Tudo o que dói: Parte 2 – A lição de casa

Tudo o que dói: Parte 2 – A lição de casa Igor Marcondes

Resenhas - A lição de casa

Gabriel Seixas 02/06/2022

Crescimento necessário
Segundo livro da série Tudo o que dói. Aqui, o personagem nos confidencia sua jornada de contatos e relações com os outros seres humanos. Suas tentativas, acertos, erros, fracassos, decepções, investidas, investigações. Duas passagens me chamaram atenção.
A primeira delas: “mas o que sei de mim, não sei se sou ou tive que ser”. Muito interessante, pois ao refletir sobre o que ele sabe dele, se coloca em dúvida: ele é assim como sabe ou se moldou para se encaixar nos padrões da sociedade?
A segunda: “para viver plenamente, crescer se tornou necessário”. Depois de discorrer durante a obra sobre suas descobertas, ele chega nessa conclusão. E isso se aplica à todos nós. Uma vida é se você está em constante evolução, em crescimento. Quando você para, só você está parado enquanto o resto do mundo está em movimento. E uma vida plena acompanha esse movimento.

#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #historiaemquadrinhos #poesia #literaturanacional #literaturainternacional #kindle #kindlebrasil #igliterario

Iris.Damasceno 31/08/2022

#2
na vida todos erramos, como dizem ninguém é perfeito. mas é o seguinte errar e não aprender vai de você! a vida é feita de lições na prática?????

Marcinhow 26/03/2022

Não conheço muito do autor, mas sinto que essas poesias tenham um fundo biográfico.
Leitura bem rápida.

Gomes109 29/08/2022

Tudo o que dói: Parte 2 - A lição de casa
"cada passo é um desafio vital,
me ensinaram:
desistência no meio do caminho
não é final,
mas me consumia
a ideia de continuar,
ainda faltava tanto,
tinha acabado de começar;
pensei que se eu corresse
chegaria antes do que esperavam;
tropecei no destino
querendo me vencer;
machuquei a carne,
sem ninguém pra me socorrer;
sozinho aprendi a me levantar:
mãos apoiadas no chão,
impulso e firmeza nas pernas,
me coloquei no meu lugar,
altivo, talvez nem tanto,
corajoso por necessidade;
meu coração é músculo amoroso
que bombeia forte;
a cada passo,
aumentei a força dos meus músculos, calejei meu corpo fresco
e exigi de mim mais caminhada;
tudo na promessa de colher frutos
no fim da estrada."

29/08/2022

Esther91 25/11/2022

Curiosidade P U R A
É muito bom pegar um livro fora da sua zona de conforto e se surpreender com o quão bem escrito ele é.
Adorei ver o desenvolvimento do personagem a cada capítulo, é tão satisfatório ler a história de maneira poética e ir juntando os pontos do está acontecendo com o personagem.

Wolsey 20/12/2022

Não considerem minha avaliação.
Decididamente não curto poesia. Desconsiderem, portanto, minha avaliação. Curioso é que o primeiro livro (O cordão umbilical), não só me tocou, como me fez ir direto a este segundo livro, não tão bom na minha inútil e desprezível opinião.
Duvido que eu vá continuar nas poesias deste autor. Gostei mais dos contos.

Tha_Bulhões 05/01/2023

A série é dividida em 12 partes, até o momento não me identifiquei com os poemas. Neste 2° livro, houve 1 que me trouxe memórias. Bora para o 3.

Paty 20/12/2023

Livro 2 de 12 da sequencia e bom esse eu já gostei mais e me identifiquei melhor nos livros, como o outro também rápido e gostoso de ler

Leandro 12/11/2021

Excelente continuação do livro anterior. A vida em poemas imersivos. Aguardando ansioso os próximos.

Dani Guimarães 10/08/2022

Intenso
Não sei a história do autor, mas visto pelos poemas, fico feliz que ele saiba canalizar as emoções de uma forma tão bonita.

Mauri Kobs 23/08/2022

Caramba
Pedrada, soco na boca do estômago, rasteira sem ver de onde, é basicamente isso.
Como o anterior e todos os que viram a leitura é bem rapidinha, mas tem tanto significado e tanta coisa por trás que rende muito o que pensar.
Escrita gostosinha demais, eu tô viciada.

?se da vida eu soubesse o significado,
como palavra, não a leria;
aprendi,
pois tive que aprender;
mas o que sei de mim,
não sei se sou ou tive que ser?

IlyIparis 18/11/2022

Novamente razoável
Acho que não me conquistou mesmo, não sei, acho que não é meu tipo de leitura mesmo.
Vai de cada um.

Ana 17/12/2022

Sentimentos
O autor descreve sentimentos tão puros e verdadeiros. Consegue mexer com nosso subconsciente, nos faz pensar e rever algumas coisas da nossa vida. Faz-se pensar na sociedade e em quantas crianças são abandonadas ou tiradas de suas mães.

Anna 31/12/2022

aprendi desde a minha primeira lágrima; engoli o choro e virei a página; aprendi a lição: só responder quando me perguntam, do contrário, guardo a língua pra não perder a razão; quem escreve destinos, não tem caneta na mão, usa sangue divino e satiriza a emoção; sou personagem dramático na comédia da vida; secundário e sem falas, narrativa desconstruída; nas letras dessa lição, formaram-se palavras que eu não conhecia: insuportável e indesejado; se da vida eu soubesse o significado, como palavra, não a leria; aprendi, pois tive que aprender; mas o que sei de mim, não sei se sou ou tive que ser

ðQueen ð 13/05/2023

Conheci desconhecidos, fui tocado por mãos sujas, havia mais amor na casa vazia do que nas almas das ruas;