"As Irmãs Grimm"

"As Irmãs Grimm" Michael Buckley

Resenhas - As Irmãs Grimm

Adriana.FGSM 17/11/2010

"Detetives de Contos de Fadas" é o primeiro livro da série "As Irmãs Grimm" de Michael Buckley. Esse primeiro volume conta a história de duas irmãs órfãs, Sabrina e Daphne Grimm, que vivem fugindo das diversas famílias por quem são adotadas até que finalmente vão parar na casa de uma mulher que diz ser avó das meninas. A partir desse momento elas entram no incrível mundo dos contos de fadas, e o que até aquele momento não passava de fantasia se torna uma realidade da qual elas fazem parte. O livro também tem personagens muito boas de quem eu realmente gostei muito se destacam entre elas Sabrina, a irmã mais velha; Puck, um suposto "vilão"; e o Príncipe Encantado, que vai contra a premissa de qualquer conto de fadas. Apesar de ao final ter gostado muito do livro, o começo e até um pouco apos o meio é uma leitura maçante, pelo menos para mim. Apesar disso recomendo muito o livro, ele é encantador.

ThaísLR 18/07/2012

Se você não tiver menos de onze anos, nem tire este livro da prateleira. É pra crianças. Mesmo. Acredite em mim.
Daniel 20/11/2012minha estante
Vc criticou, agora argumente!Não to querendo te criticar nem te ofender!Só quero saber se vale a pena ler esse livro!flw!!

ThaísLR 25/02/2013minha estante
Oi, Daniel! Desculpe a demora pra responder o seu post, mas só o vi hoje. O que eu quis dizer foi o seguinte: alguns livros para crianças involvem e surpreendem também os adultos porque a história é muito bem desenvolvida e trata de questões com que tanto adultos quanto crianças podem se identificar. Um exemplo pra mim é Harry Potter. É um livro aparentemente inocente que trata de temas profundos como a amizade, a busca pela própria identidade, a perda de entes queridos, a coragem, etc. Além disso a J K Rowling sabe como desenvolver o suspense e te mander preso ao livro. O mesmo não acontece com as irmãs Grimm. É fraco. A ação não é bem desenvolvida, nem o suspense. No começo até parece que vai ser bom porque o tema é interessante, mas em um certo ponto a história começa a se arrastar e a gente não sente mais nada: nem interesse, nem receio pelo que vai acontecer aos personagens. Talvez uma criança goste porque se passa em um mundo mágico e a imaginação que as crianças têm muitas vezes preenchem as lacunas de um livro mais ou menos. Adultos, porém, perceberão logo que a idéia é boa mas a execução é fraca.

Juliana Pires 22/08/2012

Quando eu e minha irmã entramos na livraria, o primeiro livro que chamou a atenção dela foi esse, As Irmãs Grimm, e quando ela me mostrou eu já senti uma enorme vontade de levá-lo , e depois de ler a sinopse, eu tive certeza, e mesmo não tendo mais espaço na estante, e tempo para ler toda minha enorme fila de livros, eu comprei, e se você quer saber, passei na frente de todos os outros.

Para quem leu a resenha de Fábulas (e para quem não leu, é só clicar no link), deve estar lembrado de que comentei sobre a polêmica que rola entorno da HQ e da série Once Upon a Time, que os produtores de OUAT plagiaram a HQ, história que parece ganhar força pelo fato de que a emissora que transmite o seriado, esteve em negociação para uma adaptação da HQ, o que acabou não acontecendo.

Porém, Bill Willingham, criador da HQ, para aplacar a fúria dos fãs, deu uma declaração dizendo que para ele não houve plágio, e sim, que as histórias têm uma mesma premissa, e sendo assim, lógico, tem semelhanças.

E, você deve estar se perguntando por que eu estou falando isso de novo, pelo simples fato de que, em As Irmãs Grimm nós temos essa mesma premissa de novo, o que de certa forma, vem somar com a declaração do Bill, de que se você que contar uma história com personagens de contos de fada no mundo moderno, colocá-las para morar todas numa mesma cidade, é meio que um caminho natural a se seguir.

Eu achei a sinopse um pouco ambígua em relação à idade das irmãs Grimm, achei que elas seriam um pouco mais velhas, mais foi uma surpresa bastante agradável quando descobri que elas eram bem novinhas, 11 e 7 anos, isso por que eu adoro histórias infantis. Você deve estar se perguntando se eu não vi a capa do livro, que deixa bem claro que, as meninas são novinhas, é, bem, sim, eu vi, mas, não prestei atenção, eu sou assim, me aceite.

Sabrina e Daphne Grimm estão passando por maus bocados desde que seus pais desapareceram, ou de acordo com a mais velha das irmãs, as abandonaram. Durante um ano e meio, elas foram mandadas para diversos lares adotivos, dos quais tiveram que fugir de padrastos esquisitões, até que a assistente social (que é um tanto malvada, e estou dizendo isso por que todas as assistentes sociais que eu conheço são boazinhas, e nunca dariam beslicões em menininhas) que cuida das meninas, consegue localizar a avó delas, que passa a ter a guarda.

