Uma Vida Padrão

Uma Vida Padrão Marcio Zanini

Resenhas - Uma vida padrão

Jeferson.Gomes 09/11/2021

PECADO É NÃO AMAR.
Matheus está crescendo e vivendo novas experiências. O mundo se constrói em sua volta e se desenha com sua imaturidade. Ele se encontra no armário. Apenas atravessando a calçada e seus preceitos.

As regras de sua casa e o fanatismo de seus pais o colocam em uma vida padrão do que seria "normal". Ele desenvolve e aceita a ideia de viver uma vida que não é sua.

Sua condição e simplicidade ganha traços rústicos até o momento que encontra a verdadeira cor. Seus pré-conceitos são muros que a homofobia derruba ao libertar para verdadeiro significado de ser diferente.

Gabriel aparece para ajudá-lo da agressão. Um homem lindo e improvável. É difícil estabelecer um relacionamento quando não se é igual.

A cada decepção, atitude não correspondida, uma reflexão renasce na compreensão e paciência. Sua luta diária por mudanças o coloca no caminho da empatia. No lugar do outro.

Ressignificar-se é entender o mundo que não habita. Seus medos abre espaço para a força do amor, para o desconhecido e o "proibido".

Negar a si mesmo é se tornar igual aos que não te vêem. Internalizar um ódio que não se discute. É ter uma vida padrão.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/
Marcio.Zanini 09/11/2021minha estante
Coisa mais linda do mundo ver essa avaliação. Eu fiquei muito feliz que leu.

Jeferson.Gomes 09/11/2021minha estante
Feliz estou com essa leitura

pedro4292 30/06/2022

queria hot, recebi reflexão. (e gostei muito!)
Eu sinceramente não tava esperando toda a carga emocional e reflexiva que essa obra traz. Mostrando por meio das personagens atitudes e discursos reprováveis e violentos que permeiam a comunidade queer (pelo menos entre a parcela aquileana dela), enquanto outras servem pra mostrar a violência externa, causando um efeito de crítica quase natural, não caindo no erro de virar um ensaio como muitos livros contemporâneos fazem, e nem no medo de passar a mão na cabeça dessas personagens também.

Ao mesmo tempo que causa tudo isso, é cheio de emoção, mas aí entra um ponto que me incomodou, pois mesmo trazendo emoção e plot twists, algumas situações mais para o final do livro pareciam ter saído de um novelão mexicano, com as coisas escalonando de forma cada vez pior. Outra questão mais frustante foi um certo descaso com certas personagens, essas que foram apresentadas no começo e depois praticamente esquecidas, e que poderiam ter enriquecido mais os arcos apresentados.

A escrita é agradável mas crua, sem muito floreio, servindo muito bem nos momentos quentes e agressivos da história, mas também sendo boa nas horas que pediam mais romance.

Um romance de formação sincero, erótico, cheio de nuances e honestidade.
Marcio.Zanini 06/07/2022minha estante
Opa. Passando para agradecer a oportunidade de ser lido. ?

Isaac aleatório 22/01/2022

Que você faria pra conquistar o cara que você tá gostando?
Matheus ficou com Roger uma vez e achou que ele era o cara perfeito pra ele mas o problema é ele não quer que aquela noite se repita para o desespero do Matheus .
Gabriel tem é um homens independente solteiro e tem onlyfans , por obra do destino ele e Matheus se conhecem , então Gabriel oferece ajuda para Matheus conquistar Roger mas e se no processo eles se apaixonarem? E mesmo assim esse relacionamento dará certo devido a profissão de Gabriel?
Até agora foi um romance que eu super recomendo gostei muito do personagem principal ele realmente é alguém que eu me identifiquei ou seja ele precisa de psicólogo
Marcio.Zanini 25/01/2022minha estante
Adorei. Obrigado. :)

Cássio Cipriano 16/06/2023

Você seria feliz vivendo do jeito que os outros querem?
Uma boa história, com conflitos interessantes (até certo ponto) e personagens facilmente identificáveis, por viverem dilemas e dramas comuns a muitos homens gays. As questões abordadas vão além da sexualidade, permeiam temas como relações familiares, amizades, solidão, violência, religião, hipervalorização do corpo, mas o que eu achei mais interessante foi o que dá sentido ao título: a reflexão sobre uma vida padrão, que é imposta à maioria de nós, mesmo às pessoas que estão fora dos padrões, e simplesmente é uma roupa que não nos cabe, mas é difícil nos dar conta disso. É um processo que leva tempo e, nessa história, vamos basicamente acompanhar o protagonista ao longo da sua jornada desconstrução, enfrentando seus medos, angústias e pessoas pelo seu caminho.

