Os garotos de Veneza

Luca di Fulvio

Resenhas - Os garotos de Veneza

Cris 25/01/2022

Renascimento, trapaças e amores
“A verdade não tem a menor importância. O que conta é o que se afirma, mesmo a despeito das evidências.” Pág. 663

O livro se passa em Veneza no século XVI, em meados de 1515.

Vamos acompanhar um grupo muito diverso de personagens.

Temos a história de Mercurio e sua “gangue”. Ele é um pobre órfão, que anda pelas ruas de Veneza acompanhado de Zolfo - um moleque muito esperto, Ercole - um rapaz com problemas mentais, e Benedetta - uma linda ruiva. Juntos, eles se revezam em dar pequenos golpes para sobreviver à miséria.

Temos também a história da jovem Giuditta e seu pai, Isacco. Ele é um médico falso que também vive de golpes, e chega à Veneza pra tentar a sorte.

E acompanhamos também um mercador misterioso que cruza a região em busca de vingança.

E assim nós acompanhamos uma jornada incrível de encontros e desencontros, primeiras paixões e experiências, vingança, luto, ódio, inveja, e muito amadurecimento por parte de muitos destes personagens.

O livro traz uma série de outros personagens, que são muito importantes para a história, cada um com uma história diferente e interessante e foi muito bom acompanhar cada um deles.

Eu adorei a história do livro, nunca tinha lido nada do autor e nenhuma história que se passasse neste período histórico do Renascimento, e achei uma narrativa muito rica em detalhes históricos, o que me encanta muito.

O autor cita em seu enredo vários eventos históricos, como a caçada às bruxas, o poder da Igreja e da religião, o preconceito e a perseguição aos judeus e a contaminação por uma certa doença sexualmente transmissível.

O livro tem passagens muito fortes com violência, tortura, assassinatos e também algumas cenas bem eróticas.

Adorei o livro, mas ele é um pouco longo, então você precisa de uns dias pra ler, mesmo a leitura sendo interessante. Talvez se tivesse um pouco menos páginas atrairia a mais leitores. Apesar disso, vale muito a pena a leitura.

Livro indicado para: amantes de ficção histórica, romances de formação e histórias que se passam na Itália.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Lucyzunino 31/01/2022minha estante
São três histórias diferentes ? Isso?

Cris 31/01/2022minha estante
É só uma história interligada, mas mostra três pontos principais diferentes (tem outros, na verdade), os capítulos vão se alternando.

Lucyzunino 31/01/2022minha estante
Entendi! Este livro está no sorteio do skoob e achei interessante

Cris 31/01/2022minha estante
Eu gostei bastante, boa sorte no sorteio :)

Jenini 20/02/2022minha estante
Você sabe qual a classificação indicativa?

Astronigena 26/05/2022minha estante
Acredito ser acima de 16 devido as cenas de sexo

Cris 31/05/2022minha estante
Gente, agora que eu vi os comentários. Não sei dizer qual a classificação indicada, nem todos os livros estão vindo com essa opção. Eu diria acima de 16 mesmo.

Astronigena 31/05/2022minha estante
Do jeito que os jovens estão hoje diria que seria acima de 14 mais indico mesmo ser acima de 16 inclusive estou em partes que são bem complexas pra um jovem de 14 entender

Jenini 31/05/2022minha estante
Entendi, obrigadaaa

Fabio Pedreira 19/03/2023

Mais um grande livro do autor
Mercúrio, Benedetta, Zolfo e Ercole são 4 garotos órfãos e que dependem de pequenos roubos para sobreviver.⁣

Em um de seus esquemas, a vítima acaba sendo Shimon Baruch, um judeu que acaba perdendo todo o seu dinheiro para os jovens.⁣

Esse roubo acaba provocando consequências gravíssimas no futuro dos 4 jovens, resultando em uma fuga forçada que os conduzem até Veneza.⁣

No meio do caminho, 3 deles acabam se encontrando um um destacamento de soldados e com Isacco e Giuditta, pai e filha que buscam uma nova vida em um lugar onde ser judeu, não seja considerado uma maldição.⁣

Mas esse encontro também gera consequências, pois Mercúrio acaba conhecendo os encantos do amor, Benedetta a dor do ciúme e Zolfo a raiva da perda. Tudo isso acaba resultando na separação dos 3 e na busca do jovem Mercúrio por uma meta de vida ao lado da mulher que ama.⁣

Os Garotos de Veneza faz parte daquela lista de livros onde não importa o quanto você fale, não vai ser o suficiente.⁣

