendes (Hem e Haw) ? buscam seu queijo, símbolo de objetivos, felicidade e sucesso. Cada um reage de maneira diferente quando o queijo desaparece, representando as diversas atitudes diante das mudanças na vida.

? Hem, o duende, resiste à mudança, esperando que o velho queijo retorne magicamente. Ele permanece estagnado, preso ao passado.

? Haw, por outro lado, decide explorar o labirinto em busca de novo queijo. Ele aprende a se adaptar, enfrentar desafios e superar o medo da incerteza.

O livro nos lembra que a vida é um constante movimento, e as mudanças são inevitáveis. Precisamos nos preparar para antecipar, monitorar e nos adaptar. Aqueles que se ajustam rapidamente encontrarão seu "queijo".

Evellyn 06/04/2024

Como o medo te aprisiona
O livro se baseia em duas metáforas: o queijo como um objetivo a ser alcançado e o labirinto que representa o tempo que gastamos tentando atingi-lo. A parábola me fez refletir sobre como o comodismo pode nos impedir de alcançar nossos planos, sobre como o medo pode nos paralisar, sobre como devemos rever nossos hábitos que não nos cabem mais e como isso pode ser desafiador, sobre como temos que assumir o controle da nossa vida em vez de deixar que as coisas nos aconteçam, sobre mudanças e sobre como temos que ser sagazes para que não sejamos totalmente surpreendidos pela efemeridade que é viver. Grifei quase o livro inteiro e aqui vão algumas das passagens:

?Vivemos em tempos de mudança, por isso estão sempre mexendo no nosso queijo.?

?Pode notar quando as pequenas mudanças começam, para estar mais preparado para a grande mudança que pode ocorrer.?

?Sempre existe um Novo Queijo em algum lugar, mesmo que você não saiba disso na ocasião.?

?O que você faria se não tivesse medo??

Juliana.Coelho 06/04/2024

Muitas lições de uma forma bem simples!
Um livro CHEIO de lições implícitas dentro de uma metáfora, pra nos fazer pensar sobre o que queremos da vida e o medo que temos em torno das mudanças. Mudanças esssas que podem acontecer gradativamente ou do dia pra noite, sem aviso prévio, e que mesmo assim exigem uma certa reação da nossa parte para que não sejamos surpreendidos da pior forma.

Nos mostra como não devemos ficar na zona de conforto, e não deixar as coisas acontecerem ao invés de fazer com que elas aconteçam. Os prós e contras sobre pensar de mais e agir de menos e vice versa. É sobre meio termo. Ter ponderação, mas entender que se tem que agir. Analogias que se aplicam a vários aspectos de nossas vidas, e nos mostra também que o maior obstáculo das mudanças está dentro de nós mesmos. Não é preciso complicar demais as coisas! E o mais importante que isso, é preciso enxergar, querer fazer acontecer e agir. Pois ninguém além nós mesmos pode fazer isso por nós.

Isa.Recalcati 02/04/2024

Incrível
"Esteja preparado para mudar rapidamente muitas vezes: continuam mexendo no queijo."

Que livro bom pqp

clara 02/04/2024

Esse livro é MARAVILHOSO!! eu esperava que fosse bom, mas não que fosse tão bom assim. o título me chamou atenção e por isso iniciei a leitura, todos deveriam ler ele! a história das pessoinhas, ratos e queijo é extremamente envolvente, fazendo o leitor realmente parar pra pensar e querer agir da mesma forma que algum dos personagens. a forma como o autor explicou isso sem enrolação e diretamente, faz a leitura ser ainda melhor e o debate no final é sensacional. me identifiquei com as pessoas do debate, os mesmos pensamentos que eu tive após ler a história, foi a que eles tiveram e a sensação é incrível. recomendo esse livro demais, é pequeno e fluído fazendo a leitura ser rápida. ?o que você faria se não estivesse com medo??

Samanta 31/03/2024

Como diz um dos personagens: Viva a Mudança!
Perdi as contas de quantas vezes posterguei a leitura desse livro, mas que grata surpresa ter dado a chance de lê-lo com a mentalidade de hoje.

É uma parábola bem curta (100 páginas), mas que entrega tudo o que promete. Em cada página recebemos um tapa na face que faz a gente repensar o que estamos ou até mesmo o que queremos da vida a partir de nossas convicções criadas por nossos medos.

Confesso que marquei praticamente o livro todo, pois foi difícil não sentir conexão com algumas frases no livro e, acredito que uma das frases que mais me marcou foi: ?Notar pequenas mudanças cedo ajuda você a se adaptar às maiores que estão por vir.?

Recomendo muito a leitura desse livro e espero que faça você, leitor/leitora a enxergar a Vida com outros olhos.

Nota geral: 4,5/5 ??

Caio 30/03/2024

Uma leitura rápida e fácil com uma mensagem fantástica para nossas vidas.
Leiam porque vale muito a pena.

Priscila Franco 28/03/2024

Leitura necessária
Leitura rápida, boa e necessária. ?

Todos nós já fomos Hems, mesmo que muitos não consigam enxergar ou admitir isso.
Seja na vida pessoal ou na profissional.
Ser o personagem Hem muitas vezes nos impede de conhecer um novo "queijo"
Precisamos encarar as coisas por mais dificil que seja, devemos rir de nós mesmos assim como Haw aprendeu a fazer.
E os ratinhos Sniff e Scurry são um exemplo de coragem nessa história. ?

Lara Vanessa 28/03/2024

Estava há alguns dias enrolando pra escrever sobre este livro porque precisava refletir um pouquinho mais sobre ele.

Acho que esse é um livro que não recomendaria para todo mundo. Afinal, creio que é preciso um pouco de maturidade para entender tudo o que a obra quer nos ensinar.

Existem quatro personagens (dois ratos e dois humanos) e, ao longo da trama, você vai se identificando com algum deles ou com um pouco de cada um. Na verdade, eu acho que a melhor parte desse livro não é descobrir com quem nos parecemos mais, mas sim quais atitudes colocamos em prática no nosso cotidiano, quais deles são boas e quais precisam ser reformuladas. Aliás, outra coisa bem importante é: não é QUEM mexeu no meu queijo, mas o que EU fiz para pensar que alguém mexeu no meu queijo.

Enfim, de maneira bem geral, a obra ensina muito sobre mudanças, sobre sair da zona de conforto e correr atrás do que é nosso. Então, se você tem a capacidade de olhar para dentro de si e mexer em algumas coisinhas, aconselho que leia este livro.?

Vih H S 27/03/2024

Quem mexeu no meu queijo
Fiquei muitoo surpresa, embora seja um livro mais infantil, deveria de ser lido por todo mundo. Traz uma metáfora muito bem pensada, que nos faz analisar nossa vida, nosso medo, e comodidade. Livro rápido de ler, e com linguagem fácil. Vale a pena de mais!!

Igor Rocha 27/03/2024

Não tenha medo da mudança
Essa obra é uma pequena fábula sobre a forma como as pessoas lidam com a mudança, algo que intuitivamente tratamos de evitar ou minimizar, porém mudanças ocorrem e são inevitáveis. E diante das inevitáveis mudanças, devemos reagir, adaptar e atuar rapidamente. Posteriormente poderemos então desfrutar e entender as melhorias.

Rezinha 26/03/2024

No dia a dia temos diversas queixas de diversos motivos. As vezes parar pra refletir sobre nossas emoções, ações e atitudes podem mudar o cenário daquilo que tanto nos incomoda. Nossa vida não é estática, as vezes mudar é necessário e faz bem.