A Chave para o Sul

A Chave para o Sul Gina Danna

Resenhas - A Chave para o Sul

@_paralivreando_ 02/04/2022

Guerra, espionagem e a loucura de viver um amor!!!
O segundo livro da série!

Em o Norte Impiedoso, Jack abandona a guerra para salvar a mulher a quem ama e o filho que não sabia ter. Em meio a todos os riscos que sua deserção poderia lhe causar, sua família passou a ser sua prioridade.
A guerra ainda está em seu auge no segundo livro. Claro que com alguns indícios começando a mostrar quem realmente irá vencer.

"Nós não somos inimigos, mas sim amigos. Nós não devemos ser inimigos.?

Charles, cunhado de Jack, precisa cumprir sua missão, embora desviar um pouco de seu destino pareça não ser tão ruim, afinal precisa rever sua irmã, a única além dele que restou dos Silvers.
Reencontrar Emma e Jack foi um alívio para sua alma e um fardo para sua índole cavalheiresca sulista: Sarah Lawrence.

Já Sarah, alguém que não é o que parece ser, busca sua vingança do outro lado da guerra, e o Major parece ser o alvo ideal para conseguir as informações para o seu General.

O General Grant se encontra em um momento complicado, em um lado, seus subordinados não concordam em ter Sarah como espiã, por outro, ela é a mais eficiente. Além disso, também é a causa de Kenny agir sem pensar e assim, pode levar os planos de Grant por água abaixo.

Charles precisa cumprir sua missão e ao mesmo tempo proteger Sarah, entretanto, lutarem em lados opostos e corresponder aos sentimentos um do outro irão levar os dois a cruzarem trilhas perigosas e viverem a vida por um risco.

"Amor. Na guerra? Era uma loucura considerar tal absurdo."

Mais um livro para nos ajudar a vivenciar uma época em que a guerra era a lei, mesmo quando já ninguém mais sabia qual a razão de estarem lutando, apenas tinham a certeza de que acordados ou não, as explosões, mortes e saudades da família os atormentariam diariamente não importasse a hora.

Um livro onde a escravidão é debatida por visões diferentes e com sentimentos além daqueles cheios de crueldade e interesses.
Uma história onde o amor pode nascer nos momentos em que menos se espera, os quais são no mínimo complicados e estranhos.

?Não lutávamos pela perpetuação da escravidão, mas pela defesa de nossos lares, que estavam sendo implacavelmente invadidos.?

Eu sou suspeita em dizer, mas eu adoro essa série, afinal ela tem o romance de época e a história que me cativam de forma que nem sei explicar. É tão fascinante estar lendo um romance e poder pesquisar sobre o que está sendo narrado e no mínimo aprender muito mais sobre a história, quer seja mundial ou não. Assim como no livro anterior, a autora continua a deixar trechos de cartas daqueles que vivenciaram cada momento do inferno que é a guerra.

Cristiane.Rocumback 10/02/2022

Ótima leitura.
É interessante aprender mais sobre a História Mundial. Embora sejam marcas profundas por conta das baixas reais que houveram nessas ocasiões, são panos de fundo perfeitos para romances como esse sem desprezar ou desrespeitar esses fatos e seu valor histórico.
A autora nos insere numa trama bem construída, com momentos e nomes factuais e o acréscimo da parte fictícia com nosso casal protagonista.

Sarah e Charles  formam um casal belo, forte em seus preceitos e sentimentos, e que quando finalmente se rendem ao amor, lutam por ele com determinação(caso de Sarah). Isso trouxe ao livro um final que gostei muito. Até certa altura a leitura foi mais devagar e densa por conta da construção histórica, mas depois foi muito fluída e finalizei satisfeita considerando uma ótima leitura.

Adeneri 18/02/2022

Um maravilhoso romance de época
Caminhos para o sul é o segundo romance de época de Ginna Danna ambientado num período crítico da história americana.
A Guerra Civil que eclodiu no país, também conhecida como Guerra de Secessão foi travada nos anos de 1861 a 1865, entre a União e os Confederados.
Sua causa principal imergiu da longa controvérsia sobre a escravização dos negros.
Os estados do norte eram caracterizados pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado. Enquanto o Sul dependia do cultivo agrícola com sistema de plantação, com grandes propriedades de terra (latifúndio), baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo. Como relatado nas famílias de Charles e Sara, que produziam algodão e durante a guerra se viram perdidos com a fuga dos escravos que suspiravam pela liberdade. Economicamente, os lados possuíam modelos antagônicos.
É no meio dessa tormenta que Charles, um major Confederado conhece Sara, uma sulista encantadora cheia de charme e segredos. Um deles ser a espiã da União, tudo movido pelo sentimento de vingança, na busca dos assassinos de seu pai e a destruição de seu lar.
O que ambos não esperavam era que o amor surgisse entre os dois, entre encontros e desencontros, pois lutavam em lados opostos. Mas nem esse embroglio foi capaz de vencer um sentimento sincero. Imbuídos numa aventura de tirar o fôlego com uma mulher que rouba a cena, ao provar sua coragem em meio a fragilidade do contexto e das suas próprias emoções.
Vale a leitura de cada página ??

