Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e as Relíquias da Morte

Kajuul 14/05/2024

"Tudo estava bem."
Ainda não tô nem acreditando que terminei de ler essa saga, de tanto que a pessoa entra no universo e sente como se fizesse parte dele.

Harry Potter, sem contestações, é uma grande aventura. Não é simplesmente uma leitura, é uma experiência. O misto de emoções durante os 7 livros, o amadurecimento na escrita de acordo com o amadurecimento dos personagens, a história impecável, tudo contribui para essa ser uma saga inédita.
Hora você está se acabando de rir e hora você está se acabando de chorar. Isso deixa tudo especial.
Acredito que seja dificílimo ler Harry Potter e não se apegar a cada cenário, personagens, objetos e coisas próprias da trama (quem nunca se perguntou sobre qual casa de Hogwarts é pertencente?).

Assisti aos filmes antes de ler os livros, mas isso não deixou, de maneira alguma, a história menos especial. É, sim, uma história escrita para "crianças" lerem, mas não somente crianças, pois Harry Potter traz inúmeros ensinamentos sobre amizade, coragem, perdas, superações e, a mensagem central de tudo, o amor.
Eu amei completamente o desfecho e poderia passar horas lendo um livro de um epílogo estendido de Relíquias da Morte, vendo a evolução dos filhos dos protagonistas e tudo o mais (desconsidero Criança Amaldiçoada e finjo que não existe).

Comecei a ler o primeiro livro, a Pedra Filosofal, aos 12 anos de idade que, creio eu, seja a idade em que a história de Harry Potter será mais proveitosa de ser lida. Terminei ontem, aos 15 anos de idade, o último livro da saga. Não me arrependo de ter demorado plenos 3 anos lendo os 7 livros. Muito pelo contrário, cresci com os personagens, em alguns livros, na mesma idade deles. Pude aproveitar toda a mensagem da história e compreender melhor os personagens.

Harry Potter é simplesmente fenomenal. Fico muito feliz de ter terminado mas também muito triste por ter terminado. É uma experiência muito especial.
Amanda S 14/05/2024minha estante
Amei tanto a sua resenha! ??? Eu também tive o privilégio de crescer com HP, passei a infância inteira com os filmes e pude mergulhar nos livros, pela primeira vez, na adolescência, entre os 15 e 16 anos...

Amanda S 14/05/2024minha estante
Estes livros são de uma nostalgia poderosa!

Kajuul 14/05/2024minha estante
Demais, acredito que é uma experiência totalmente diferente pra quando você vai ler e assistir HP na infância/adolescência de quando vai assistir sendo adulto

Sr.Mortari 15/05/2024minha estante
Já de cara quero parabenizar a tua escrita, que achei impecável. Fiquei ainda mais impressionado quando descobri que tu tem apenas 15 anos - considerando a tua notável capacidade de escrever bem, de forma clara e objetiva, além de possuir o hábito da leitura, algo que se tornou mais escasso atualmente devido ao avanço da tecnologia e a exposição dos jovens nas redes sociais, etc.

Outro ponto que achei interessante e me despertou a curiosidade: essa janela de tempo de 3 anos até terminar a saga foi planejada ou a correria do dia a dia acabou atrasando um pouco o processo de leitura?

P.s: HP é a minha saga favorita, minha história com a leitura começou nessa grande aventura mágica.

Kajuul 17/05/2024minha estante
@Sr.Mortari foi mal aí a demora. Muito obrigada pelo elogio! Respondendo a sua pergunta, desde que comprei os livros de HP eu já tinha em mente que não queria ler simplesmente por ler, mas sim aproveitar a leitura da história de boas e sem pressa. Não achei que demoraria 3 anos. O que acontece é que, por mais que a história seja impecável, achei a leitura meio densa, tipo quando se tem muitas palavras por páginas, o que dificultou um pouco. Ou seja, o que deveria ser uma leitura lenta de um mês mais ou menos, virou uma leitura de dois meses e meio.

Além disso, não queria "engolir" a saga, lendo um após o outro. O que fiz foi ler um, dar uma pausa entre um e outro lendo livros de outras categorias e estilos, e depois partir para o próximo. Gostei muito de fazer assim porque, como eu disse na resenha, pude "crescer" com os personagens. Mas não, não achei que demoraria tanto, pensei que leria em um ano ou um ano e meio mais ou menos.