O autor entrega mais uma obra excelente, onde você vai encontrar aspectos não só emocionais, como históricos, afinal, a história se passa em uma Veneza dos anos 1500. Essa ambientação é extremamente precisa, seja na parte da paisagem como na parte histórica e cultural.⁣

Isso é importante, porque boa parte do livro o leitor vai se deparar com o preconceito sofrido pelos judeus até mesmo na cidade onde eles supostamente não corriam perigo. As coisas que eles passam, são bem retratadas.⁣

Mas também tem o lado emocional, não só por isso, mas também por se encantar com os personagens e luta deles em busca de seus objetivos e motivos para viver, como eles se ajudam e utilizam da criatividade e até certa inocência para conseguir o que quer.⁣

O autor sabe construir personagens muito bons e com características incríveis. Mas admito que é impossível não comparar com A Gangue dos Sonhos. Mercúrio e Christimas (protagonista de A Gangue dos Sonhos) são personagens muito parecidos e suas histórias também se assemelham de certa forma.⁣

Mas a história da Gangue me fisgou mais. Porém, como ela veio depois, acredito que esse livro tenha sido o alicerce para as ideias do outro e aqui você já encontra toda as características que empolgam e fascinam o leitor.⁣

Super recomendo esse livro. Não deixem de ler, pois é uma baita leitura.

Lucas990 08/03/2022

Eu não sei nem por onde começar a falar desse livro, mas vamos lá.
Se você quer se emocionar, viajar, se apaixonar e sentir 500 emoções diferentes ao mesmo tempo: leia Os Garotos de Veneza!
A história se passa no século XVI entre Roma e Veneza e tem como ponto focal a paixão dos protagonistas (o trapaceiro Mercurio e a judia Giuditta), mas esse enredo principal se conecta com tantas outras histórias e tantos outros personagens tão ricos e tão reais que não me parece justo resumir este livro a apenas uma ?história de amor?. É uma história sobre muitas histórias e, quando você menos espera, está envolvido em todas elas (quase literalmente pois o autor tem aquele estilo de escrita que te transporta para dentro do livro, sabe? Quando você vê já está na Veneza de 1515).
Não quero me alongar muito mas antes de terminar: um ponto que também não posso deixar de comentar é sobre todas as curiosidades históricas que o autor nos traz em meio ao desenrolar da história. Eu amei. Luca Di Fulvio fez a lição de casa!
Impecável! Perfeito! Um dos melhores livros que já li! ?

est4 20/02/2022

Perfeito, gostaria que fosse conhecido.
?Os Garotos de Veneza?, do autor Luca Di Fulvio, exibe uma narrativa romântica que ocorre durante o periodo do Renascimento na Europa, tendo Roma e Veneza como principais locais por onde os personagens dão vida ao romance. Protagonizado pelos jovens Mercúrio, Giuditta, Benedetta e Zolfo, Luca exibe as disparidades sociais entre as castas da época, e demonstra de forma leve as malícias de um mundo que existiu a mais de três séculos.

Eu recomendo muito essa leitura se você gosta de drama, é uma narrativa que não perde em nenhum ponto, sendo coesa, fácil de se imergir e com um final que não desaponta. No geral, Luca Di Fulvio fez um ótimo trabalho nesta obra, espero de coração que se torne um livro popular.

Guilherme144 30/07/2023

Os garotos de Veneza
Eu particularmente achei o livro muito atrativo e trás ao leitor o interesse de querer saber mais tá história
O drama romântico, a crise de indentidade e a necessidade de ter um amor que ele livro traz na vida que cada um dos personagens é algo surreal. O amor proibido de Mercúrio e Giuddita trás ao público os mesmos sentimentos de muitas vezes pavor e também o amor que eles sentiam um pelo outro. Benedetta como a vilã da história, faz de tudo pra acabar com o amor dos dois, mostrando o interesse que ela tinha por Mercúrio e também o ciúmes que ele possuía por Giuddita. E tem várias outras partes magníficas nesse livro.
Super indico a leitura

isabel.koga 01/05/2024

Amei demais socorro que livro bom os personagens são ótimos eu amei amei amei!! demorei bastante pra ler mas valeu a pena meu deus

Gaby 06/05/2022

Os Garotos de Veneza.
Passei mais de 1 mês lendo esse livro. Que obra encantadora, maravilhosa! Procuro palavras, mas não consigo encontrá-las. Quanto amor nutri por Mercúrio, e sua coragem de mudar de vida. Como amei ver o nascimento da relação de mãe e filho dele com Anna. Giuditta, quanta coragem em enfrentar tudo pelo amor. Para Isacco, toda minha admiração por lutar bravamente para ser um bom pai, em uma terra desconhecida, um doutor maravilhoso, o "doutor das putas". Que estória fantástica, arrebatadora, que prende do começo ao fim. Sorri com Mercurio, e chorei também. Gostaria muito de ver a nova jornada de vocês no Novo mundo. Minha verdadeira nota, é 1000.