Sabrina (principalmente) e Daphne recebem a notícia desconfiadas, isso porque, o pai delas sempre disse que a vovó Grimm, havia morrido há muito tempo, então como pode aquela senhora estar falando a verdade? Por que o pai nunca mentiria para suas filhas.

Relda Grimm, mora numa cidade bem pequena, e é uma senhora bastante simpática, que acolhe as netas de forma bastante carinhosa. Porém, Sabrina, desconfia de tudo que a senhora diz, por que para ela, a suposta avó não passa de uma lunática, que quer fazer mal as meninas de alguma forma. Já Daphne, recebe a avó muito mais calorosamente.

O comportamento da vovó Grimm é bastante suspeito. Ela fala de gigantes, pés de feijão, bruxas, seres da floresta, como se eles realmente existissem, e esta mais do que convicta de que a casa de um fazendeiro foi pisoteada por um gigante, e a sua memória foi apagada por uma bruxa a mando do prefeito Encantando, o que faz com que Sabrina, tenha cada vez mais certeza de que a senhora é a mais doida dos pais adotivos que já teve.

Mas a vovó Grimm parece ter uma história bastante plausível para explicar todas as coisas estranhas que estão acontecendo na cidade.

As meninas têm ancestrais bem famosos, Jacob e Wilhelm Grimm, e o livro que eles escreveram não se tratava de fantasia, mas era um registro das travessuras das criaturas mágicas, que na época deles, estavam sendo perseguidos, chegando numa inevitável batalha com os seres humanos, por isso os irmãos, trouxeram diversos Sobreviventes para morar nos EUA, um país novo e pouco habitado, e com isso conseguiram evitar um confronto. Mas com a inevitável expansão territorial americana, mais e mais seres humanos, foram morar em Ferryport Landing, fazendo com que os Sobreviventes se sentissem mais uma vez ameaçados, até que um plano foi descoberto, um pequeno grupo revolucionário queria exterminar os humanos e conquistar novas terras, para evitar a guerra novamente, Wilhelm fez um acordo com bruxa mais poderosa da cidade, e assim lançou um feitiço, prendendo todos os sobreviventes ali, inclusive os próprios Grimm, que tem como missão manter tudo sob controle.

Mas, nada disso deixa Sabrina impressionada, na verdade, agora ela tem certeza de que a suposta vovó Grimm tem mesmo é muitos parafusos a menos, e pretende fugir dali o mais rápido possível com a sua irmã.

Porém quando você dá de cara com um prova tão irrefutável, quanto um gigante bem na sua frente, talvez você comece a acreditar. E quando a vovó Grimm acaba sendo sequestrada pelo monstro, caberá suas netas encontrarem a solução para esse terrível problema, e assim, mesmo tão novinhas, as duas irmãs farão de tudo para salvar a única família que lhes resta.

Sabe o que eu achei mais fantástico nessa história, é que além de contarmos com personagens dos famosos contos de fadas, também encontramos personagens das grandes obras da literatura, de autores como Shakespeare e Lewis Caroll. Mais uma vez o Príncipe Encantado se mostrou um idiota, e assim como em Fables, aqui nesse livro, ele também foi casado com diversas princesas. E o Lobo Mau mais uma vez me surpreendeu.

Apesar de parecer estranho garotas tão novinhas tendo que enfrentar algo tão perigoso, quanto um gigante, não se preocupe, elas são Grimm e é isso o que eles fazem.

Ju Oliveira 13/12/2010

Depois do desaparecimento misterioso de seus pais, as irmãs Sabrina e Daphne Grimm, vão para o orfanato onde por algumas vezes, foram enviadas a casas de familias para tomarem conta delas. Mas todas as vezes, elas aprontavam e eram devolvidas ao orfanato ou fugiam e acabavam retornando ao orfanato novamente. Até que um dia, aparece sua avó e pede a guarda das meninas. Uma avó que elas pensavam estar morta. Sabrina, de 11 anos que é super desconfiada e está sempre com um pé atrás, não confia na senhora que se diz sua avó. Já Daphne, de 7 anos de cara já gosta da velhinha. A partir dai, as meninas entram num incrivel mundo de conto de Fadas. Elas acabam descobrindo que muitos de seus personagens favoritos de suas histórias infantis, não são simplesmente “Conto de Fadas” eles existem de verdade e moram ali, na pequena cidade de Ferryport Landing. Devido a uma antiga maldição, todos os personagens das fábulas são proibidos de deixar a cidade, assim, eles tem de conviver junto aos humanos, “fantasiados” como humanos também. Imagina ter a Branca de Neve como professora? Os Três Porquinhos como policiais e o Principe Encantado como prefeito de sua cidade? Nesse mundo surreal...

