Nascido Escravo

Nascido Escravo Martinho Lutero

Resenhas - Nascido Escravo

Cristiana.Fortes 28/07/2022

Nem acredito que consegui terminar esse livro...
Não sei se é a linguagem do século XVI que torna o tom de Lutero prepotente, mas eu passei o livro inteiro curiosa pra conhecer o ponto de vista de Erasmo. Acho que ele se posicionado melhor se ele tivesse se preocupado mais em argumentar a favor do seu lado em vez de contra a Diatribe. É muito prolixo... Ele repete o mesmo argumento por vários capítulos.

Tem sim algumas partes legais, mas podia ser um textão em vez de um livro de 240 páginas...
Diego.Moreno 18/10/2023minha estante
Erasmo soa mais arrogante. Lutero está certo quando diz que Erasmo escreve contra ele, visto que as coisas que ele escreve contra a apostólica romana, se Lutero não existisse, ele seria perseguido tanto quanto Lutero foi

Diego.Moreno 18/10/2023minha estante
Mas é como vc disse, é bom ver os dois lados sempre

Bianca 04/04/2023

Posso dizer que gostei muito desse livro por mais que ele seja um tanto cansativo no quesito leitura. Lutero expôs suas ideias de uma forma muito objetiva, se opondo diretamente a Erasmo, e sua defesa sobre o livre-arbítrio. aproveitei muito esse livro mas creio que ele poderia ter sido mais direto e claro em algumas partes, fugindo assim de parágrafos tão grandes que depois de um tempo acaba sendo tedioso. Com certeza essa é uma obra para ler com calma e ser estudada, se você procura uma leitura mais leve não indicaria esse livro. volto a frisar que o contexto e o conteúdo em si é riquíssimo!

William 17/05/2023

Nascido Escravo
Gostei do livro. O assunto principal tratado aqui é sobre a veracidade do "livre arbítrio" de acordo com as Escrituras Sagradas. Lutero versa muito bem sobre a temática ao contradizer os argumentos falhos de Erasmo, que parecia ser adepto a Reforma Protestante, mas que na verdade era Humanista ao afirmar que a salvação dos pecados era possível ao homem por suas próprias forças e capacidades - o que contradiz a Palavra.

Lutero é bem exaustivo e minucioso ao mostrar a interpretação correto dos textos usados por Erasmo, o qual se utiliza deles como base para a ideia do livre arbítrio.

Vi algumas resenhas sobre Nascido Escravo, dentre elas, havia uma que questionou o tamanho do livro, a repetição da ideia de Lutero (resumindo: não existe livre arbítrio, e sim o que conhecemos hoje como Calvinismo) e que ele, Lutero, era prolixo. Discordo dessa resenha, pois a ideia de Lutero é mostrar em toda a Escritura a ideia de que Deus elege aqueles a quem Ele mesmo escolheu. E como o texto Bíblico há interconexões, então, volta e meia, a ideia enunciada por Lutero voltava a tona. Essa é a proposta, ou seja, mostrar que a Bíblia sempre apontava na mesma direção sobre soteriologia. Não fazendo o texto se dobrar a sua ideia, mas, o contrário; isto é, ele, Lutero, se curva diante daquilo que a Palavra fala sobre o tema e conclama Erasmo a fazer o mesmo.

A leitura é pouco rebuscada, mas vale a pena dado o contexto histórico e ver o crescimento do conhecimento da própria doutrina (construção da doutrina à luz da Bíblia).

Bruno 14/11/2023

Uma resposta longa e chata de um debate
O livro é uma resposta a publicação sobre livre-arbítrio de Erasmo de Roterdã.
O tom que Lutero escreve este livro me fez ler como se ele estivesse brigando.
Ele era bom em responder as questões. Me deixou muito confuso em várias páginas, e quanto eu mais lia, menos eu entendia o que ele queria dizer.
Fiz algumas marcações para reler, de pontos que achei bons, controversos ou bem interessantes.

Sobre o assunto, quando se diz sobre a salvação, realmente não há nada que possamos fazer. Nenhuma obra pode nos salvar. Não acordamos e dizemos, hoje buscarei a Deus. É o Espírito Santo que nos leva a Deus, e trabalha em nossas vidas.