1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Adiel.Guimaraes 22/06/2021

!!!!!!
Um mito recorrente sobre a Independência do Brasil diz respeito ao caráter pacífico da ruptura com Portugal. Por essa visão, tudo teria se resumido a uma negociação entre o rei D. João VI e seu filho D.
Pedro com algumas escaramuças isoladas e praticamente sem vítimas. É um erro. A guerra da independência foi longa e desgastante. Durou 21 meses, entre fevereiro de 1822 e novembro do ano seguinte.

Fontana 21/06/2021

Um livro para compreender as variáveis envolvidas na Independência do Brasil
Se você quer compreender como aconteceu a Independência, quem foi seus líderes, as circunstâncias envolvidas, as relações humanas promíscuas que decidiram a história da Nação, "1822" é o livro ideal. Sem rodeios, o livro busca mostrar a verdade e isso por si só já basta para indicá-lo para leitura.
Leitura muito fácil de ser realizada por causa da linguagem coloquial e sincera é, ao mesmo tempo, informativa e divertida.

Gabriel Coeh 27/05/2021

Ótimo
Assim como os outros livros é uma ótima exposição dos acontecimentos históricos que ocorreram desde a partida da família real portuguesa até o fim do primeiro reinado e as guerras pela sucessão do trono português. Recomendo muito este livro, ele mostra com detalhes os fatos e traz ao leitor cartas e depoimento da época. Simplesmente excelente!

Mauricio109 24/05/2021

Tava bom, tava ruim... Agora parece que piorou.
Leitura de fácil entendimento com uma linguagem acessível para pessoas que como eu, são um tantos leigas quanto a história do próprio país. Amei e odiei D. Pedro ao longo da leitura, o que talvez seja o mesmo sentimento da população da época.

Esse livro mostra como a administração do Brasil foi um caos, mas, de fato, (embora não estejamos na melhor das situações) o Brasil é um país que deu certo quando tinha tudo para dar errado.

Carol König 02/05/2021

Laurentino Gomes tem uma escrita clara e de agradável leitura, criando uma narrativa mais uma vez elementar e pitoresca da história do Brasil, dessa vez em torno da independência, abordando todo o contexto local e mundial que criou o cenário e do que veio a seguir até a morte de D. Pedro I.
Ainda que você não goste do tema história, é um livro simples de ler, quase que um folhetim das fofocas do império. É desconfortavelmente interessante conhecer as bases da ?criação? do país como conhecemos hoje. Um país que tinha tudo pra dar errado e aí fica a seu julgo se deu ou não. Mas o fato é que por todos os acasos que escrevem a história mundial, com 1822 e também com o primeiro livro 1808, dá pra entender claramente porque somos quem somos hoje enquanto nação.
Laurentino Gomes devia ser lido na escola, incentivando o estudo da história do Brasil de uma maneira mais realista e menos européia. É um livro lento, com muitos nomes, muitas datas, mas muito claro na sua proposta e na apresentação de todo o contexto e das curiosidades da história do Brasil.
Larissa.Sauane 02/05/2021minha estante
Sua resenha despertou interesse de pegar esse livro que está esquecido aqui em casa. Obrigada!

Clara1121 13/04/2021

Talvez, em virtude do gosto pela leitura, sinto que aprendi mais com esta série do Laurentino do que em minhas aulas de História na escola. O livro passeia entre as fofocas, guerras e conflitos da época imperial, abrangendo de seu início conturbado e glorioso de D. Pedro até seu fim dramático. Sem sombras de dúvida, é um excelente exemplar de não-ficção brasileiro.

Velho Vesgo 09/04/2021

Uma parte da história do nosso país não contada. Livros como esse deveriam ser uma implantado nas escolas.

mari.santos12 06/04/2021

Histórico, rs!
?Como um espírito luminoso de duas silhuetas, repartido na morte entre as duas pátrias em que nasceu, viveu, lutou e morreu, dom Pedro permanece hoje como um laço de aproximação entre brasileiros e portugueses.?

1822 conta a história do primeiro reinado de uma forma incrível, com detalhes e informações surpreendentes que não aprendemos na escola.

Lipe 01/04/2021

Senti falta da família imperial...
O livro foca na independência do Brasil e, portanto, não se fala muito aqui da vida peasoal das pessoas envolvidas. Gosto mais desses momentos do que da grande visão da política interna e internacional.
Ansioso para ler o próximo e depois começar a ler o "Escravidão".

Italo 27/03/2021

Bastante intuitivo.
O livro é bem interessante e traz informações muito interessantes sobre o processo de independência do Brasil. Os detalhes não vão além do necessário e são bem encaixados na narrativa.

É um ótimo livro para descobrir mais sobre como foi formado o nosso país.

Vinícius 27/03/2021

Bom, mas repetitivo
O livro tráz muitas informações e conhecimento de forma leve para quer quer conhecer um trecho tão importante de nossa história. Porém não tem como não comparar com a obra que a antecede 1808, em comparação 1822 fica mudo aquém das espectativas, pois repete muitos fatos já relatados no primeiro livro, assim como se repete em diversos momentos, chegando a passar a impressão de que se perdemos na leitura por estarmos lendo a mesma coisa. Isso acaba por desanimar a leitura e deixar ela arrastada por alguns momentos, porém é super indicado para os iniciantes na leitura por não ter termos técnicos de difícil compreensão.

_Du_ 22/03/2021

Simples e Didático
Laurentino possui a faceta de transmitir assuntos complexos em narrativas simples, sem perder a qualidade e profundidade dos temas. Você vai passeando pela história e vivendo-a nessas páginas. E sai no final um pouco mais patriota, um pouco mais triste, um pouco mais brasileiro.
Maria.Conceicao 22/03/2021minha estante
Também gosto bastante desse texto do Laurentino.

Thiago662 18/03/2021

O livro não apresenta nenhuma discussão ou perspectiva nova da historiografia. É uma obra de divulgação para o grande público. Algumas coisas já revistas, como a famosa agressão de D. Pedro a Leopoldina, ganham destaque na obra.
Vale ler como um livro inicial, didático.