Aprender a falar com as plantas

Aprender a falar com as plantas Marta Orriols
Marta Orriols

Resenhas - Aprender a Falar com as Plantas

Thábata 30/06/2022

Dolorosamente apaixonante
Um livro sobre luto e traição não poderia deixar se der doloroso, mas, pra mim, essa dor foi sendo mitigada pela evolução da personagem.

Guiga 05/06/2022

Aprender a falar com as plantas.... Ou com a natureza?

A leitura desse livro me impactou muito, contar sua história mesmo que por cima pode estragar a experiência de desavisados como eu.

O que posso dizer é que quem espera um romance em que tenha a relação dos humanos com as plantas pode ficar frustrado...

Mas se esperar algo além disso, terá uma história marcante, que trata de aspectos humanos e muito delicados, trazendo a perspectiva de uma personagem que lida com dois polos extremos e opostos presentes em sua vida.

Mais uma leitura espanhola de qualidade e que me fez pensar sobre aspectos que não gostamos, mas precisamos.

Marília 29/05/2022

Gostei de ver a evolução da Paula. Ela conseguiu deixar de ser alguém amargurado pelo abandono a uma pessoa bem resolvida consigo mesmo.

Margô 11/05/2022

O luto em prosa.
Acabo de ler um livro que nos oferece um título exótico, bastante atraente, e a princípio, você acredita que as plantas vão te fazer ver o outro lado da vida...
Mas o que a autora catalã Marta Orriols nos apresenta é uma bela narrativa sobre o luto de uma jovem médica quer perde o esposo, logo após saber que ele a está deixando para viver uma história de amor com outra mulher.
Ela constrói uma forte narração sobre a perda de alguém, o rompimento de uma relação, a sensação de uma dor infindável , e de como a vida sucede após o fim da vida de quem se ama. É uma soma de altos e baixos, mas a vida vai voltando para os trilhos, e prossegue...

O luto é encarado aqui de forma lírica, mas dentro de uma perspectiva muito real.
Como se toca a vida, com pessoas ao redor, na tocaia do seu comportamento, da sua reação, esperando que você represente sempre a imagem da viúva desolada...
Dando pêsames , e um sinto muito, que não acompanha a sua necessidade de esquecer... não do ente querido que se foi, mas da DOR, que esperam estar em você por tempo indeterminado.
Enfim, é uma leitura bem indicada para os tempos difíceis que ora vivemos. Fala-se do rancor, de uma linda relação de pai e filha que foi criada sem a mãe... E de um pai viúvo, que da morte de sua mãe uma doutrina!

Fala-se de sentimentos e de como prosseguir. Rir, encantar-se com o que parecia perdido...

Sobretudo do amor.
Gostei de ler.

Aline 01/05/2022

Livro com muitas reflexões, um relato nu e cru sobre o luto; e sobre como um amor não morre, apesar dos pesares.

Tiago Eduardo 31/03/2022

Leitura bastante profunda e sentimental. Relaciona dramas pessoais e profissionais. Como lidar com a dor e como agir no camimho da superação.

Maylana.Spricigo 06/03/2022

esse livro foi me ganhando a cada página, com reflexões sobre o luto e sobre a solidão.

"Do outro lado procuram-se frases feitas, como as que eu procurava antes para iluminar os rostos dos pais desesperados. Dizia a eles que, com o tempo, sairiam dessa, que tinham que ser fortes e olhar para frente. O que sabia eu do vazio? Nada." p. 221

Ana 02/03/2022

Foi uma demora para terminar o livro, mas finalmente acabei. O tempo anda meio corrido, e fico sem tempo para meus livros. Porém insisti q terminaria todos q comecei. E q leitura forte, visceral. Eu senti a dor do luto de Paula. A dificuldade de deixar ir, qndo queremos q fique. Ver a pessoa q amamos e se foi, em pequenos detalhes do cotidiano. E poder ver a personagem ir aos poucos acostumando com a ausência daquele q ela perdeu 2 vezes... Nos faz lembrar daquela perda q tivemos q tbm foi difícil superar. Não é uma leitura leve, mexe com nosso emocional e deixa aperto no coração. Mas em mim causou uma vontade extrema de continuar demonstrando áqueles do meu lado o qnto os amo e são importantes, antes q se vão e eu não possa mais demonstrar. Esse livro foi o presente de uma amiga. E sinceramente, o presente mais lindo e emocionante q ganhei.

Arruda 26/02/2022

Deprimente!
A escritora catalã nos conta uma história muito triste de uma mulher em luto pela perda súbita do marido. E esse luto permanece em sua vida por um tempo muito longo, privando-a de outros momentos bons de sua vida. O texto as vezes é maçante e não faltam os devaneios.

nsilvamarques 25/02/2022

Aprendendo a falar com as plantas - e conosco mesmos.
Neste livro acompanhamos a vida de Paula Cid, uma brilhante neonatologista, que acabou de perder o namorido tanto emocional quanto fisicamente. Após o mesmo confessar um caso extra-conjugal, e que a estava deixando pela outra mulher, ele sofre um acidente fatal. Deixa, assim, Paula com dois lutos: o do relacionamento falido e o do amado morto. Até porque, não se deixa de amar automaticamente, simplesmente pelo desejo de se tornar indiferente após uma traição.
Ambos os processos de perda demandam resignificação. Demandam entrar em contato consigo, com suas verdades, com suas mentiras, assumindo quem se verdadeiramente é e retomando as rédeas da vida.
Um livro triste e melancólico como o luto, que não dá soluções ou respostas definitivas. Mas, antes disso, dá um caminho, um guia, pelo qual Paula começa aos poucos a se tornar novamente ela mesma.
Vale a pena a leitura.