Sinopse de amor e guerra

Sinopse de amor e guerra Afonso Cruz

Resenhas - Sinopse de Amor e Guerra

ElisaCazorla 19/01/2023

O mal em nome do Amor é válido?
Cometer um crueldade incomensurável justifica se for em nome do amor? NÃO!!! Mil vezes, NÃO! Mesmo tendo a resposta, a pergunta nos faz pensar nas várias situações que fomos cruéis em nome de algo que consideramos maior.
Esse livro foi indo num ritmo tranquilo até as últimas frases quando me tirou um desesperado susto. Fiquei muito angustiada quando vi que já não havia páginas o suficiente para resolver o problema e eu teria que terminar de ler as últimas páginas sabendo que terminaria angustiada. E assim foi. Estou aqui angustiada, sem respostas e desolada com a crueldade em nome do amor. Sem respostas!!
Querido autor, nos dê mais respostas!!!!
Acho que foi com uma gota de sadismo que Afonso Cruz terminou esse livro sabendo o quanto os seus leitores ficariam magoados.
Achei genial a relação da banalidade do mal e o ocorrido - que não contarei porque não gosto de spoilers.
Gosto também da habilidade poética que o autor tem para colocar os livros como aspectos fundamentais na narrativa.
Uma obra belíssima!

romulorocha 29/08/2023

Sinopse de amor e guerra, de Afonso Cruz

Gênero: Romance
País: Portugal
Ano - 2021 / 192 páginas
Editora: Companhia das Letras Portugal

Neste romance belíssimo, que confirma a versatilidade e sensibilidade de Afonso Cruz, somos presenteados com a história de Theobald Thomas e Bluma Janek. Ainda jovens, nutrem através dos livros um amor platônico em uma Berlim pós-guerra, prestes a ser divida em duas. Até que quando enfim Theobald decide declarar seu amor, um muro no meio da cidade separa os dois amores. A distância, os conflitos políticos, os anseios e medos são colocados à prova nesta trama e nós, leitores, somos envolvidos por ela do início ao fim.

Para os que gostam de uma escrita lírica e profunda, este livro não irá decepcionar.

Para Sinopse de amor e guerra, nota 9/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaportuguesa