1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Andre Amaral 17/11/2010

Um ótimo livro, quase no nível do primeiro. A maior diferença é que em 1808, o Laurentino Gomes teve uma pesquisa bem mais extensa, incluindo muitas fontes primárias. Já no segundo livro, ele se baseia em outros autores para contar a história, quase todo o tempo.

O maior mérito é manter o estilo jornalístico, enfocando não apenas eventos, mas personagens importantes como José Bonifácio, Imperatriz Leopoldina, Lord Cochrane e Marquesa de Santos. Gostei do enfoque no processo de independência fora do eixo SP-RJ-MG, mostrando como foi complicada a coisa no Norte-Nordeste, especialmente na Bahia.

Embora o processo de independência não chegue a se comparar com o que foi em outros países, como o autor chega a citar, o projeto de Brasil de D. Pedro e José Bonifácio (ter apenas um país resultante da colônia portuguesa) era muito improvável, mas deu certo. Essa é a principal tese do livro, muito bem demonstrada.

Só achei que foi muito breve nas crises que levaram ao fim do primeiro reinado. Enfim, D. Pedro I é um personagem tão rico, que cai como uma luva para o estilo do autor.
Albuquerque 19/08/2011minha estante
Boa resenha! Concordo contigo!

Ramón 10/04/2012minha estante
Também achei excelente abordar o tema da Independência fora do Sudeste. O Nordeste foi muito importante para a consolidação do atual território nacional, vide livro.

AiltonALT 02/08/2017minha estante
Se eu não li 1808, eu posso ler 1822 sem muitos problemas?

Sarah 07/09/2020

Livro: 1822
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Globo Livros
Categoria: História / Documentário

1822 é mais um livro maravilhoso do Laurentino. Eu degustei essa obra, que abriu os meus olhos e me mostrou que eu não sabia de nada mesmo sobre a história brasileira, aliás, sobre a história da independência brasileira, porque ainda tem coisa pra caramba que não sei.
O Laurentino tem uma narrativa muito clara, objetiva e fácil de entender. A leitura flui muito bem o que faz ser uma leitura gostosa.
Esse livro em especial conta a história da independência do Brasil no dia 07 de setembro de 1822 e que na verdade não foi simples e fácil como aprendemos na escola, ao contrário, foi marcada por muita guerra e muito sangue brasileiro. Ah, mas aqui vai um spoiler: aquele papo de que Dom Pedro tava com dor de barriga na margem do Ipiranga é verdade.
Eu me surpreendi com alguns personagens da história, José Bonifácio todo mundo já ouviu falar, o braço direito de Dom Pedro. Eu fiquei realmente admirada com o pensamento dele em relação a escravidão, a economia e os direitos da população negra. Dom Pedro era um líder muito controverso, mas muito admirável nas questões de estado. Apesar de ser um bosta com suas esposas. Ele era mais brasileiro que português, amava o Brasil e jamais desejou seu retorno a Portugal. No livro o Laurentino tem o cuidado de falar que ele esteve dividido entre os dois países, mas a história mostra que o Brasil era o país do seu coração. Ambos são heróis da independência, pois sem eles o Brasil de hoje não existiria.
Agora vamos as mulheres desse livro. Pensa um tempo em que mulheres não tinham voz, que não podiam discutir questões importantes, que deviam ser belas, recatadas e do lar. Acontece que não no Brasil, aqui nós tínhamos Dona Leopoldina, a primeira imperatriz brasileira e responsável direta pela independência do país. Ela era extremamente inteligente, educada, adorada pelo povo brasileiro, inclusive pela população escrava, responsável pela descoberta de várias espécies da flora nacional. A mulher era foda.
Outros personagens da história e as fofocas da época que aprendemos no colegial também aparecem no livro, inclusive os tantos casos extraconjugais do nosso digníssimo Imperador. A leitura não é nada massante e o autor soube contar essa história tão importante de maneira leve e até divertida. Leiam e me contem.

Ganhou 5 estrelas no Skoob.

"É tempo pois, e mais que tempo, que acabemos com o tráfico tão bárbaro e carniceiro. (...) É tempo também que vamos acabando gradualmente até com os últimos vestígios da escravidão entre nós, para que venhamos a formar em poucas gerações uma nação homogênea, sem o que nunca seremos verdadeiramente livres, responsáveis e felizes."- José Bonifácio de Andrada e Silva

Dafne 21/12/2020

Pra quem só sabe história pelo ensinado na escola, esse livro é um bom ponto de partida para engajar no jovem leitor um maior interesse no assunto.

