Para ensinar e aprender xadrez

Para ensinar e aprender xadrez Adriano Caldeira

Resenhas - Para ensinar e aprender xadrez

Maria 12/12/2022

Aprender, aprender, aprender..
Esse ano me desafiei a aprender xadrez. Tudo que pego para aprender, gosto de forma sistemática e disciplinada. Como tenho dificuldade (bloqueio) com tudo q envolve raciocínio lógico, encontrei elw livro que se propõe a ensinar com clareza o xadrez. Grata surpresa e bloqueio rompido!

Wilson 26/10/2022

Livro bem estruturado para iniciantes
Gostei da estrutura do livro, incluindo partidas comentadas dos campeões mundiais em ordem cronológica, porém é mais para iniciantes que estão procurando um primeiro livro para evoluir no jogo.

kokinho679 17/04/2024

Ótimo jeito de ensinar
Adorei como ele me ensinou e me ajudou a ensinar xadrez. Eu tinha dúvidas sobre lances que poderiam ou não fazer e ele me orientou muito bem. Aprendi a anotar os movimentos das peças com ele.
Ainda assim, acho que poderia ter uma escrita um pouco mais fluída, um tiquinho de nada melhor. Achei ele meio confuso, apesar de ter me ensinando muito.
Recomendo para quem quer aprender xadrez, está com dúvidas no esporte, quer melhorar suas jogadas, ou quer aumentar seu conhecimento.

mahkrk 27/08/2022

didático e explicativo
gostei bastante do livro, perfeito para iniciantes. possui diversos exercícios, tanto para treinar mates, estratégia de meio de jogo, enfim, adorei!

Sthefany.Camurath 07/11/2023

Otimo desenvolvimento pra quen joga xadrez
As explicação de movimento de pessas sao otimas
Muito bom a partr dos exercícios

Japa 03/08/2022

Leitura obrigatória aos enxadristas e afins
É um livro a ser estudado. Terminei de ler mas vou precisar revisitá-lo algumas muitas vezes ao longo da minha trajetória como professor de xadrez.

O livro já começa com uma introdução monumental sobre a história do xadrez, desde os primórdios até as mudanças contemporâneas surgidas em meados de 1800-1900.

Em seguida é feita uma explanação sobre a teoria do xadrez, os movimentos básicos e exercícios de grande importância pra que a habilidade seja desenvolvida com cuidado.

Depois dos movimentos básicos o autor ainda circula pelos exercícios de xeque-mate, meio-jogo, e aberturas mais importantes, dando um panorama geral, já no final do livro, sobre grandes jogadores de xadrez que marcaram história.

Me incomoda o fato de, entre os grandes jogadores, o autor ter incluído apenas uma mulher: acredito que outras grandes jogadoras poderiam ter sido colocadas no mesmo rol, como as grandes jogadoras do século 20 no Leste Europeu e na Ásia. Tirando isso, o livro é magnífico, uma obra de arte, incrível como tanto conteúdo pôde ser colocado em tantas poucas páginas!

Guilherme.Pimenta 20/07/2023

Ótimo livro para se introduzir no xadrez
Um bom livro para se ter uma base no xadrez, com conceitos simples, bem explicados e contendo um pouco de história. O livro traz algumas posições em que devemos achar os melhores lances, é bem interessante.

kokinho679 17/04/2024

Ótimo jeito de ensinar