Matheus é um jovem de vinte e poucos anos, que trabalha num shopping, sonha em ser ilustrador e ainda mora com os pais conservadores. Na narrativa, ele revela seus desejos, suas ambições, seus preconceitos, e se mostra irritante em alguns momentos, mas eu achei isso muito legal, pois como a narrativa é em 1ª pessoa, a gente se sente dentro da mente dele, acompanhando seus pensamentos bons e ruins, éticos ou não. Porém, a narrativa em alguns momentos é dividida com o Gabriel, um homem mais velho que ganha a vida se exibindo no OnlyFans, e eu confesso que consegui sentir mais empatia por ele. Achei os conflitos do Gabriel mais complexos, inclusive, gostaria de ter lido mais sob o ponto de vista dele, já que a narrativa na maior parte de tempo fica com o Matheus.

A história me prendeu em boa parte do tempo, mas lá pelos 40 e tantos capítulos (de um total de 60) acabou ficando maçante. Achei que muitas coisas demoraram pra acontecer e, já pro final, aconteceram muitas coisas pesadas/dramáticas de uma vez só, que acabaram transformando a narrativa num caos para mim. Acho que todos esses conflitos poderiam ter sido melhor distribuídos ao longo trama, para ter mais fluidez. Inclusive, tem um capítulo narrado pelo Gabriel, já mais pro final, em que ele conta várias coisas que fariam mais sentido terem sido apresentadas antes.

A organização da narrativa também me incomodou um pouco. A história é narrada na maior parte do tempo pelo Matheus, em 1ª pessoa, e no primeiro momento em que o Gabriel aparece, a narração muda para 3ª pessoa. Porém, num dado capítulo, o livro passa a intercalar os pontos de vista do Matheus com os do Gabriel, dentro dos mesmos capítulos, e depois tem mais um momento de narração em 3ª pessoa e, mais pro final, tem um único capítulo narrado pelo Kleber, irmão do Gabriel. Isso tudo foi meio confuso, pois não aconteceu de forma linear e bem estruturada. Tinham capítulos intercalando pontos de vista, depois já não tinha mais, aí o Gabriel voltava a narrar. A meu ver, essa organização poderia ter sido melhor, com os pontos de vista intercalados desde o começo, e o autor sinalizando quando a voz de cada personagem ia entrar, e as partes em 3ª pessoa não fizeram sentido, já que poderiam ser narradas pelo Gabriel.

No fim das contas, não foi algo que atrapalhou a leitura, mas revela um certo descuido que pode incomodar ou mesmo confundir alguns leitores. De todo modo, é uma boa história, com bons conflitos, cenas hot bem escritas, e que entrega muito além do hot. Fiquei sabendo que terá uma nova edição, lançada por uma editora. Acredito que o autor, junto de outros profissionais envolvidos na produção editorial, irão lapidar ainda mais a história e deixa-la redondinha na nova publicação.

Léo 05/12/2021

Romance arrebatador!
Marcio Zanini mostra mais uma vez que consegue criar uma história muito emocionante e que a gente não consegue parar de ler. A história de Gabriel e Mateus é linda, triste e que consegue arrancar muitas de nossas lágrimas.

Desde que comecei a ler, torci para que Gabriel e Mateus ficassem juntos, pois eles foram feitos um para o outro. Leitura que faz te fazer rir, chorar e vai querer mais hehehe.

Karlos.Pinho 19/10/2021

As definições de príncipe foram atualizadas.
Qual o contrário do amor? Os desatentos dirão que é o ódio. Mas não. Ódio ainda é sentir algo. O contrário do amor é a indiferença. Amor e ódio são duas paixões tão semelhantes em princípio que podem conviver bem uma com a outra, a depender da ocasião.

Matheus é um jovem de 21 anos, que como muitos na sua idade, está pronto para confundir tesão com algo mais intenso, supervalorizar receios, super dimensionar os problemas e é claro, se depreciar por não atender à algumas expectativas.

É em meio a tanta coisa que acontece com esse jovem que ele conhece Gabriel, um homem com nome de anjo, mas personalidade de príncipe.

Os dois são diferentes demais para algo dar certo. E suas diferenças são tão complementares que quem sabe, somos levados a criar as mesmas expectativas que o Matheus. É possível ser feliz no amor?