QUEIJO460 18/01/2023

Um livro importante para você, brasileiro.
Muitos de nós se concentramos muito mais em aprender a história de países de fora em vez de o nosso de origem, coisa que não está certa, mas é muito comum.
O livro tem a linguagem fácil e me apresentou mais do que a escola ofereceu sobre a história desse evento tão importante para todos nós. Uma edição muito bonita e caprichada, com ilustrações de Rita Bromberg Brugger.

Richard O. Silva 26/05/2022

independência ou morte
Continuação do primeiro livro 1808, relata os desdobramentos, da volta do rei João VI a Portugal, para a independência, e os personagens históricos( Dom Pedro I, Imperatriz Leopoldina, Marquesa de Santos, José Bonifácio, Cochrane, etc) que participaram de forma direta e indireta nesse marco histórico.

Bruno.Vieira 23/04/2022

Perfeito
Mais uma obra prima do autor. Essa trilogia deveria ser leitura obrigatória para todos os brasileiros. Iniciando o terceiro agora.

Jéssica 07/09/2023

É sempre muito bom saber mais sobre a história do Brasil, principalmente quando a História é muito bem contada.

Somente gostaria que Maria Filipa fosse incluída como heroína na história da Independência da Bahia e isso me faz pensar na quantidade de pessoas que são excluídas da História.

gustavo244 21/12/2022

Último livro do ano
Gosto muito da narrativa dos livros do Laurentino, elas me deixam completamente vidrado e imerso na história que é contada e sempre tem umas curiosidades bem interessantes.

Jonas incrível 02/12/2020

Excelente leitura.
Totalmente envolvente, fácil de entender. A história do Brasil é riquíssima, complexa, por vezes engraçada e também muito trágica em certos momentos. O Brasileiro precisa conhecer sua história, conhecer suas raízes, valorizar a sua lute e o seu povo. O Brasileiro tem obrigação de conhecer o Brasil. Sem pressão...?

Karinny 15/03/2020

Um bom livro
Um livro didático, porém com uma narrativa tão simples para o leitor, que torna a experiência agradável e enriquecedora.

Lizandra.Mirelle 30/08/2023

D. Pedro seria o herói ou vilão da independência?
Nesse livro, somos transportados para o primeiro reinado do Brasil aos comandos de D. Pedro I. Narra todos os acontecimentos desde da saída de D. João VI até a sua morte.
D. Pedro I foi um homem ativo, destemido, corajoso e defensor dos brasileiros, caiu em desgraça por causa dos envolvimentos extraconjugais e nisso, ferindo a querida dos brasileiros Leopoldina.
Mas terminou sua vida lutando pela libertação dos portugueses e morreu consagrando-se como herói no seu país Natal.
Só achei um pouco arrastado a leitura, mas ainda continua um livro rico em informações e histórias.

Manô 31/10/2020

1822, de Laurentino Gomes, gostei, indico
Aprender detalhes da História do Brasil através do olhar crítico e jornalístico desse autor é bem divertido.
Gostei bastante de 1808, sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil.
1822 agregou bastante informação a meu HD. Detalhes pitorescos sao os mais saborosos- como D Leopoldina era refinada e culta e morreu deprimida, apos uma vida de submissão ao marido mulherengo e desrespeitoso. Informações sobre a maçonaria e sua influência sobre D Pedro e a Independência. Entre outras curiosidades...

Renato 05/07/2021

Herança e sina
É muito agradável fazer uma leitura de uma parte fundamental da história do Brasil escrita com um olhar ao mesmo tempo com rigor histórico e desmistificação. Os personagens são às vezes heróicos, às vezes mesquinhos e oportunistas o que os torna sempre mais humanos. É tentador nesta leitura buscar conexões no nosso passado que expliquem as mazelas do nosso presente, especialmente nos vícios das elites que ocupam o centro do poder desde então. Apesar de uma ou outra manifestação civilizatória, nosso passado escravocrata ainda prevalece em nosso subconsciente coletivo, o que explica muito do preconceito e discriminação ainda presentes. É a história do nascimento de uma nação e de seu principal ator, suas contradições, acertos e erros, uma herança que me parece ter moldado o que somos - para o bem e para o mal.

rrodolfo.lima 16/09/2023

A independência narrada
Um livro de história observados os vários pontos do momento. Ele conta os entornos no momento da independência: quem era Dom Pedro; o que levou o filho do rei português a declarar independência de seu pai e de seu país natal; o cenário da independência no Brasil; os principais envolvidos na independência; as discussões entre republicanos e monarquistas; a volta de Dom Pedro a Portugal... no fim, o país que se tornou independente e começou sua caminhada como nação