Tati.Frogel 08/01/2023

Leitura super deliciosa! Uma verdadeira aventura, um romance histórico que que se passa na Veneza de 1500 - muito bom!!

Guilherme.Henrrique 22/08/2023

Os Garotos de Veneza
Eu amei esse Livro, ele trás na visão do leitor uma grande vontade de continuar a leitura por causa do suspense e a vontade de saber o final. Os personagens tem uma profunda história que trás ao leitor a profundidade e o entendimento dos sentimentos que os personagens nos trazem.
A trama do amor de Giuditta e se Mercúrio serem proibidos de se relacionar por conta da origem de cada um trás ao leitor a esperança de um amor que pode dar certo, o amor que Mercúrio sente por Giuditta trás na história grandes acontecimentos

Manuela 13/01/2023

O trapaceiro de Veneza
Um livro que além de apresentar romance, nos traz também como era a vida dos judeus e as atitudes da Igreja católica no período de 1515 e 1516. Um livro cheio de histórias, tramas, problemas e soluções.

Livro de época passado na vida de um simples trapaceiro órfão e de uma simples judia. Têm então seus destinos cruzados e se apaixonam a primeiro olhar e toque. Ambos lutando para sobreviver em um mundo cruel onde não existem muitas oportunidades, para trapaceiros e judeus, mas mesmo assim, felizmente eles acharam seu lugar na querida Veneza, mas por pouco tempo.

Me sinto honrada por ter tido a oportunidade. de ler uma história tão boa, que se tivesse mais páginas eu leria com certeza. Algo que te prende do início ao fim, uma leitura fluida, com detalhes enriquecidos e personagens de tirar o fôlego. Alguns ou você ama ou odeia.

Uma obra prima que merece mais reconhecimento, com certeza. Se alguém me perguntar um indicação de um livro com aventura, ódio, paixão, amor, inveja, traição e muito mais, eu com certeza não exitaria em dizer "Os Garotos De Veneza".

Mandy 31/01/2023

Emocionante e cativante, não queria me despedir tão cedo
Livro longo merece resenha longa, boa leitura.

Queria começar perguntando por que raios mudaram o título? Não sei, mas achei que o original faz muito mais sentido (La ragazza che toccava il cielo).

A sinopse não faz jus à história, mesmo tendo me convencido a ler o livro. Temos, eu diria, três arcos principais, que se conectam aos poucos.

Mercurio é um ladrão e mestre dos disfarces. Passou a vida enganando pessoas. É órfão e se considera um lobo solitário (palavras minhas, não dele), desconhece o amor, seja qual for a sua forma. Ele anda com outros bandidos, ocasionalmente, Benedetta, Zolfo e Ercole, que não são amigos a seu ver, mas tampouco inimigos. Um belo dia, uma de suas trapaças não sai exatamente como esperado, e o grupo foge pra Veneza.

A vítima do golpe, Shimon, mercador judeu, tem o curso de sua vida completamente alterado após o ocorrido: ele busca a vingança a partir de então.

Por outro lado, Isacco e sua filha Giuditta rumam à Veneza, cidade que acreditam ser mais amigável à presença de judeus.

Quando os caminhos de Mercurio e Giuditta se encontram, é amor à primeira vista. Mas não poderia ser fácil, uma vez que ele é cristão, e ela, judia (sem contar o homem vingativo que persegue o menino).

Introdução longa à parte, vamos às opiniões. A narrativa é simples e fácil de ser lida, tem bastantes diálogos e capítulos curtos, o que torna as 702 páginas menos intimidantes. Me peguei rindo em voz alta em várias partes, especialmente com as trapaças de Mercurio.