Luisfelipe03 14/05/2024

Obrigado por tudo HP!
"Harry Potter e as Relíquias da Morte" é aquele livro que mexe com a gente de um jeito que é difícil até de explicar. A jornada do Harry, da Hermione e do Ron é como se fosse a nossa própria jornada. Você fica ali, sentindo cada emoção, torcendo por eles como se fossem seus amigos de verdade. E quando chega no final, é tipo um turbilhão de sentimentos. Tem aquela tristeza de que acabou, mas ao mesmo tempo, uma sensação de que tudo se encaixou perfeitamente. É um livro que te marca, que fica na memória, e que com certeza eu recomendaria para qualquer pessoa.

naymaravilha_ 13/05/2024

O Fim é Triste
O último livro traz um clima bem diferente de todos os outros livros, além da tensão de estar completamente inserido em uma guerra, é bem doloroso saber que é o fim da saga dos personagens e que essa resolução vai nos deixar saudade.
Um clima de grande despedida, mas com conclusões espetaculares que deixará qualquer fã de plot twist de cabelo em pé.
Aproveite a leitura porque no fim só nos resta saudade de todas as aventuras com eles.

Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre Harry Potter e as Relíquias da Morte.
O fim… É isso mesmo, o fim, e tem que ser assim, pois mesmo que essa saga tenha uma importância gigantesca para minha formação enquanto leitor, eu preciso seguir meu caminho e não mais esperar minha carta de Hogwarts.
Vitor922 13/05/2024minha estante
Muitas mortes?

catheory 13/05/2024

?Todos temos luz e trevas dentro de nós, o que importa é o lado do qual decidimos agir.?

Depois de todo esse tempo? Sempre!

K.P.G 13/05/2024

O Fim
A verdade é que eu não sei oq escrever. Depois que terminei a história, virei a última página e fechei o livro, me veio uma sensação de vazio.

Eu acompanhei esses personagens desde o início da saga, vi eles sorrirem, lutarem, superar obstáculos, vi eles sofrerem, vi eles chorarem, vi eles crescerem. Sinto que fiz um laço com personagens que não existem, mas que são reais.

Sobre a história desse livro em si, é cheia de reviravoltas, muito sofrimento, muita luta, mas mesmo em meio ao caos da guerra, eles ainda conseguem sorrir e se apoiar. É triste pelos que se vão, mas é recompensador pelo
final, pela sensação de dever cumprido.

Menino-que-sobreviveu, obrigado por tudo!

Juharuno 11/05/2024

O que posso dizer sobre esse livro? Meu Deus, foram tantas emoções que nem sei por onde começar, kkkkkkkkkk.

Vamos láaa.

A forma como a escrita mudou para algo mais sombrio e maduro realmente me pegou de surpresa. Se você ler o primeiro livro, irá encontrar um mundo mágico, puro e sem coisas pesadas. No entanto, se ler este livro, vai conseguir ver uma diferença muito clara nas narrações. Sangue, tortura, tensão, mortes insuperáveis. Mesmo sabendo dos eventos que acontecem, não impediu que as lágrimas caíssem (e põe lágrimas nisso).

Ver o trio de ouro tendo que amadurecer rápido me deixou muito triste. Eles eram apenas crianças. Crianças que tinham uma responsabilidade gigante nas costas e precisavam agir como adultos, sendo que o Harry só queria ser um adolescente normal. A maior parte do livro é ele querendo ficar perto da Gina, ficar em paz.

Esse livro despertou muitas emoções. Fiquei muito tensa na maioria das cenas, a escrita continua muito fluida. Enrolei muitoooo porque não queria me despedir desse universo e, para ser sincera, tá doendo bastante ter que ir embora. Se pudesse, leria mais e mais livros sobre Hogwarts, não aceito que nada disso não é real.

Ler a última página me fez chorar tanto, porque realmente caiu a ficha de que nunca mais leria nada sobre o trio de ouro. Nunca mais iria rir com os gêmeos, nunca mais iria me apaixonar pelos personagens. Essa saga consegue fazer você se sentir próximo dos personagens, e quando um deles morre... você sente que uma parte sua morreu também.

Só tenho a agradecer por essa saga existir. Os filmes me salvaram em muitos momentos, e ler esses livros me deixou realizada. Sentir conforto em cada parágrafo que lia.

Vou levar esses personagens no meu coração para sempre.