Continue lendo a resenha em: http://juoliveira.com/cantinho/?p=1574

Dan 02/03/2014

As irmãs Grimm - Livro 1 – Detetives de contos de fadas
As irmãs Grimm é uma história deliciosa para todas as idades, emprestei ao meu primo de 13 anos e ele adorou também. Você acaba se perdendo nas páginas e não quer mais sair. Vamos conhecer um pouco mais?

Sabrina e Daphne Grimm estão sendo levadas pela horrorosa assistente social, a Sra. Smirt, até Ferryport Landing, para morar com sua avó. Sabrina sabe que isso só pode ser mentira, já que seu pai havia contado que a avó tinha morrido antes delas nascerem.

Há mais de um ano e meio, os pais das meninas tinham desaparecido, sem nenhum motivo aparente. As investigações da polícia não deram em nada e desde então Sabrina e Daphne estavam passando de lar em lar. Todos horríveis, alguns malucos e outros irresponsáveis. A Sra. Smirt não estava nem aí com quem as deixava, só queria se livrar delas.

A avó das meninas é uma senhora gordinha, simpática e quando as viu, não parou de beijá-las. Porém, Sabrina já estava pensando no plano de fuga.

A velhinha parecia meio louca, estava dando uma de detetive. Uma casa havia sido esmagada e elas foram ao local para investigar, acompanhadas do Sr. Canis, um velho magro, calado, mas era amigo de Relda Grimm, morava com ela e a ajudava nos afazeres domésticos. Elvis também fazia parte do grupo, o gigante cachorro conquistou Daphne de cara.

A teoria da Sra. Grimm era de que um gigante havia esmagado a casa. Sabrina achava que aquela mulher só podia estar doida, mas começou a mudar de ideia assim que viu o gigante. Pena que um pouco tarde para se desculpar, pois ele acabou levando Relda e o Sr. Canis.

Sabrina e Daphne tentam bolar um plano para salvar a avó, com a ajuda do esperto Elves. A aventura só começou! As meninas terão que passar por alguns obstáculos mágicos, mas elas são Grimm e é isto que eles fazem!
César 02/03/2014minha estante
ESPLÊNDIDO,DAN.

Guilherme F. 01/12/2011

O Simbolista, http://www.osimbolista.blogspot.com - Guilherme Franco
"-Quando Jacob e Wilhelm eram vivos, as criaturas dos contos de fadas ainda viviam entre as pessoas - a Sra. Grimm continuou. - Era possível acordar e encontrar uma folha de pé de feijão gigante em sua fazenda ou duendes em seu celeiro ou ver um grupo de cavaleiros lutar contra um dragão."

O 1º livro da série "As Irmãs Grimm" é: Detetive de contos de fadas, e conta a história de Sabrina e sua irmã caçula, Daphne Grimm; duas irmãs que têm seus pais desaparecidos e toda hora vivem mudando de tutor, e agora vão para a casa da tia, que é estranha e fica ainda mais quando lhe oferecem uma refeição verde ou roxa, Sabrina desconfia de tudo o que a tia faz, e as duas como em todas as outras casas tentam fugir...
Ao decorrer da história descobrem que os irmãos Grimm realmente existiram e todos os seres fantásticos também, e estes estão"confinados" a não sair de uma cidade por uma maldição e vivem juntos a humanos e como estes também.Pense em ter como colega de trabalho um dos três porquinhos ou um lobisomem?As meninas, desde crianças já iniciam suas jornadas de detetives de contos de fadas.

"-Ela conversa com a casa, com as vacas e tem um monte de regra maluca.Agora, pensa que é Sherlock Holmes - Sabrina murmurou."

Série...
Tenho que confessar que adoro livros nesse estilo, como também Desventuras em Séries do Lemony Snicket(que cometi o crime de assistir o filme antes de ler o livro, pois quando assisti da 1ª vez nem sabia que tinha livro).Comecei a assistir uma série chamada "Grimm", onde algumas características são parecidas como história, ex: de os Grimm terem existido, etc, é muito boa e indico demais para vocês, nos Estados Unidos já saiu até o 4º episódio.

"Somos Grimm e é isso que fazemos!"

O livro é narrado em 3ª pessoa, e Michael Buckley descreve de maneira simples e que te prende ao livro(ainda não achei a palavra para descrever esse ato de "prender a leitura") o decorrer desta aventura.

Retrato dos irmãos...
As ilustrações de Peter Ferguson ao longo da história são demais, a Editora Pandorga caprichou na produção, o livro sendo hardcover, contendo tudo que se tem direito, e não tirando as ilustrações também, pois em Harry Potter, a Rocco tirou todas as ilustrações que tem e assim acabou tirando uma parte importante do design do livro.

Guilherme Franco