Uma mulher sem ambição

Uma mulher sem ambição Sabina Anzuategui

Resenhas - Uma mulher sem ambição

Thammy 14/11/2021

Mexeu comigo.
Esse é um livro linear. Com uma personagem sem grandes complexidades. Uma mulher comum que vive seu dia a dia no emaranhado de suas escolhas e consequências. Trata-se de um ser humano revisando seus relacionamentos familiares, profissionais e amorosos e vivendo os altos e baixos provocados pelas mudanças dos rumos da vida.

Sem dúvida, essa é a realidade de muitas pessoas (não só mulheres) e ver como a autora retratou isso de maneira humilde e fidedigna chega a ser assustador. O relato em primeira pessoa, como se fosse em um diário, nos faz mergulhar na realidade da personagem e viver cada um dos passos dados por ela pelas ruas de São Paulo. Escolhi esse livro ao acaso e gostei da experiência de leitura justamente por ser condizente com meu momento atual de reflexão.

Douglas.Bonin 28/06/2022

Uma leitura sem ambição
Em uma mulher sem ambição, somos apresentados a Mercedes, uma mulher que vive à margem social, dando aula no que parece ser um curso de roteirização-ou-qualquer-coisa-do-tipo.

A narrativa faz uso de registros em diário, apesar de acompanha-la durante quase um mês, a vida da personagem não encontra grandes momentos ou narrativas heróicas.

O desenvolvimento desta falta de ambição está na falta de interesses econômicos da personagem. Ela se incômoda e entende a necessidade de conseguir alguns trocados, mas teme que está "ambição" possa levar ela a se negar.

A lógica de alguém sem ambição esta atrelado a ambições de uma visão capitalista, de uma mulher que deveria se sujeitar a um bom marido, que consiga sustentar o lar, enquanto ela se preocupa com a criação das crianças.

A narrativa evolue em sua simplicidade, alternando entre o romance com um homem não desejado, e um sentimento platônico com o homem desejado. Além de uma geografia paulista suburbana, que serve neste romance como uma cola, que une os personagens e ao mesmo tempo, estabelece o lugar de cada um dentro da sociedade.

Não achei um grande romance, acho que apesar da falta de ambição da personagem, acabamos preso em uma história de nada. Ao mesmo tempo, Mercedes é uma pessoa fantástica, destas que queremos como amigos.

Aos meus colegas que viram a Internet sair da conexão discada, poderam encontrar nesta mulher sem ambições aquilo que sentimos todos os dias que refletimos sobre nossas vidas: A onde é que eu tô? Aqui é a Lagoinha? Não sei, mas hoje é dia 28 e tenho que também pensar bem nos gastos até o pagamento do outro mês.

"É desanimador olhar dezenas de chances que não se aplicam a mim. Me oprime a sensação de que há milhões de pessoas fazendo milhares de coisas. Não ter um caminho quando aparentemente existem tantos, me faz sentir incapaz e fracassada."(ANZUATEGUI, 2021)

Talvez seja isto, certo? Talvez seja esta dúvida de quem somos e de quem queremos ser, a marca que acompanha os indivíduos de uma sociedade que não sabem muito bem o que quer. Vive e sobrevive.

Mih 24/11/2022

O cotidiano, no final, pode ser igual pra todos.
Os primeiros capítulos do livro são entediantes, mas no decorrer, a gente não consegue parar de ler. A personagem nos faz repensar sobre nossas próprias vidas, escolhas e privilégios. A leitura vale a pena.

Bia 13/02/2022

Leitura morna assim como a história
?Uma mulher sem ambição? acompanha Mercedes, uma mulher comum que narra seus dias e sua questões em relação a algumas decisões que teve em sua vida.

O livro é leve e fluido e, como descrito acima, sobre uma mulher nada extraordinária.
Mercedes leva uma vida sem ambição, como diz o título e a partir da sua narrativa vemos que a personagem questiona suas escolhas e como ela resolveu sair de uma vida confortável para viver de forma mais simples.
Ler este livro me deixou reflexiva e achei um pouco melancólico a vida como ela leva. Mercedes leva uma vida tão sem perspectiva que senti isso até nos finais dos capítulos que não terminavam nem impactantes e nem reflexivos, apenas terminavam (talvez seja o intuito).

Uma leitura fácil, porém não tem grandes impactos ao final dele.

Duda Short 26/02/2023

É uma leitura profunda sobre uma vida que parece quase entediante e por isso é meio surpreendente. Não foi um grande livro, mas traz uma perspectiva bem interessante de se conhecer.

Fabi 31/03/2023

Um diário escrito por uma mulher qualquer, que está acomodada com a vida que leva, mas não muito feliz.
Fiquei surpresa com a facilidade de encontrar parceiros, mesmo que não sejam tão adequados.
Narrativa consistente e final condizente. Aliás, tem final?

Gusma 27/12/2023

Morninho
Por alguma razão eu esperava um grande acontecimento no final de um livro com esse título. Obviamente, não foi isso que recebi. Acabei envolvida com a narrativa da Mercedes de uma grande quantidade de nadas. Só a vida dela, decepções normais, coisas normais de gente normal. E pior que gostei. Alguns pensamentos delas facilmente seriam os meus. Não é nada incrível, nem uma leitura que eu super recomendaria, mas também nada que eu desencorajaria. É ruim, mas é bom.

Thais.Carvalho 13/12/2023

Adorei a leitura. Os detalhes da rotina na vida de Mercedes são tão cotidianos que me transportaram para a vida dessa mulher sem ambição.

Dani 13/12/2023

Gostei bastante
Um retrato sem firula de uma simples mulher brasileira, nua e crua. É uma leitura muito fácil e prazerosa com a qual me identifiquei em diversos momentos. Acho que todo mundo passa por seus momentos sem ambição e falar disso é necessário.