"A cicatriz não incomodara Harry nos últimos dezenove anos. Tudo estava bem"

Toninha 10/05/2024

Que final! O livro foi simplesmente fantástico, acho que foi um dos melhores da saga, tudo ficou extremamente bem amarrado e realmente fechou a história com chave de ouro.

Delgado314 09/05/2024

Review
Que série meus amigos, que série.
Nunca esperava gostar tanto assim de uma série de livros, muito boa mesmo.

kamilly 09/05/2024

Sem palavras.
Esse, pra mim, foi o melhor livro dessa saga. São incríveis os detalhes, uma característica que gosto muito nos livros do HP. Tudo se encaixa! Acho que por isso gostei tanto desse: pois pra tudo tem uma explicação. No final, você consegue entender cada acontecimento desde o primeiro livro, cada detalhe, e NADA passa em branco! Essa história é completamente interessante e prende muito, eu engoli as últimas 200 páginas numa velocidade que nem eu sabia que podia, de tão instigante que são os fatos.
Nota 10, sem sombra de dúvidas.

Chris 08/05/2024

After all this time? ALWAYS
Uma das melhores sagas que já li. Incrível. Quanto conteúdo importantíssimo para a história que faltam nos filmes. Agora tudo que eu assisti faz sentido. Todas as minhas dúvidas geradas pelos filmes, agora foram respondidas. Harry neste livro está bem mais adulto e menos chato. O momento que ele volta a se encontrar com Dumbledore após sua morte, e as dúvidas das quais ele pode sanar com ele foram incríveis. Espetacular. E quando retorna para enfim matar Voldemort, e jogar tudo na cara dele, sensacional.

kellunt 08/05/2024

Esse sentimento de nostalgia
Foi com lágrimas nos olhos que iniciei esse livro. saber que li a vida do pequeno Harry Potter a vida do já adulto Harry Potter, me deixou o pesar que é impossível não se apegar a esse mundo mágico, esse som oco é o vazio que nenhuma outra fantasia pode tampar.
A história de Harry Potter é um ciclo que as crianças dos anos 2000 tiveram a sensação e vontade de ser desse mundo cheio de chocolates de sapo, varinhas alcaçuz, o expresso da plataforma 9¾ e mais aventuras de Harry e seus amigos, Rony e Hermione, o verdadeiro sentido de amizade. A coragem dos três e o amor nesse mundo foi a coisa mais linda que vi.
A guerra contra o bem e o mal, é onde sempre saberemos que o Harry destruiu o lorde das trevas com o amor que ele não teve.
As perdas foram um ensinamento para quem passou pela vida real, e que devemos viver por eles. Os personagens que se foram eram maravilhosos, esse mundo mágico é lindo.
com lágrimas nos olhos que terminei lendo, já sentindo o oco.

"O último vestígio de vapor se dispersou no ar de outono. O trem fez uma curva, a mão erguida de Harry ainda acenava adeus."

Fe.Va 07/05/2024

Clap clap clap
Que a Britney Spears fez uma história com um borogodó sinistro acho que não resta muitas dúvidas... não fui uma criança muito impactada pelo universo de HP no geral, nunca nem cheguei a ver os filmes (tirando os últimos meses em que assistia pela primeira vez enquanto lia os livros), e mesmo entrando em contato com a história pela primeira vez num momento tão péssimo, com a autora ferindo cada vez mais direitos humanos (jaja ela completa o bingo), e cada vez mais críticas válidas e erros sendo coerentemente apontados nos livros - que desmistificam essa ideia que muitos fãs tem de essa obra ser o suprassumo da genialidade humana -, não gostei de ler as últimas páginas sabendo que não teria mais Harry, Rony e Hermione.
É lamentável o buraco que a própria autora cavou pra si mesma e pra uma história que poderia ter continuado a expandir o seu legado, e não destruí-lo.

É isso, apreciar o lado bom da obra, mas ficar com um pé atrás por ter sido feita pelo Voldemort de nariz e peruca ruiva.

Rodrigo 06/05/2024

Um dos aspectos mais incríveis do livro é como a escritora mergulha profundamente nas emoções dos personagens e na trama em si. Ela consegue transmitir temas como coragem, sacrifício e amor de uma forma que realmente toca o coração dos leitores, tornando a história não apenas emocionante, mas também cheia de significado e memória.