Mercurio é um personagem que me cativou logo de início. Sarcasmo e passado trágico são suficientes para me render. Mas o que se sobressai é a ingenuidade dele. Sim, ele tem todo o street smart (coisa que me fez me sentir ingênua demais, várias vezes). Mas falta o conhecimento da amizade, do amor romântico, e, especialmente, do amor materno. Esse último foi o que mais me surpreendeu na história. Quem me conhece sabe que eu gosto de caçar migalhas de romance, mas até agora eu estou torcendo mais para dar tudo certo com o Mercurio e a Anna del Mercato kkkkk. O livro podia ser só sobre eles dois e eu não iria reclamar. Sem entrar em spoilers, a relação deles é tão simples e sincera, que eu não posso fazer nada além de suspirar alegremente cada vez que eles interagem. O carinho que eles nutrem um pelo outro é puro, e os dois merecem exatamente isso.

Mais à frente na história, também é tratada uma epidemia de um ?mal francês? (que, de acordo com o Google, é sífilis, acabei de pesquisar), doença que acomete principalmente prostitutas na história. A partir daí, o personagem Isacco é melhor trabalhado e desenvolvido: ele não é médico e é judeu, e se dispõe a tratar quem era considerado a escória da humanidade.

Não vou me alongar quanto ao arco de cada personagem, porque são muitos. Cada um tem a sua história e seus objetivos, mas seus caminhos se juntam ao longo da história de maneira coesa e satisfatória. Vou apenas ressaltar que gostei especialmente do desenvolvimento do Mercurio, meu protegido, e do Isacco.

É uma história bem construída, e não se resume ao romance principal. Todas as peças se encaixam no final. Os personagens são cativantes e o final é emocionante. Vale a leitura, com certeza.

Para terminar, separei listas de alguns tópicos que não quero comentar para não me alongar demais, mas que merecem ser pontuados:

Questões abordadas (que não vou comentar aqui para não escrever um TCC completo)

- direito à saúde
- descoberta de propósito (ou projeto de vida)
- intolerância religiosa

Pontos positivos

- desenvolvimento dos personagens principais
- diálogos curtos e divertidos
- capítulos curtos
- Interações entre os personagens

Pontos negativos (para mim, e podem ser para mais alguém)

- Excesso de palavrões, obscenidades e cenas íntimas (são curtas, possíveis de serem puladas com facilidade, mas são muitas mesmo)
- Síndrome de personagem-feminina-escrita-por-um-homem (acho que menos do que já vi em alguns livros por aí, mas tem algumas frases meio estranhas aqui e ali)

?? Aviso de conteúdo: violência com descrição gráfica, cenas de sexo/estupro/ assédio, tortura, assassinato

Djefferson.Silva 08/09/2023

Muito bom!
Esse é o segundo livro do Lucas publicado no Brasil e eu tenho acompanhado de perto isso. Gosto muito da escrita do autor e de como ele desenrola a história, mesmo com um universo com tantos personagens cada um deles de suas peculiaridades e isso ajuda muito ao ler um livro de 700 páginas rs.
Garotoso de veneza foi uma leitura muito boa, é uma romance com uma pirasa de drama e muita aventura mas para mim ainda não foi melhor do que "a gangue dos sonhos", achei o final do livro fraco e que poderia ter terminado de outra forma completamente diferente. Após a leitura de um calhamaço desses acho que a coisa que mais esperamos é um final de respeito e infelizmente não acho que ele acertou com esse.
Vale a pena a leitura, a história é cativante, emocionando e por vários momentos parei pra pensar em quanto ela tem partes que são bem atuais hoje.

Bianka.Thomazine 10/04/2024

Veneza em 1515
Eu me senti assistindo à uma série lendo esse livro e, apesar de ser tão longo (o maior que já li), não me senti entediada em momento algum, realmente curti o processo. É um livro "recente" (de 2013, se não me engano), mas mesmo assim tem uma pegada muito realista/naturalista. Descreve de forma visceral a vida do submundo de Veneza, e muitas vezes foi angustiante ler porque é realmente MUITO mórbido e às vezes nojento. No fim, traz a mensagem de que "cedo ou tarde, todo o mal desejado retorna para o local de onde veio". O romance é meio de brinde, mas foi muito interessante ler esse conflito entre cristãos e judeus, um trapaceiro descobrindo o que verdadeiramente é ser amado e que é digno de um projeto de vida, a inveja causando uma morte lenta e pútrida em quem se dedica a senti-la. Foi cativante assistir às emoções humanas desenrolarem da sua maneira mais imperfeita e natural, às vezes repleta de subversão e outras vezes empática, amorosa e gentil. Não sei se recomendo, mas certamente curti (e tô chocada porque ganhei esse livro de presente de alguém que gostava de mim, e custa bem caro ?)