Andrea Cristian 07/02/2022

O amor pode derrotar a guerra?
Na luta entre Confederados e União, ambos têm perdas.
Sarah está por si, perdeu o pai num ataque brutal a sua casa, e teve que deixar para trás tudo o que tinha e conhecia como seu.
Ao conhecer o belo Major Confederado Charles, sente um interesse incomum, mas imediatamente se reprime por ele ser o inimigo.
Charles também se interessa pela bela sulista, mas ela é o inimigo.
O que Charles nem desconfia é que Sarah está a serviço da União, como espiã, reportando tudo que descobre ao General Grant.
Entre lutas armadas, fugas e planos que nem sempre saem como esperado, Sarah e Charles vivem momentos de medo, tensão e ?. amor!
Como Charles reagirá quando descobrir a verdadeira ocupação de Sarah? E Sarah será capaz de ignorar o fato de Charles ser um Confederado?
Nessa emocionante história, o amor conseguirá unir dois corações despedaçados?

Rita.Liziet 20/02/2022

Um romance histórico, onde rivais de guerra acabam estreitando laços. Sarah, como espiã de um lado disposta a vingar a morte do pai, e Charles como oficial do outro, disposto a não se apaixonar? até conhecer Sarah. A autora fez uma pesquisa densa da época da Guerra Civil entre Confederados e União. A leitura por vezes se torna intensa devido ao horror que qualquer guerra nos toca. Mas esperamos pelo romance dos mocinhos da história para acalmar nossos corações.

quel @indicacoes_da_quel 25/02/2022

Fatos históricos
Nesta ficção baseada em fatos históricos, acompanhamos o romance de Charles e Sarah em meio ao conflito.

Lutando em lados opostos,  Charles e Sarah se veem diante de um dilema: se apaixonar pelo inimigo.

Ele a serviço do exército Confederado, ela como espiã para o exército da União,

Em meio a luta pela abolição e por territórios os dois teem que lutar pelas suas vidas e com os conflitos pessoais.

História que me agradou bastante, principalmente por conhecer fatos ocorridos em 1863, talvez desconhecidos por alguns - eu inclusive - como o uso de escravos e mulheres para a prática de espionagem.

Os escravos eram usados por acreditar-se que por não terem instrução, podia-se conversar sobre quaisquer assuntos que os mesmos não entenderiam.

Já as mulheres, não entendiam de política, portanto inofensivas.

Entre as espiãs mais renomadas, a autora cita, Rose O'Neal Greenshow, Belle Boyd e Elizabeth Van Lew, que atuaram ativamente durante a guerra civil.

Escrita fluída, com ação, estratégias de guerra e um romance como pano de fundo.

Indico a leitura!

Evans 28/02/2022

Um romance histórico que vale a pena ser lido!
Na minha opinião o livro é bom, porém pra mim, achei os 19 primeiros capitulos um pouco maçante, pelo fato da autora descrever a Guerra Civil também conhecida como Guerra de Secessão que foi travada nos EUA durante os anos de 1861 a 1865, entre a União e os Confederados. Tendo como causa principal, a questão da abolição da escravatura, ou seja, o Norte era favor e o Sul era contra.

Nesse cenário tão caótico, a autora nos apresenta dois personagens totalmente diferentes, Charles e Sarah. Enquanto que o primeiro é um major da Confederação, a segunda é uma sulista encantadora cheia de charme e segredos. Um deles ser a espiã da União, tudo movido pelo sentimento de vingança, na busca dos assassinos de seu pai e a destruição de seu lar. O que ambos não esperavam era que o amor surgisse entre os dois, entre encontros e desencontros, pois lutavam em lados opostos. Mas nem esse embroglio foi capaz de vencer um sentimento sincero.

Então se você gosta de um bom romance histórico com uma pitada de romance, super indico essa leitura. Lembrando que aqui a autora mistura não-ficção (guerra) com ficção (romance entre os protagonistas).

AlechandraClio 28/02/2022

Vingança ou amor?
A guerra trás tantas consequências que sempre esperamos o pior em decorrência a todos os fatores que a mesma apresenta.

E claro que o amor é um dos sentimentos mais fortes que existe, que é o combinado para continuar a lutar e não se entregar.

Ter como cenário a guerra e todas as consequências que a mesma impõe, não seria o ideal para o amor nascer. Mais a vingança como um dos dilemas para a protagonista, é algo inesperado.

Sarah é totalmente fora dos padrões de mocinha de época estabelecido, quase como regra de ouro a ser seguido, a ser esperado para o papel. O seu lema e força de vontade é a vingança e pagará qualquer valor para conquistar esse direito.

O mocinho tem os pré requisitos para o papel. Um homem que deseja a paz, a restabelecer o que tinha antes da Guerra eclodir e mudar tudo em sua volta.

Ele busca a paz e nem imaginava encontrar o amor. Ela anseia por vingança como uma espécie de redenção para as suas lutas, para a sua família.

Recomendo a leitura.

Mara Regina 17/02/2022

Charles e Sarah
Charles conhece Sarah na casa de sua irmã.
Charles é major dos confederados e Sarah é uma espiã do exército da União.
Se reencontram qdo cada um está indo pra suas missões.
Ao meio a guerra se apaixonam, mas terão muitos obstáculos pra transpor até poderem ser felizes.

Renata1004 27/02/2022

Para quem gosta de romance histórico, com certeza, A chave para o Sul é um prato cheio! A autora descreve super bem, e os personagens, no cenário de guerra, são fortes e corajosos. Recomendo!