PAMPA SOTURNO

PAMPA SOTURNO Antônio Cândido Silva da Silva

Resenhas - PAMPA SOTURNO

Bi Bueno 06/10/2021

Pampa Soturno
Um livro de contos que explora muito bem em suas histórias os elementos que fazem parte do imaginário gaúcho. Nelas é possível conhecer um pouco da capital gaúcha e da fronteira do Estado, sua gente, seus costumes, suas falas características, as relações que estabelecem.
Os contos exploram temáticas diversas. Muitos deles são aqueles tipos de contos que te prendem, sabe?!, que você não quer parar de ler porque precisa saber o final.
Essa edição acabou pecando em função de alguns errinhos em português, mas que não tiram o mérito do texto.
Meu preferido é o ultimo! Qual será que vai ser o seu?!

Natali Pacheco 27/01/2022

Horror no Rio Grande do Sul
Amei ler esses contos ambientados em lugares que conheço tanto. Pelas histórias se passarem em São Borja, Pelotas, Porto Alegre e outras cidades conhecidas gera uma proximidade com o leitor que vive nesses lugares.
O livro é muito bem escrito, as cenas de horror são tão aprofundadas e bem descritas que quase não consegui terminar de ler o conto ?O colegiado de Deus? (mas adorei da mesma forma).
Meus contos favoritos foram ?Dias em branco (inverno)? e ?Festa de Reveillon (verão)?.

_Jorgeft 05/03/2023

Todo livro de contos tem Altos e Baixos...
Pampa Soturno é legal. Um bom passatempo, conheço o autor e peguei o livro direto com ele na última feira do livro daminha cidade. Gostei de vários contos presentes aqui, acho que o autor consegue pegar o bucólico do interior e passar para um universo de fantasia/terror/mistério/medos e muita violência... Conheço os lugares citados o que me deixa bastante confortável em imaginar as situações citadas. Também gostei da ambientação de alguns contos entre eles o Crítico Extremo e Cenotafio. Tem bastante serial killer também e o fim quase sempre pessimista me pareceu familiar. Num todo é um bom livre, histórias interessantes...

O que incomoda mesmo é a edição com pouca revisão e alguns erros graves de português, falta de letras e as vezes palavras mal escritas que acabam dando uma engasgada na leitura. Mas no geral da pra passar. O que vale são as histórias!!

Giovanna.paginasda 05/04/2022

É uma tristeza se decepcionar com um nacional
E lá vou eu a traumatizada com livros de contos, ler mais um do estilo. Achei muito legal e criativa a ideia de usar a região Sul para ambientar os contos, na verdade, quando vejo livros nacionais ambientados no Brasil, mostrando lugares que realmente existem eu fico muito feliz.

Os dois primeiros contos eu não estava curtindo tanto assim e lá veio meu trauma de livros de conto já achando que não ia gostar do livro, mas quando li o terceiro (Dias em Branco - Inverno) eu fiquei completamente de queixo caído, com as reviravoltas e as descobertas, e aí me animei novamente para ler o livro.

O conto O Cenotáfio também se tornou um dos meus preferidos, mesmo ele sendo um dos que mais tem problemas com falta de letra maiúscula em início de frase. Percebi que os contos maiores e que tem uma história mais elaborada são os que eu mais me interessei.

Uma coisa que me irritou um pouco é que o livro tem muitos erros de revisão, acho que antes dele ser publicado tinha que ter tido mais uma última revisão para tirar os pequenos erros que se encontram nele. Nada muito grande, mas que também não passa batido.

O livro tem parágrafos muito grandes e tem hora que cansa de ler mesmo que o momento da história seja interessante. Parece que faltam pontos finais para dar uma quebrada uma frase muito grande que faz você acabar se perdendo ou tem um ponto final, mas continua com letra minúscula.

Quando fui chegando para o final do livro eu queria realmente desistir, eu pulava as páginas dos contos sem nem ler, ou lia na esperança de ser algo e chegava no final e me arrependia.