Matheus começa em um emprego que não é o ideal. Suas amizades não são exatamente aquilo que ele imaginava. As pessoas parecem estar evoluindo mais rápido que ele e isso gera ansiedade. Enfim, aos poucos os dramas do jovem não são tão diferentes dos seus...
Para nosso herói, o seu primeiro desafio é entender que no mundo, pra grande maioria das pessoas ele é sim alvo de indiferença. A solidão é o primeiro desafio de vários outros que você encontra á medida que avança as páginas. Prepare-se para cenas difíceis, e outras bem prazerosas, em muitos sentidos. Pra rir e para ficar muito irritado com nosso protagonista. Prepare-se pra sentir que se você conhecesse alguém como o Gabriel você também se apaixonaria, fácil, fácil.

Márcio Zanini criou mais do que um romance gay. Você começa no romance e vai descendo pelas camadas de sua obra. Passa pelo drama, atinge o sufocante porão do suspense e quem sabe, quando voltar de lá retorna com uma bela terapia e autoconhecimento de brinde?

Marcio.Zanini 19/10/2021minha estante
Que alegria ler essa resenha. Amei saber que você amou.

@emcadacapa 27/10/2021

Quente, reflexivo e arrebatador!
Matheus conhece Roger em uma festa, ambos bebem e acaba rolando algo entre eles. Ao tentar uma nova aproximação, Matheus descobre uma traição de sua amiga. O tempo todo Roger deixa claro que aquilo não vai se repetir, mas como fazer um apaixonado aceitar isso?

Após uma série de infortúnios, como o fora de Roger, a traição de sua melhor amiga, um assalto e acabar parando em um hospital? Matheus conhece Gabriel, um homem que mais parece um deus de tão perfeito. Mas logo fica sabendo que de angelical ele só tem o nome, afinal, Gabriel produz conteúdo pornográfico para o OnlyFans.

?? ALERTA: Contém cenas de homofobia e violência parental.

Essa história vai muito além do hot, das cenas de sexo e do relacionamento conturbado entre Matheus e Gabriel. Ela atinge fundo na alma, desperta sentimentos profundos.

O preconceito de Matheus em relação ao trabalho de Gabriel. As cicatrizes profundas que o preconceito extremo pode causar. Mas, além disso temos também o amor, a aceitação e o companheirismo.

Marcio Zanini construiu personagens palpáveis, capazes de despertar nosso carinho e nosso ódio. Em uma narrativa onde temos os pontos de vista dos dois protagonistas sendo mostradas, podemos embarcar não só nos acontecimentos, mas também na alma deles, nos medos e nas esperanças.

O final desse livro é simplesmente impossível de se ler sentado, eu precisei me levantar e andar pela casa enquanto lia, totalmente angustiado e nervoso com os acontecimentos.

Se você busca um livro quente, mas que vá fundo no psicológico de personagens machucados e humanos? Uma Vida Padrão é, sem dúvidas, uma leitura obrigatória.
Marcio.Zanini 27/10/2021minha estante
Não poderia ter ficado mais feliz. ?

Nathan @nathan.deus 05/02/2022

Para não julgar pela capa
Uma história forte e sensível, sobre sentimentos, traumas e preconceitos, muito além do que sugere a capa, leia sem ideias anteriores, e sinta cada página.
Marcio.Zanini 11/06/2022minha estante
Obrigado pela oportunidade. Feliz que gostou. :)

Vivianne 30/10/2021

Amei e não foi pouco
Meu erro com esse livro foi ter começado a leitura a noite. Pq simplesmente não dá vontade de parar de ler. Um capítulo termina e vc já fica doido pelo próximo. A história é super bem contada e muito tocante. Fui surpreendida com uma história com várias camadas.

Matheus e Gabriel me ganharam de uma forma que eu nem esperava.

Só leiam, sério! Leiam!!!
Marcio.Zanini 31/10/2021minha estante
Nossa... que imensa alegria ler seu comentário. Obrigadoooooooo

Nina 08/11/2021

A história é linda, bem escrita, com personagens tão reais, que envolvem, emocionam e tocam o leitor ao longo dos capítulos. Simplesmente amei, é uma mistura perfeita de um enredo que aborda muito bem a realidade de muitos homossexuais atualmente, que precisam lidar com os preconceitos e os padrões impostos pela sociedade, com cenas quentes, personagens autênticos e cativantes e um final perfeito.
Marcio.Zanini 09/11/2021minha estante
Obrigadooooooo pela oportunidade de ser lido, pelo apoio. Fico muito feliz que gostou.